Escrita por: Rodrigo Neves.
Sinopse do Jogo:
Lifeboats é um jogo de negociação ambientado em um naufrágio! Após o navio afundar, um grupo de marinheiros e oficiais precisa tentar chegar a salvo em terra. Mas para isto, eles devem disputar as vagas disponíveis em botes que estão afundando! Chame seus amiguinhos para uma briga de navalha em um provador de roupas! Só não espere sair ileso...
Criado por Ronald Wettering em 1993, Lifeboats foi projetado para partidas de 3 à 6 jogadores, que duram de 30 à 75 minutos, de acordo com o número de pessoas na mesa. Não possui nenhuma dependência de idioma, apenas para consulta ao manual.
Objetivo:
O objetivo do jogo é tentar fazer os seus tripulantes conseguirem chegar até às ilhas, após o naufrágio da sua embarcação. Para isso, tanto a movimentação dos botes, quanto a decisão sobre qual bote deverá sofrer uma nova avaria, são decididas através de votações. Para complicar ainda mais, os marinheiros precisam mudar constantemente de embarcação, correndo o risco de ficar sem um lugar seguro nos botes.
Mecânicas:
- Ação Simultânea;
- Negociação;
- Eliminação de Jogadores;
- Votação.
Componentes:
Lifeboats possui componentes de ótima qualidade: um board com bela arte e bem colorido, algumas cartas impressas em papel de boa gramatura e uma variedade de outros componentes em madeira. A caixa possui um tamanho médio, mas é relativamente baixa. Mesmo assim, acondiciona tudo separado em ziplocs com bastante folga.
Existem 7 botes de madeira no jogo. Os jogadores devem escolher entre as seis cores disponíveis: branca, laranja, amarelo, vermelho, verde e a roxa. O bote de cor preta não é associado a nenhum jogador, mas deve entrar em jogo como um bote extra.
Existem também 15 cilindros azuis que simbolizam os furos que os botes vão ganhando ao longo do jogo. São bem uniformes e se encaixam com facilidade nos barcos.
Para cada cor de jogador, existem 5 peões pequenos (marinheiros) e 2 peões grandes (oficiais). São 42 no total.
O grande disco preto de madeira, que simboliza o primeiro jogador do turno. Ele mudará de jogador ao longo do jogo. Existe também um pequeno disco da cor de cada jogador, que ficará de sua posse ao longo de todo o jogo. Servem para indicar qual a cor de cada um, depois que barcos e peões entram em jogo.
Para todas as 7 cores de botes, incluindo aí o bote preto, existem 6 cartas feitas para as votações, assim como 18 cartas de chapéu do capitão.
O tabuleiro vem em uma peça única, dobrada em 4 partes. Possui a arte muito bonita por sinal. Aprovado!
Síntese do Jogo:
No início do jogo, cada jogador receberá, para a sua cor escolhida: 1 bote, 1 marcador de cor, todos os peões, 1 carta de votação de cada cor e 3 cartas de chapéu de capitão.
Distribuem-se os jogadores ao redor do tabuleiro e reserva-se um espaço para o estoque de “furos”. Separe também o bote da cor preta e reserve perto ao tabuleiro.
Iniciando do primeiro jogador, escolhido em consenso, e seguindo o sentido horário, cada jogador inclui seu bote sobre a onda mais afastada das ilhas. Após todos alocarem seus botes, o primeiro jogador aloca o bote de cor preta em algum lugar disponível a sua escolha.
Para fechar o setup, iniciando novamente no primeiro jogador, todos irão alocar seus peões nos botes, nos espaços disponíveis. Não é necessário colocar seus peões no bote da sua mesma cor, e pode-se escolher alocar marinheiros e oficiais em qualquer ordem.
Resumo das principais fases do jogo:
Fase 1: Avariar um dos botes. Esta fase termina quando um dos botes recebe um furo. Após negociação aberta, o primeiro jogador pede a votação. Cada jogador coloca uma carta fechada na mesa, que após todos votarem, serão reveladas.
No caso de empate, o primeiro jogador fará o desempate.
Importante: Um furo deve ser colocado em qualquer lugar vazio do bote. Mas, se não houver um espaço disponível, algum tripulante cairá pelo buraco! E deverá sair de forma permanente do jogo... afogado!
Neste caso, acontecerá uma votação especial, somente com os jogadores que possuem peões naquele bote. Nesta votação extraordinária, valor do voto de cada jogador é a soma do valor de seus peões no barco (cada marinheiro vale 1 e oficiais valem 2). O jogador perdedor deve escolher um peão e retirar do jogo, abrindo espaço para o furo. Em caso de empate, o jogador inicial decide o jogador que sai, mesmo não estando no barco.
Importante: Nesta fase, se um barco terminar com mais furos do que peões, será imediatamente eliminado do jogo, junto a todos os tripulantes.
Fase 2: Movimentar um bote. Esta fase termina quando um único bote se mover em linha reta em direção as ilhas. Após negociação aberta, o primeiro jogador pede a votação. Cada jogador coloca uma carta fechada na mesa, que após todos votarem, serão reveladas. Move-se o bote da cor vencedora, e de novo o primeiro jogador tem a decisão sobre o desempate.
Importante: Quando um bote atinge uma ilha, seus tripulantes estão a salvo. O bote sai de jogo com seus furos, e os peões ficam na ilha aguardando o término da partida, para o cálculo da pontuação final.
Fase 3: Pânico a bordo! Escolher um barco melhor. Começando pelo jogador inicial, cada jogador escolhe um peão seu em um barco qualquer, retira-o e o coloca atrás deste mesmo barco. Somente um peão pode ficar atrás de cada barco e cada jogador é obrigado a retirar um peão nesta fase, mesmo que não queira, caso seja possível.
Quando todos o fizerem, iniciando pelo sentido inverso (do último ao primeiro jogador), cada jogador deve mover seu peão que está em água, para um barco diferente do que saiu.
Importante: Um peão nunca volta para o barco que deixou. Se não houver lugar vazio em nenhum outro barco, ele se afoga.
Carteirada: Em qualquer votação, os jogadores podem tentar usar suas cartas de capitão. A ordem do capitão é lei no mar! Sempre que uma carta destas aparecer durante uma votação, todas as outras cartas serão eliminadas, e a vontade do capitão deve prevalecer. Ele decide a votação sozinho. As cartas de capitão usadas nunca voltam para as mãos, sempre ficam na mesa, à frente do jogador que usou, visíveis para todos. Todos fazem no máximo, apenas 3 uso de capitão por jogo!
Importante: Todos os jogadores receber 3 cartas de capitão no início do jogo. Porém, se em qualquer votação, dois ou mais jogadores jogarem suas cartas de capitão, elas perdem o efeito e a votação é decidida pelos jogadores que sobrarem.
O jogo termina quando todos os botes chegarem as ilhas ou afundarem. Conta-se a pontuação das cores, e define-se o vencedor. Caso haja um empate em pontos, ganha o jogador que conseguiu levar o bote da sua cor primeiro, em qualquer ilha.
Avaliação:
Lifeboats é um clássico de negociação e votação. Possui o conjunto de regras muito bem amarradas, imersivas e uma duração de partida bastante agradável. A versão produzida pela Z-Man possui um acabamento muito honesto, com peças de madeira sólidas, bem pintadas e cartas de boa qualidade.
O jogo possui uma temática bem trabalhada, apesar de mecanicamente seguir um conjunto de regras simples. Você se sente tenso com as decisões e o tempo todo maquinando como fazer o amiguinho perder a vaga ou cair pelo buraco... Afinal, os botes estão afundando e a cada rodada é mais certo que alguém precisa ficar para trás. É um tipo de jogo que mantém você concentrado do início ao fim, pois tem várias análises simples e um baixo downtime.
Como a partida é rápida, dá vontade de jogar mais de uma partida seguida... a não ser que alguém levante do jogo irritado, o que não é muito incomum. É um jogo de negociação e "panelinhas", e isto leva facilmente a eliminação de jogadores. Talvez seja um ponto que chateie alguns. Mas como é um jogo rápido, após a eliminação do primeiro jogador, o jogo provavelmente já terá passado da metade, e em 10/20 minutos a partida terminará. Não é uma longa espera.
É um jogo que se torna muito mais divertido com várias pessoas na mesa, sugiro fortemente abrir o jogo com 4 jogadores no mínimo. Uma partida com 6 pessoas vira uma carnificina... Com muitos jogadores, é faca na caveira! Um jogo muito tenso. Deve-se ter muito cuidado com a combinação dos jogadores na mesa. São muitas votações e a formação de panelinhas pode incomodar bastante os jogadores que ficaram desfavorecidos.
Para quem curte o estilo, a melhor indicação de jogo com proposta parecida é o Survive: Escape from Atlantis!. Apesar das temáticas semelhantes com ilhas, barcos e salve-se quem puder, temos em ambos mecânicas muito diferentes, que nos trazem experiências diferentes também. Na minha opinião, ambos tem espaço na coleção.
E agora umas perguntas para você... Qual seu jogo preferido do tipo "fura-olho" de amiguinhos ? Qual foi o jogo que te deixou mais tenso ou deu aquela vontade de "largar" o braço no tabuleiro? Deixe suas indicações por gentileza!