Como a maioria das histórias de super heróis, Heróis de San Villano tem um lore bem divertido. Tudo acontece na cidade de San Villano, que sofreu nas mãos de um vilão misterioso no passado e acabou virando alvo de muitos outros vilões depois dele. Para combater esses vilões, corporações de justiceiros foram contratadas e terão que disputar entre si qual será a grande salvadora de San Villano!
Com jogabilidade fácil e rápida, este jogo de 1 a 4 jogadores encanta por ser muito temático e bem produzido. A arte é muito emblemática e da o tom do jogo, dando a sensação de estarmos em uma HQ.
O “tabuleiro” é formado por um deck de cartas com localidades e suas respectivas ações de um lado, de outro uma estação do ano. A cada rodada do jogo, uma nova carta se vira e vai abrindo o mapa completo, mas cartas de uma nova estação só podem ser viradas depois que todas da estação atual tenham sido reveladas. A passagem de estação também expande o jogo, sendo que do verão para outono os jogadores recebem um agente extra e do outono para o inverno os vilões de elite são desbloqueados.

Cada jogador pode executar uma ação por turno e cada rodada é composta de no mínimo dois turnos para cada jogador. O primeiro turno representa a ação do dia e a segunda da noite. São duas ações possíveis: colocar um novo agente em uma das quatro localizações centrais de San Villano e executar o efeito do local ou movimentar um agente por até duas localizações de distância e executar a ação do local onde terminou o movimento. As ações de local vão desde coletar pistas, recrutar heróis e ajudantes, até rastrear vilões.
E claro que tem combate né! Para isso, é necessário primeiro rastrear um vilão e preparar um dos seus heróis estrategicamente, considerando as vantagens e fraquezas dos personagens. O herói sempre ganha, mas as consequências do combate variam de acordo com os resultados da comparação com o vilão, que podem resultar até na morte do herói.
O jogo acaba uma rodada depois da última carta de cidade ter sido revelada. A pontuação varia entre vilões derrotados, quantidade de heróis e ajudantes contratados, incêndios apagados, objetivos completos e dinheiro coletado.
A variante solo do jogo te coloca frente a frente com um super vilão! Eu mesmo joguei mais vezes solo do que em mais jogadores e acho muito divertido, vale conferir!!
Se você gosta do tema de super heróis no universo de HQ, esse é um jogo que vale o investimento. Sem dúvida é um daqueles bons jogos em pequenas caixas. Se vale a dica, a editora Dijon Jogos está com descontos de 40% para incentivar a todos ficarem em casa em tempos de isolamento social e o Heróis de San Villano está com um preço muito bom! Visite
dijonjogos.com.br e confere lá!!
Valeu e até a próxima!!