@julio_si, bem vindo ao mundo de Root 
1 - Eles são apenas uma forma mais fácil de visualizar o custo para criar aquelas cartas (veja que os naipes no canto direito superior correspondem aos naipes do canto esquerdo inferior, que é o "custo" para criar as cartas)
2 - Com as facções e regras atuais não existe maneira de um jogador "substituir" uma construção sua; ela vai ficar naquele lugar até ser removida por algum efeito (batalha, revolta da Aliança, etc)
3 - Sinceramente não sei te dizer, pois em nenhuma das mais de 50 partidas essa situação aconteceu, e eu não achei nas regras algo sobre. Dica: dificilmente o jogador que estiver com os Gatos vai querer deixar tantas fichas de madeira no mapa, pois para cada uma que um oponente remover o oponente ganha um ponto. Lembrando que quando as fichas de madeira são removidas do mapa elas voltam para o estoque dos Gatos.
5 - Uma única ação de mover consiste em pegar tantos guerreiros você queria (1 ou mais) de uma clareira e mover eles para outra adjacente, desde que você controle a clareira de origem, destino ou ambas. Cada carta na coluna de mover do decreto dos Pássaros te obriga a fazer um movimento saindo de uma clareira que corresponda ao naipe da carta. Então se você tem 2 cartas de raposa naquela coluna, você pode (e tem que) fazer 2 movimentos saindo de uma clareira de Raposa, com qualquer quantidade de guerreiros que você quiser, e ambos os movimentos podem partir da mesma clareira. Não sei se entendi teu exemplo, por isso expliquei de outra maneira.