De fato o preço agora ficou um pouco elevado, mas lembrando que o jogo ficou, na prática, em pré-venda durante algum tempo, já que pelo Catarse eles estavam com uma campanha flex, que significava que qualquer quantidade de apoiadores receberia o jogo. Não estou menosprezando quem não apoiou, de forma alguma, mas temos que concordar que é bastante justo que o preço do Catarse foi menor que o atual, até porque não se sabia se eles fariam uma venda direta ou se só os apoiadores teriam oportunidade de adquirir o jogo. Mas o próprio valor do Catarse podia ter sido menor, é claro.
O fato de ser uma melhoria de um jogo "consagrado", com manual final e com versão online gratuita disponibilizados com antecedência - diferente de você apostar num jogo novo com pouca informação - além de o jogo original estar out of print há anos e nem ter vindo para o Brasil me fez apoiar sem pensar duas vezes.
Sobre equilíbrio e rejogabilidade:
Realmente o jogo é balanceado, como comento no vídeo. Com as mudanças nas regras, mais ainda. E a existência de uma grande variedade de opções te dá vontade de testar estratégias diferentes. Só investir pesado em diferentes ações já representaria uma forma diferente de jogar (nesta partida vou pegar muitos manuscritos, nesta vou avançar bastante nas pistas...), e ainda existem três grandes caminhos a serem seguidos: permanecer mercador, tornar-se apenas frade, ou ir até o final tornando-se cardeal e, de preferência, Papa. E tem variáveis dentro dos próprios caminhos. Uma coisa que quero experimentar, por exemplo, é ficar a maior parte desfrutando dos benefícios de mercador, e entrar pro clero bem no final do jogo. Isso sem contar com a variável "oponentes", hehe. O que você faria se começasse o jogo determinado a ser o novo Papa, mas percebe que um oponente está investindo bastante no mesmo objetivo? Muitas possibilidades empolgantes.