Lexicos1973::Em parte, você está certo no que diz respeito à regra de poder trocar 1:1 depois de avançar duas vezes na trilha do comércio. Mas não acho tão simples assim ocorrer o que você mencionou.
Primeiro, se você andou na trilha do comércio, você não pode fazer trocas naquele turno. Suas trocas só podem ser feitas uma vez por turno e só se você precisar comprar uma cabana ou uma carta.
a expansão deixou o jogo mais aberto, mas muito mais necessário fazer a marcação dos oponentes. Se ninguém marca ninguém, o que você mencionou pode acontecer. Mas você precisa pegar comida, se correr atrás só do mercado, não avança na trilha da agricultura, o que te atrasa. Enfeites não podem ser trocados por comida, então não dá para confiar em fazer estoque de enfeites. E claro, como eu disse, depende de quem estiver jogando junto. Todos podem tentar a mesma estratégia.

Só uma nota sobre a imagem (de regras) que você colocou aqui, acredito que essa versão foi traduzida em cima de um manual antigo com regras ambíguas (da Rio Grande Games), como é discutido neste tópico do BGG:
https://boardgamegeek.com/thread/1008284/okay-here-it-correct-version-trading-rules
As mudanças seriam praticamente:
-Na segunda bolinha, "negociar somente
(se for necessário) para adquirir uma carta de civilização ou uma ficha de construção". Da forma como está escrito parece que você só pode trocar se você não tiver os recursos necessários, mas como esclarecido no tópico do BGG e no novo manual do Z-Man (
https://images.zmangames.com/filer_public/af/cd/afcd107c-72a1-43ef-9081-7c39f24c607a/zm7261_stone_age_exp_rules.pdf), você pode trocar mesmo se já tiver os recursos mínimos. ex: o jogador tem 1 madeira e 3 ouros, ele quer construir uma oca que custa 3 ouros, ele PODE, se quiser, converter a 1 madeira em 1 ouro para após a compra ter 1 ouro sobrando no lugar da madeira, mesmo que essa troca não foi "necessária" para a transação.
-Na quinta bolinha, "negociar
(mesmo se) não colocou nenhuma figura no lugar do comerciante neste turno". Do jeito que foi escrito no primeiro manual, dá a entender que se você colocou uma figura no comerciante, você não pode trocar neste turno.