Sabe aquele jogo leve, gostoso de jogar, mas que é bem mais estratégico do que parece inicialmente? Prazer, esse é o Bunny Kingdom!
Jogo bem produzido, repleto de mini coelhos coloridos, artes do tabuleiro e da infinidade de cartas também são encantadoras, mas não se enganem, esse jogo é traiçoeiro! Isso porque a principal mecânica presente é um draft de cartas entre os jogadores. Cada um recebe uma determinada quantidade de cartas, variando pelo número de jogadores, seleciona duas e passa as demais para o jogador ao seu lado. São quatro tipos de cartas no jogo: localização, construção, tesouro e pergaminho. As cartas de localização indicam um quadrante onde o jogador irá posicionar um coelho e iniciar um feudo. As cartas de construção podem ser de cidade, castelo e fortaleza ou ainda de acampamento ou torre celestial. As de tesouro são de pontuação direta e as de pergaminho são missões que se cumpridas ao final do jogo, garantem pontuação extra.

Bom, mas como se pontua nesse jogo? Para que possa pontuar, um jogador precisa ter um feudo com pelo menos uma cidade e um recurso em terrenos adjacentes. Cada condição dessa se torna um multiplicador na fase de coleta, ou seja, se um jogador possui um feudo com uma cidade e um recurso, sua pontuação neste feudo seria igual a 1 x 1, neste caso, um ponto. Se o jogador tivesse uma fortaleza com três torres ao invés de uma cidade com uma torre, o multiplicador seria 3 x 1 recurso, três pontos. Importante aqui é lembrar que o que vale são tipos diferentes de recurso e não quantidade total deles, então não resolve nada ter quatro recursos iguais no mesmo feudo porque contará apenas como um multiplicador.
A questão que toda essa estratégia é determinada pelo draft de cartas! Com apenas duas cartas por seleção, vira um desafio enorme conseguir estruturar feudos que pontuem bem. As duas primeiras rodadas das quatro totais do jogo são bem inocentes, com poucos bloqueios acontecendo. A partir da terceira, quando o tabuleiro está bem mais cheio, as coisas começam a ficar competitivas. Um território bem posicionado pode aumentar o multiplicador de um feudo em vários pontos, mas se o adversário selecionar o terreno antes que você, seu feudo vai acabar lhe rendendo quase nada.
Bunny Kingdom é um jogo que precisa ser jogado mais de uma vez. São poucas rodadas por partida e nem todos os macetes ficam claros de cara, então recomendamos pelo menos três partidas para vocês pegarem o ritmo. Por aqui já virou um dos preferidos do acervo, mais um jogão da @burobrasil e de autoria do gênio Richard Garfield, ninguém menos que o autor de Magic e Keyforge!