CONCEITO
Três robôs. Dois lados. Um vencedor.
Robotory é um abstrato em que os jogadores devem ter o controle da maioria dos robôs ao final do jogo para vencer. Cada robô se movimenta com determinado tipo de energia e a administração dessas fichas de energia e sua colocação estratégica no tabuleiro permitirá ao jogador movimentar os robôs no intuito de trazê-los para o seu lado do tabuleiro.
OBJETIVO
Controlar a maioria dos robôs no seu lado do tabuleiro, ao final da partida.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Game Designer: Susumu Kawasaki
Edição: Asmodee
Tempo médio de partida: 15 minutos (menos quando você já souber jogar)
N° de jogadores: 2
Principais mecânicas: Movimentação em área, controle de área e posicionamento estratégico de fichas.
Figura 1 – Caixa do jogo
O JOGO
A preparação do jogo é bem simples. Colocam-se os robôs branco, vermelho e preto em suas casas específicas no centro do tabuleiro. Em seguida, cada jogador recebe um conjunto com duas fichas brancas e duas fichas pretas e as posiciona em sua área de estoque individual no tabuleiro. Um jogador vai controlar a área de cor cinza-claro e o outro, a área cinza-escuro do tabuleiro.
Figura 2 – Tabuleiro e disposição inicial dos componentes
Em seu turno, o jogador fará somente UMA das três ações possíveis, que são:
Posicionar uma ficha de energia – Você pode pegar uma ficha de qualquer cor do seu estoque individual e colocar em qualquer casa desocupada do tabuleiro.
Movimentar um robô – Você pode movimentar um robô quantas casas forem possíveis, desde que respeitadas as seguintes regras: O robô branco se movimenta apenas consumindo fichas de energia brancas; o robô preto se movimenta apenas consumindo fichas de energia pretas; o robô vermelho pode consumir tanto fichas brancas quanto pretas para se movimentar.
Assim, o robô só irá se movimentar se houver uma ficha de energia adequada adjacente a ele. Se o jogador puder fazer movimentos múltiplos, isto é, movimentar o robô por mais de uma casa, poderá fazê-lo, mas não é obrigado (ele pode mover o robô apenas uma casa se quiser). Quando um robô termina seu movimento, consome cada ficha no caminho, ou seja, a(s) ficha(s) utilizada(s) é (são) removida(s) do jogo (voltam para a caixa).
Recarregar energia – Você poder pegar fichas do estoque comum até que o seu estoque individual volte a ter quatro fichas. As fichas adquiridas podem ser todas de uma cor ou uma mistura (ex: 2 brancas e 2 pretas).
Figura 3 – Exemplo de possibilidades de movimentação dos robôs nesse turno.
FIM DO JOGO
O jogo termina IMEDIATAMENTE quando um jogador compra a última ficha do estoque comum a ambos os jogadores. O jogador que tiver a maioria dos robôs em seu lado do tabuleiro é o vencedor. Não há empates (o grid é hexagonal e não permite que um robô esteja na metade do caminho; ou ele está de um lado ou de outro).
CONSIDERAÇÕES
A primeira coisa que chama atenção é o tamanho. Robotory é um micro-jogo e sua caixa cabe na palma da mão. O tabuleiro é feito de papelão, dobrado em quatro partes para caber na caixa. As fichas são bem pequenas e fáceis de perder (tome cuidado, fique atento ao jogar e ao guardar). A qualidade dos componentes é bem mediana: as fichas e os robôs são de plástico bem resistente, mas o mesmo não pode ser dito do tabuleiro, que deve ser manuseado com cuidado para não amassar.
De qualquer forma, o tamanho pequeno é ideal para transportar, pois cabe literalmente no bolso e o jogo todo pesa poucos gramas. A ideia é poder jogá-lo em qualquer lugar: banco de praça, escola, academia, trabalho, etc.
Robotory é um abstrato muito interessante em que há movimentação em área e controle de área, com planejamento estratégico na colocação de fichas. Cada ficha posicionada abre novas possibilidades de movimentação, inclusive para o seu oponente; há até mesmo a possibilidade de blefar sutilmente, fazendo o oponente acreditar que você vai movimentar um robô enquanto acaba deslocando outro.
Administrar as fichas é essencial, pois cada robô se movimenta com um tipo delas, ou seja, se ficar sem fichas brancas não movimentará o robô branco até que você tenha conseguido recarregar e com isso o adversário ganha tempo e possibilidade de sair na frente.
Apesar das decisões terem que ser refletidas, ele é um jogo muito rápido e dinâmico. Em uma rodada você já percebe o que precisa fazer e já sai jogando tranquilamente. Após a primeira partida já estará ensinando. Sua simplicidade e tempo de execução fazem com que seja utilizado com um bom filler. Também pode ser apresentado sem problemas para quem nunca jogou um board game.
Para quem gosta de abstratos é uma boa opção e mesmo para quem não liga muito para esse tipo de jogo pode encontrar nele atrativos, pois exige bastante raciocínio e é bastante competitivo. Não ocupa espaço no armário e traz bastante diversão em sua caixinha. Já conquistou um lugar na minha coleção. Um abraço e até a próxima resenha!