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  3. Kingdomino
  4. Sugestão de novas regras para ônus e bônus de pontos

Sugestão de novas regras para ônus e bônus de pontos

Kingdomino
  • avatar
    YURI.XT02/04/20 13:39
    avatar
    YURI.XT
    02/04/20 13:39
    115 mensagens MD

    Olá! Estive jogando algumas partidas nessa quarentena e pensei... bem que poderia haver algumas regras adicionais para "tirar" pontos.
    As que pensei foram as seguintes:

    1) Para cada quadrado (ou lajota) vazia no seu domínio, 1 ponto a menos no placar final (exemplo: jogando com o território de 5x5, o máximo de lajotas é 25, caso 2 dessas fiquem vazias, tipo "buracos", serão descontados 2 pontos).

    2) Para cada dominó descartado pelo jogador, 2 pontos a menos no placar final (exemplo: jogando com o território de 7x7, lá pelo final da partida não consegui mais encaixar 3 dominós e os descartei, em sequência; assim, serão descontados 6 pontos).

    3) Para cada "ilha" no meu domínio, 1 ponto a menos (uma "ilha" seria um terreno SEM coroas e que NÃO se conecta a outro, do mesmo tipo, que tenha coroas; exemplo: ao final tive 3 florestas conectadas porém nenhuma possuía coroas, logo 3 pontos serão descontados).

    4) Para cada ponto distante do centro, 1 ponto a menos (considere um território 5x5 no eixo cartesiano, linhas A,B,C,D,E e colunas 1,2,3,4,5, sendo o centro C3 - tipo Batalha Naval; se, ao final do jogo, seu castelo estiver na posição A2, por exemplo, 3 pontos serão descontados, porque tive que deslocar 2 linhas e 1 coluna do centro).

    5) Para cada espaço vazio ao lado do castelo, ao final do jogo, 1 ponto a menos (pouco provável de ocorrer, mas possível).


    Ainda pensei em regras novas para bônus de pontos:

    1) Se o jogador pontuar com todos os 6 tipos de terreno (Mina, Pântano, Floresta, Água, Campo, Plantação), ganha 5 pontos de bônus.

    2) Se o jogador conseguir todas as coroas de determinado tipo de terreno (por exemplo, as 5 coroas da Plantação, ou as 6 coroas da água), ganha 5 pontos de bônus para CADA coleção de coroas (é possível obter mais de uma coleção, depende muito dos dominós que aparecem).


    Caso fique alguma dúvida, posso tirar fotos aqui de situações para ilustrar melhor. Agradeço se houver outras contribuições/sugestões :)

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  • elinard
    124 mensagens MD
    avatar
    elinard02/04/20 13:52
    elinard » 02/04/20 13:52

    Você não estaria punindo duplamente o jogador?
    Eu entendo, que quando você descarta o tile, você já ta perdendo pontos ali. Quando você faz um terreno, sem coroa, você já está perdendo. 
    Pra mim, eu ter que perder pontos por conta disso, seria perder duas vezes, pois ao n colocar um tile ou não fazer ele pontuar, já é perder pontos.

    2
  • YURI.XT
    115 mensagens MD
    avatar
    YURI.XT02/04/20 14:01
    YURI.XT » 02/04/20 14:01

    elinard:: Você não estaria punindo duplamente o jogador?
    Eu entendo, que quando você descarta o tile, você já ta perdendo pontos ali. Quando você faz um terreno, sem coroa, você já está perdendo. 
    Pra mim, eu ter que perder pontos por conta disso, seria perder duas vezes, pois ao n colocar um tile ou não fazer ele pontuar, já é perder pontos.


    Entendi o que você disse; mas, será que "não pontuar" é perder? Eu não estou perdendo, no final da contagem ali é um zero e pronto... Sem falar que certas situações, como essa das regras 3 e 4, só dá pra calcular no final do jogo. Às vezes você coloca uma paisagem nada a ver num canto, mas lá pelas tantas aparece uma lajota com coroa que dá pra encaixar ali - como eu disse, vai depender dos dominós que aparecem. 
    No manual, as regras (Dinastia, O Reino Central, Harmonia e Duelo Implacável) são apresentadas como opcionais, e não precisam ser utilizadas todas ao mesmo tempo, então, você pode combinar as que mais agradem a mesa - inclusive alguma entre essas que eu citei :)
    Sugeri mais porque vi muita forma de pontuar mas pouca ou nenhuma punição; na Expansão Age of Giants, pelo que entendi um gigante anula as coroas de um terreno :O
    Ainda pensando na nova expansão PnP "The Court", que a @papergames vai publicar por aqui (no site, pelo que me responderam no IG), isso afeta essas regras que eu sugeri: se o terreno tiver algum recurso ou personagem em cima dele, você não perderia nada... tipo isso.
    É um jogo bem dinâmico, eu quero logo acrescentar essas 2 expansões pra ele.

    1
  • VitorMX
    2351 mensagens MD
    avatar
    VitorMX02/04/20 18:59
    VitorMX » 02/04/20 18:59

    Acho o jogo tão redondo, não vejo necessidade de house rule para nada

    3
  • tpcordeiro
    1803 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro02/04/20 21:56
    tpcordeiro » 02/04/20 21:56

    Achei as idéias interessantes (com exceção do "ônus" 5, boa ideia mas complicado de explicar). Mas acho q eles deveriam funcionar como regras extras, como acontece com os bônus base do jogo. Como já foi citado acima, o jogo é bem redondo, pra mim o grande lance do jogo é exatamente ser muito simples de ensinar, com pouquíssimas regras e ainda assim estratégico, principalmente para iniciantes (tanto q já não gosto tanto do Queendomino por colocar dificuldades desnecessárias). Então acho q essas regras poderiam entrar caso os jogadores já jogaram muito o jogo base como ele é.

    Tb acho q o "ônus" 1 é punição dupla, mas não por causa do "ônus" 3, e sim por causa do "ônus" 2. Se vc descarta 1 peça, vc perde pontos por ela e vai ficar com "buracos" no reino necessariamente por causa delas. O 2 implica no 1 necessariamente.

    Além disso, precisaria testar para ver se as pontuações de ônus e bônus são equilibradas.

    1
  • YURI.XT
    115 mensagens MD
    avatar
    YURI.XT04/04/20 18:08
    YURI.XT » 04/04/20 18:08

    tpcordeiro::Achei as idéias interessantes (com exceção do "ônus" 5, boa ideia mas complicado de explicar). Mas acho q eles deveriam funcionar como regras extras, como acontece com os bônus base do jogo. Como já foi citado acima, o jogo é bem redondo, pra mim o grande lance do jogo é exatamente ser muito simples de ensinar, com pouquíssimas regras e ainda assim estratégico, principalmente para iniciantes (tanto q já não gosto tanto do Queendomino por colocar dificuldades desnecessárias). Então acho q essas regras poderiam entrar caso os jogadores já jogaram muito o jogo base como ele é.

    Tb acho q o "ônus" 1 é punição dupla, mas não por causa do "ônus" 3, e sim por causa do "ônus" 2. Se vc descarta 1 peça, vc perde pontos por ela e vai ficar com "buracos" no reino necessariamente por causa delas. O 2 implica no 1 necessariamente.

    Além disso, precisaria testar para ver se as pontuações de ônus e bônus são equilibradas.

    Obrigado @tpcordeiro pela avaliação! De fato o jogo em si já está bem redondo, e sua simplicidade facilita a apresentação ao mundo dos bgs como porta de entrada para novos jogadores. Para jogadores veteranos, ou pra quem já jogou várias partidas de um mesmo jogo, eu gosto de imaginar alguma regra nova para dar uma temperada na partida (já fiz isso no Tsuro uma vez e foi bem bacana).

    Agora que vocês falaram, realmente punir pelo buraco e pelo dominó descartado é duplicidade, mas continuo não vendo "não pontuar" e "punir" como a mesma coisa. Nesse caso, pode considerar uma regra e dispensar a outra. Acho que fica mais fácil tirar 1 ponto por buraco no domínio.

    Considerando a nova expansão "A Corte" e ainda os 2 desafios da "Era de gigantes" (terminar com o Castelo em uma das extremidades dá 20 pontos, e fazer um fosso ao redor do castelo dá 40 pontos, tipo, pra cada água ao redor o castelo vc ganha 5 pontos, podendo ganhar até 40), só vejo regras para ganhar e nunca para perder. Ainda irei testar essas penalidades em algumas partidas e depois digo o que achei por aqui :)

    0
  • andre_fcl
    445 mensagens MD
    avatar
    andre_fcl26/04/20 18:42
    andre_fcl » 26/04/20 18:42

    Deixar espaço vazio: a pessoa perde por não pontuar pela peça em si, e perde a pontuação da harmonia do reino. Ainda mais se isso for causado por block de alguém, porque a ideia é jogar e acompanhando o desenvolvimento do reino dos amigos, eu veria como dupla punição tb.

    0
  • Thyoga
    1061 mensagens MD
    avatar
    Thyoga27/04/20 18:23
    Thyoga » 27/04/20 18:23

    YURI.XT::só vejo regras para ganhar e nunca para perder.

    Dado que é um jogo para toda a família (family game), tirar pontos por "erros" vai contra a proposta do jogo. É melhor dar pontos por coisas extras do que fazer a pessoa perder o que já conseguiu. Por isso acho que vai ser difícil ter regras oficiais para se perder pontos.

    0
  • YURI.XT
    115 mensagens MD
    avatar
    YURI.XT29/04/20 17:46
    YURI.XT » 29/04/20 17:46

    Delacr0ix::Deixar espaço vazio: a pessoa perde por não pontuar pela peça em si, e perde a pontuação da harmonia do reino. Ainda mais se isso for causado por block de alguém, porque a ideia é jogar e acompanhando o desenvolvimento do reino dos amigos, eu veria como dupla punição tb.

    Novamente, não vejo "deixar de pontuar" como "perder"; são 2 coisas diferentes. Claro que o objetivo é fazer com que cada jogada seja útil, ou seja, que pontue, mas fazer uma jogada ruim não TIRA nada de vc, apenas vc DEIXA de ganhar o que poderia ter ganho. 
    O block é a parte interessante da coisa! É a única interação que vc pode ter com os outros jogadores (só tem como interagir assim ou então nas expansões "A Corte" ou "Era de gigantes"), senão, fica só sendo uma montagem de reinos até as peças acabarem.
    Ah! A regra "Harmonia" que vc citou, assim como a "Reino Central", não é obrigatória, ela está no manual como sugestão - podendo ou não haver esses bônus ao final na contagem. Da mesma forma, pode-se usar ou não os ônus que sugeri.
    Thyoga::
    YURI.XT:::só vejo regras para ganhar e nunca para perder.


    Dado que é um jogo para toda a família (family game), tirar pontos por "erros" vai contra a proposta do jogo. É melhor dar pontos por coisas extras do que fazer a pessoa perder o que já conseguiu. Por isso acho que vai ser difícil ter regras oficiais para se perder pontos.


    Bom, esse ponto que vc levantou é interessante, a priori deve ser um jogo leve para ser um family game; mas eu não sugeri que essas regras extras se tornassem "oficiais", podem ser "house rules" como já mencionado acima. Vocês já testaram a expansão PnP "A Corte"? É legal mas deixa o jogo mais demorado! Essas "punições" como regras extras não iriam tomar tempo nenhum a mais; a meu ver tbm não cortaria o barato da leveza do jogo. Enfim, continua sendo só sugestão, nada pra ser oficial; apenas sinto mesmo a falta de penalidades no jogo.

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