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  3. Root
  4. FAQ, atualizações e esclarecimentos [atualizado em 01/09/20]

FAQ, atualizações e esclarecimentos [atualizado em 01/09/20]

Root
  • Tiago Guilardi
    4 mensagens MD
    avatar
    Tiago Guilardi02/07/20 13:36
    Tiago Guilardi » 02/07/20 13:36

    lxndrnn::@Tiago Guilardi:

    Resposta curta:

    O jogador da Aliança da Floresta não pode, em nenhuma hipótese, colocar simpatia, guerreiros ou uma base sua em uma clareira que tenha a Torre da Guarda.

    Resposta longa:

    Pra ficar mais fácil de entender eu acho que o mais importante é definir o significado de "colocar peças". 

    "Colocar peças" = pegar qualquer peça de fora do mapa e colocar no mapa.

    Como a ficha da Torre dos Marqueses impede que qualquer outro jogador "coloque peças" na clareira onde está, um outro jeito, mais direto, de ler a habilidade é assim: nenhum outro jogador pode pegar peças de fora do mapa e colocar no mapa.

    Ou seja:

    O jogador da Aliança da Floresta não pode colocar uma simpatia na clareira da Torre da Guarda, pois a simpatia é uma peça (ficha) que está fora do mapa. 

    O jogador da Aliança da Floresta (e qualquer outro jogador) pode mover um guerreiro seu de uma clareira adjacente para a clareira onde está a Torre da Guarda, pois o guerreiro já estava no mapa; é uma ação de mover e não de "colocar peças".

    O jogador da Aliança da Floresta não pode executar completamente a sua ação de "Organizar" na clareira onde está a Torre da Guarda, ele vai começar mas não vai conseguir fazer tudo. Para explicar melhor:

    A ação de Organizar tem três etapas: 1. remover um guerreiro de uma clareira não simpática, 2. colocar uma simpatia naquela clareira e 3. ganhar os pontos do espaço de onde a simpatia foi tirada.

    A Aliança da Floresta pode iniciar uma ação de organizar em uma clareira com a Torre da Guarda, mas não vai completar a ação:

    Etapa 1: vai remover o Guerreiro da clareira.

    Etapa 2: não vai poder colocar a simpatia pois a habilidade da Torre da Guarda proíbe.

    Etapa 3: não vai pontuar pois nenhuma simpatia foi tirada do tabuleiro do jogador e colocada no mapa.

    Na prática isso quer dizer que muito raramente o jogador da Aliança da Floresta vai executar a ação de Organizar na clareira com a Torre da Guarda, visto que o único efeito prático é que ele vai perder um guerreiro do mapa.

    Espero que tenha esclarecido a dúvida e boa jogatina!

    (obs: você falou em ação de Mobilizar como se ela colocasse uma simpatia no tabuleiro, mas na verdade a ação de Mobilizar serve para colocar cartas da mão do jogador da Aliança no baralho de apoiadores; a ação que faz remover um guerreiro do mapa e colocar uma simpatia no lugar é a de Organizar)


    Muito obg, agora ficou bem claro sobre colocar peça que as regras cita

    Realmente eu me confundi, o correto é Organizar 

    2
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn04/07/20 18:18
    lxndrnn » 04/07/20 18:18

    Atualização
    - Converter e Santificar: os Lagartos não podem realizar a ação de Converter ou Santificar na clareira que tenha a Torre de Guarda, pois essas ações precisam ser completadas e a Torre de Guarda impede que os Lagartos coloquem peças lá. (10.4.3 parte final) (Lagartos)

    1
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn12/08/20 17:27
    lxndrnn » 12/08/20 17:27

    Atualização
    - Favores e timing: Os Favores removem as peças inimigas de diversas clareiras ao mesmo tempo, mas se a ordem da remoção é relevante (por exemplo, no caso de base e simpatia da Aliança ou no caso da remoção da ficha de raid dos Corvos) o jogador que está realizando o seu turno escolhe a ordem de remoção. (1.1.3) (Geral)

    0
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn14/08/20 13:00
    lxndrnn » 14/08/20 13:00

    Atualização
    - Movimento para clareira hostil: o Malandro apenas não deve exaurir uma bota adicional para entrar numa clareira hostil quando desliza para uma, em todos os demais casos em que ele se movimenta para uma (seja usando uma de suas ações do Dia, seja usando qualquer outro efeito que faça ele se movimentar) ele deve exaurir uma bota adicional (9.2.9.III.B e 9.4.2) (Malandro)

    0
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn18/08/20 10:56
    lxndrnn » 18/08/20 10:56

    Atualização

    O editor das regras do Root fez uma atualização ainda não oficial sobre ruínas, itens embaixo delas e se esses componentes podem ser removidos do mapa (mensagem do editor das regras).

    Além disso, também é o entendimento atual de que embora efeitos de remoção geral (como os Favores, a Revolta e a Bomba) removam do mapa a tocha usada para ativar a habilidade Terra queimada (do Patife) o efeito da habilidade persiste até o fim do jogo, independente da tocha continuar lá ou ser removida. Ocorre que com esse entendimento não há qualquer efeito prático em remover a tocha. Então, por enquanto, não há razão para distinguir itens no mapa que estejam embaixo ou não de ruínas (visto que até agora somente essa habilidade do Patife permite colocar itens no mapa), então a atualização é a seguinte:

    - Itens no mapa: os itens que estejam no mapa (não confundir com o estoque de itens) não podem ser tirados dele por qualquer efeito que não a ação "explorar" do Malandro, quando estejam embaixo de ruínas. (mensagem do editor das regras) (Geral)

    Como consequencia disso, vou remover os seguintes tópicos:

    - Favor e Terra Queimada: o efeito das cartas de Favor remove a tocha usada para a habilidade Terra Queimada (do Patife) que estiver na clareira do tipo do Favor ativado. (https://boardgamegeek.com/thread/2039295/article/33379408#33379408) (Malandro)


    - Terra Queimada e ruínas: o efeito da habilidade Terra Queimada (do Patife) não remove as ruínas e nem os itens embaixo dela, pois somente peças inimigas são ativadas e aquelas peças são neutras. (https://boardgamegeek.com/thread/2039295/article/33379408#33379408) (Malandro)

    E vou alterar a redação desse tópico, tirando a parte cortada:

    - Favor e ruínas: o efeito das cartas de Favor não remove as ruínas e nem os itens embaixo delas, pois somente peças inimigas são afetadas e aquelas são peças neutras (https://boardgamegeek.com/thread/2039295/article/33379408#33379408)

    1
  • Zazs
    11 mensagens MD
    avatar
    Zazs18/08/20 12:52
    Zazs » 18/08/20 12:52

    Excelente tópico! Root é um boardgame que as regras são atualizadas com bastante frequência e o próprio jogo em si já gera muitas dúvidas.

    Eu só acho que esse tópico deveria ser fixado na primeira página, iria ajudar muita gente antes de uma pessoa criar um tópico com dúvida(ou até perguntar neste aqui mesmo).

    2
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn01/09/20 11:40
    lxndrnn » 01/09/20 11:40

    Atualização
    - Reanimar (refresh) itens danificados: um item pode estar em 4 estados diferentes: não danificado e não exaurido; não danificado e exaurido; danificado e não exaurido; danificado e exaurido. Dessa forma, durante a fase de reanimar (refresh) o Malandro pode reanimar itens danificados. Eles continuarão danificados (ou seja, não poderão ser exauridos para executar ações). (9.2.7 e 9.4.1) (Malandro)

    1
  • guyvalero 2
    12 mensagens MD
    avatar
    guyvalero 226/12/20 00:00
    guyvalero 2 » 26/12/20 00:00

    Pessoal procurei isso nas leis, no aprenda a jogar no FAQ em inglês e nesse FAQ e não achei a resposta, pode ser que esteja procurando errado.

    Se um ninho meu é destruído, ele volta para a trilha de ninhos ou ele vai para a caixa ? 
    É padrão voltar para a trilha ou cada facção age de um jeito ? 

    0
  • lxndrnn
    356 mensagens MD
    avatar
    lxndrnn27/12/20 23:55
    lxndrnn » 27/12/20 23:55

    @guyvalero 2

    A regra geral é que peças removidas do mapa voltam para o jogador (seja para seu estoque, seja para o seu tabuleiro particular).

    Você encontra essa regra nos itens 2.5.1, 2.5.2 e 2.5.3.

    Existem exceções para essa regra, mas nenhuma delas é em relação às Rapinas.

    Então usando a regra 2.5.2, quando um ninho das Rapinas é removido do mapa, coloque ele de volta no tabuleiro do jogador no espaço vazio mais à direita da trilha de ninhos.

    (as exceções: o Castelo dos Marqueses e os Postos de Comércio dos Ribeirinhos são removidos de jogo permanentemente quando removidos do mapa; os guerreiros dos Lagartos removidos defendendo em batalha vão para a caixa de Acólitos e os guerreiros dos Marqueses removidos vão para a clareira do Castelo dos Marqueses se o jogador descartar uma carta válida para tanto; itens são removidos permanentemente do jogo, especialmente quando o Malandro excede seu limite máximo de itens ao fim do Anoitecer)

    0
  • Verlig
    19 mensagens MD
    avatar
    Verlig04/01/21 13:07
    Verlig » 04/01/21 13:07

    Sabe dizer se esse novo reprint está com a 3 ou 4 att?

    0
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