"Reconhecendo a ameaça esmagadora que os desastres naturais oferecem à humanidade, as nações do mundo agiram e criaram a Unidade de Resposta a Crises: uma equipe de elite composta por médicos e especialistas. Com um avião especialmente equipado que permite que vocês preparem suprimentos essenciais em trânsito, vocês são capazes de proporcionar socorro a cidades por todo o mundo."
Regras detalhadas no vídeo aí em cima, e resumão com comentários logo abaixo...
-----
E ok.
Antes de começar, Pandemia Resposta Rápida não tem nada a ver com a série Pandemic (Além da arte pelo menos).
Resposta Rápida é um jogo cooperativo, em tempo real, com rolagem de dados.
Aqui, o sistema de turnos é o tradicional, um jogador só pode começar a realizar suas ações quando o anterior acabar. Porém, temos uma ampulheta que marcará o tempo de jogo, e ela não pára entre os turnos dos jogadores. Assim, se você demorar para realizar o seu turno estará gastando o tempo da equipe inteira.
Agora, sobre o turno.
A primeira coisa que você faz é rolar todos os seus dados disponíveis.
Se desejar, pode realizar até duas rerolagens com qualquer conjunto de dados.
Então, você pode realizar ações com as faces que possuir:
• Mover seu peão:
Descarte qualquer dado para movimentar seu peão por um espaço no tabuleiro central.
• Mover o avião:
A área externa do tabuleiro representa a rota do avião.
Descartando um dado com símbolo de avião, vocês podem mover o peão de avião em um espaço, para frente ou para trás.
• Alocar dado:
Como ação, você pode alocar um de seus dados na sala em que seu peão se encontra.
Neste caso, o símbolo do dado deve coincidir com o indicado na própria sala.
• Ativar sala:
Simplesmente, realize o efeito da sala em que seu peão se encontra, se ela possuir dados alocados para isso.
Aí temos a produção de recursos, em que o número de recursos produzidos depende da quantidade de dados alocados.
Temos a entrega, onde podemos cumprir as demandas do local onde o avião está.
E a reciclagem, porque gerar recursos gera resíduos. Se os resíduos não forem reciclados vocês correm o risco de perder o jogo.
E estas são as ações.
Quando um jogador utilizar todos os seus dados, ou passar a vez, é a vez do próximo jogador.
Mas a graça do jogo é o tempo.
Como comentei, durantes os turnos a ampulheta não pára. No momento em que a areia acabar, vocês abrem uma nova cidade com uma nova demanda, descartam um marcador de tempo, e viram a ampulheta novamente.
Se a areia acabar e vocês não possuírem mais marcadores de tempo, vocês perdem o jogo.
Por outro lado, se vocês conseguirem suprir a demanda de todas as cidades, vocês vencem o jogo.
------
E certo.
O que mais me impressiona neste jogo é a questão do uso de tempo.
Geralmente em jogos de tempo real você sente que o jogo não lhe entrega tempo suficiente para pensar, criando a tensão nesse processo.
Mas em Resposta Rápida você pode gastar todo o tempo do jogo para pensar em sua ação. A graça é que o tempo que você gastar não é só seu.
O que leva ao que considero o destaque deste jogo...
A urgência vem da questão de você saber que quanto mais rápido for, mais ações a equipe inteira terá durante a partida. Com isso, o sentimento de cooperação vai às alturas. Todos querem fazer sua parte no melhor tempo possível, o que gera uma tensão fantástica.
Muitas vezes identificar que seus dados não são tão efetivos para a situação da equipe, e passar a vez sem realizar todas as ações, ajuda mais do que efetivamente usar todos os seus dados.
Vale lembrar que não vejo a sorte nos dados como um elemento ruim, desde que eles se encaixem no tema e existam formas de manipulá-los.
E me arrisco a dizer que Resposta Rápida faz isso com maestria.
Neste jogo as ações disponíveis são simples e a demanda é clara. Se você tivesse total controle sobre suas ações não existiria jogo.
O que faz a experiência ser divertida é exatamente rolar e rerolar procurando as faces que podem ajudar a equipe naquele momento. E o jogo entrega meios de manipulação a partir de rerolagens e habilidades de personagens. Mas no fim, é a tensão do tempo, não deixando você repensar suas ações, que abre caminho para os jogadores fazerem besteira.
Já vi jogadores rerolarem dados perfeitos pelo medo de estarem gastando tempo demais pensando. Ou mesmo alocarem na reciclagem dados que poderiam salvar uma partida. Sem contar as tentativas de entrega de demandas nas cidades erradas.
São ações simples, mas que a pressão do tempo e a possibilidade de rerolagens acabam tornando complicadas.
Essa característica faz com que o jogo seja bem família.
Regras fáceis de explicar, um fluxo de ações simples, em um jogo cooperativo, diferente, em tempo real.
Ganhando ou perdendo, no fim do dia você vai lembrar das risadas e das besteiras.
Então acredito que este não seja o tipo de jogo que você deve levar estratégias a sério. A ideia é aproveitar um momento de tensão em que cada jogador terá seu momento de brilhar.
Agora, pontos negativos...
Pessoas estressadas tendem a se estressar ainda mais jogando.
Mas isso era de imaginar, este jogo foi feito para gerar tensão.
Não entre numa partida de Resposta Rápida com aquela ideia clássica de que "jogos de tabuleiro acalmam os nervos e servem como descanso". Aqui existe uma chance real de alguém ter um ataque durante a partida e jogue os dados pela janela.
E outra questão fica por conta da dificuldade.
É comum jogos cooperativos apresentarem dificuldade elevada. Mas ainda não consegui vencer o nível fácil deste jogo.
Se um jogo apresenta setups diferentes para dificuldades diferentes, se entende que o nível fácil seria o de aprendizado, com boa chance de vitória para animar o povo para o nível normal.
Essa falha pode ser por conta dos grupos em que joguei (e o elemento comum entre estes grupos que perderam é a minha presença ), mas realmente não sinto vontade de avançar para o modo normal sem vencer o fácil. Então modos difícil e lendário chegam a ser dispensáveis para mim.
No fim.
Sou fã da série Pandemic, e conheci Resposta Rápida com essa expectativa.
Não encontrei Pandemic, mas encontrei um jogo família que me convenceu. É divertido, rápido e tenso.
Ainda falta ver o vídeo, mas pelo texto, arrasou. Ótima descrição e explicação
E eu senti a mesma coisa que você comentou sobre o jogo em geral! Achei bem tenso e estimulante como trabalho em equipe, e por ser em turnos tradicionais já fica diferente do Space Alert, o real-time que tô acostumada a jogar, mas é um pouco difícil demais. Talvez seja porque consegui jogar poucas partidas com minha mesa, ou a gente que seja ruim mesmo, mas o nível de dificuldade dele é bem elevado.
A parte boa é que essa dificuldade não é um fator que tira a graça do jogo, como aconteceu comigo com o Dead of Winter (que tentei mil vezes, também não chegamos nem perto de ganhar e ele não me agradou), então dá pra continuar apanhando do tabuleiro até ganhar