Que nada, fersim. Se eu curtisse complexidade eu jogaria COMBAT COMANDER, CASE BLUE ou ADVANCED SQUAD LEADER, não jogaria TIDE OF IRON não. O TOI é um jogo SIMPLES se comparado com outros do gênero, aliás é uma das coisas que mais me cativa nele (simplicidade).
Pode não parecer mas sou um jogador CASUAL! Adoro jogo simples. Amo TICKET TO RIDE e sou apaixonado pelo PANDEMIC e sou fã dos jogos da FLYING FROG. Os jogos mais complexos que tenho são o TOI, o Race! Formula 90 e o DESCENT 1ª Edição.
O legal mesmo é quando o criador sabe mesclar temática com complexidade, sem exageros. Entendo perfeitamente que quanto mais complexo é um jogo, mais perto ele chega da realidade (e a gente gosta), mas existem situações que beiram o absurdo, como alguns wargames pedirem para rolar um dado para simular se "sua arma engasgou". Essas coisinhas podem muito bem ser "compiladas" em regras mais abrangentes evitando que esquentemos a cabeça com tanto gerenciamento.
Veja os TANQUES do TOI por exemplo. O PANZER IV usado no jogo é o AUSF G, o modelo mais moderno e seus atributos são compilados de vários modelos deste tanque. Já pensou se o TOI oferecesse 7 modelos de PANZER IV (A, B, C, D, E, F e G)? Eu mal decorei os atributos do AUSF G até hoje [risos].
A regra pra mim é "quanto mais simples e realista, melhor", pois quero poder jogar qualquer jogo com alguém que só jogue Banco Imobiliário.
A complexidade dos jogos me fascina pela criatividade dos criadores, mas quanto mais complexo é um jogo - e você sabe - mais difícil ele é de pegar mesa. Se você soubesse quantos já vieram até mim perguntando pelo TOI e eu mandei jogar MEMOIR 44 [risos].
No caso do meu comentário sobre video games e os tabuleiros complexos é o que acontece. Sou do tempo do ATARI, do NES, do SNES, onde bastava saber o que fazia cada botão (esse pula, esse atira, esse troca arma) e #BORAPROPAU!.
Claro que exigir essa simplicidade hoje é bobagem, mas esses brinquedos de hoje estão tão próximos da realidade que beiram o absurdo o tempo que perdemos em cima deles apenas para aprender a jogar. Pega um PES, um NFL ou um FORMULA 1 e vai entender o que estou falando.
Posso afirmar com certeza que não temos mais tempo pra "estudar" brinquedos. Quando eramos "piás pançudos" podíamos ficar madrugadas a fio jogando. Hoje temos esposa, filhos, compromissos, temos pouco tempo para coisas complexas, precisamos gastar esse tempo nos DIVERTINDO e não APRENDENDO.
Mas enfim, se for mesmo evolução dos jogos de tabuleiro, paciência, ou nos adaptamos ou fiquemos no passado curtindo nossos velhos jogos.