Mr Jack Pocket é um jogo para duas pessoas, uma fazendo o papel de detetives e a outra o papel de Mr Jack. O detetives precisam descobrir qual dos suspeitos é o Mr Jack antes que ele fuja de vez.
O jogo funciona com os detetives andando em volta de uma área com 9 suspeitos, sendo que um deles é o verdadeiro Mr Jack. Os jogadores vão executando ações em cada turno de modo que os detetives consigam diminuir a quantidade de suspeitos para chegar ao verdadeiro vilão. Já Mr Jack precisa conseguir se manter escondido tempo o suficiente para escapar.
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FICHA TÉCNICA
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Jogadores: 2
Duração: 15 minutos
Dificuldade: Fácil
Dependente de Idioma: Não
Ano: 20010
Editoras: Hurrican
Idade: 14+
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REGRAS
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SETUP
Embaralhe as peças do tabuleiro, lembrando de girar as peças para mudar sua orientação.
Monte um quadrado 3x3, com os rostos dos suspeitos voltado para cima.
Embaralhe as fichas de álibi. Dê uma para o jogador que será o Mr Jack e coloque o resto do lado do tabuleiro.
Pegue as fichas de detetive e as coloque da seguinte maneira: Holmes na área superior esquerda, Wason na superior direita, e Toby na inferior central.
Pegue as fichas de ação e as coloque em qualquer lugar perto do tabuleiro.
Pegue as fichas de turno e as coloque em ordem ao lado do tabuleiro, com o número voltado para cima.
ESTRUTURA Cada turno se divide em duas fases: “A Perseguição” (The Manhunt) e “O Interrogatório” (Appeal For Witnesses). Durante a Perseguição são realizadas as ações que foram escolhidas. Na fase do Interrogatório Mr Jack diz aos detetives se ele está ou não visível, chegando assim mais perto de descobrir sua verdadeira identidade.
AÇÕES No total são 8 fichas de ações, e algumas ações são diferentes dependendo de quem for o jogador.
As fichas dos detetives permitem mover um ou dois espaços as suas fichas pelo tabuleiro no sentido horário.
A ficha coringa, com os três detetives juntos permite mover um deles um único espaço no sentido horário. Se você for o Mr Jack você pode escolher não realizar esta ação.
As fichas de rotação permite girar uma peça do tabuleiro 90 ou 180 graus em qualquer sentido. Porém você não pode girar duas vezes a mesma peça durante um mesmo turno.
A ficha de troca permite trocar duas peças do tabuleiro sem mudar suas orientações.
A ficha de Álibi pode funcionar de duas maneiras:
1. Se o jogador for o Mr Jack, ele pega uma das cartas de Álibi sem revelá-la para o Detetive e a coloca em sua frente com a face voltada para baixo. A quantidade de símbolos de ampulheta existentes na carta servem para cumprir um de seus objetivos, que será melhor explicado mais adiante. 2. Se o jogador for o Detetive, ele pega uma das cartas de Álibi e a revela. O suspeito que aparecer será agora um inocente, então a peça de rua com sua face pode ser virada para baixo
FASE: "A PERSEGUIÇÃO" O jogo segue de maneira diferente dependendo de quem começa jogando.
Os detetives começam nos turnos ímpares, e Mr Jack nos turnos pares. Você também pode ver isso pelo desenho das fichas de turnos: a Lupa para os Detetives e a Adaga para o Mr Jack.
Na vez dos detetives, o jogador lança as fichas de ação no ar como se fossem moedas. Ele começa escolhendo uma das quatro ações e já a executa. Então Mr Jack escolhe duas ações e as executa na ordem em que ele preferir, e por último os detetives realizam a última ação. Se for o turno do Mr Jack. ele não irá lançar as fichas de ação, mas vai usar o verso das que foram sorteadas anteriormente. Desta vez é ele quem irá começar escolhendo uma ação, depois os detetives escolhem duas, e a última fica para Mr Jack.
FASE: "O INTERROGATÓRIO" A etapa de Interrogatório começa depois das ações serem realizadas. Mr Jack precisa dizer se ele está visível ou não, ou seja, se as fichas de detetives conseguem ver a peça do tabuleiro com a face do suspeito que é o Mr Jack.
A visão de cada detetive é limitada a uma linha reta, o que significa que todos aqueles que estiverem nessas linhas estão sendo vistos naquele momento. Perceba que em algumas peças do tabuleiro há uma parede. Isso significa que, se houver alguma peça depois daquela, ela não está sendo vista.
Se Mr Jack está visível todas as peças do tabuleiro que não estão na visão dos detetives serão viradas para baixo, diminuindo a quantidade de suspeitos. O detetive pega a ficha de turno e o próximo turno começa.
Se Mr Jack não está visível, todas as peças do tabuleiro que estão na visão dos detetives serão viradas com a face para baixo. Mr Jack pega a ficha de turno e o próximo turno começa.
FINAL O jogo segue até que uma das condições de vitória sejam atingidas:
Para os detetives isso acontece quando resta somente um suspeito no tabuleiro.
Para Mr Jack pode acontecer de duas formas: Quando se passarem todos os turnos ou quando Mr Jack juntar um total de 6 Ampulhetas. Ele consegue isso com as fichas de turnos ou com as Fichas de Álibi. Cada ficha de turno possui uma ampulheta no verso, e cada ficha de álibi pode ter de 0 a 2 ampulhetas, lembrando que a ficha sorteada inicialmente não conta.
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CUSTO
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Ano da compra: 2016
Valor: R$ 80,00
Frete: R$ 15,00
Total: R$95,00
Comprei meu jogo num leilão daqui da Ludopedia, em estado novo, aberto para conferencia apenas. Existe uma versão chinesa desse jogo que é vendida por um preço bem menor, mas lembro dela ter um erro em uma das cartas e da qualidade ser bem inferior à original.
Mr Jack Pocket cumpre bem o papel de um jogo filler. Ele é bem rápido, tem caixa pequena então dá pra levar pra qualquer lugar, é bem simples de ensinar, mas achei um pouco desbalanceado. Quando joguei, tive a impressão de que é muito mais fácil fazer o papel dos detetives do que o papel do Mr. Jack, então após jogar uma ou duas vezes, você já entende bem a estratégia a ser seguida para vencer, o que torna a rejogabilidade dele meio baixa.