Escrito por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Caveman Curling é um jogo em equipe de destreza, do designer Daniel Quodbach. Publicado em 2010 pela Gryphon Games, visando uma partida de 2 à 6 jogadores, é ainda muito pouco conhecido no Brasil. Uma partida do jogo dura de 20 à 30 minutos e não possui nenhuma dependência de idioma.
Objetivo:
Caveman Curling é um party game, que objetiva ser uma versão pré-histórica de mesa, do jogo popularmente conhecido como o "jogo das chaleiras", o curling. Basicamente é um jogo de peteleco, cujo objetivo é deixar as pedras mais próximas ao centro do "alvo". Existem algumas ferramentas que permitem alterações na jogada efetuada, deslocando em pequenos espaços as pedras, tornando o desafio um pouco mais complexo.
Mecânicas:
- Destreza (Peteleco);
- Jogo em equipe.
Componentes:
O jogo possui poucos componentes, que estão armazenados em uma caixa de formato peculiar, muito mais longa do que o padrão. Ele é formado por 1 tabuleiro de papel enrolável, 2 suportes imantados para manter o tabuleiro esticado, 2 jogos com 7 pedras (uma delas da cor preta) e 2 jogos com 6 ferramentas, mais o manual de instruções.
O tabuleiro do jogo é feito de um papel de média gramatura, muito bem acabado, com uma arte bem feita e colorida, e de boa qualidade. Mas não se engane... ele ainda é feito de papel. Todo cuidado é pouco ao manuseá-lo. Umidade e água devem estar a quilômetros dele. Os suportes são rígidos, e imantados. Eles atuam muito bem em manter o tabuleiro bem esticado, já que sem eles, ele tende a voltar rapidamente ao formato em que fica armazenado, todo enrolado.
São duas equipes: a vermelha e a amarela. Cada uma possui sete pedras ou discos de madeira, adesivados no topo. Um deles é pintado da cor preta, pois valem o dobro de pontos na contagem final do que as demais pedras. A equipe deve ter sabedoria para usá-lo no momento certo.
Existem também dois conjuntos de ferramentas para equipe. Neste conjunto temos 2 clavas longas, 2 tacapes curtos e 2 fichas para marcação de replay, que serão explicados mais a diante, na próxima seção.
Síntese do Jogo:
O Caveman se disputa em duas equipes, e devemos dividir todos os jogadores entre elas. O ideal seria ter uma quantidade par de jogadores, mas nada impede de que as equipes tenham uma quantidade de jogadores diferentes.
O tabuleiro ou a pista de gelo, possui três marcações importantes: a linha de partida ou arremesso, a linha média (ou linha do mamute) e a caverna. As equipes jogam alternando os arremessos de seus jogadores, que devem ser feitos de qualquer ponto do tabuleiro, atrás da linha de partida.
Caso no lançamento, a pedra do jogador não ultrapasse a linha média, vire de ponta cabeça, saia do tabuleiro ou toque o suporte ao fundo da pista, temos imediatamente a eliminação daquela peça, que deve ser retirada do jogo.
Ao fundo do tabuleiro temos uma área circular chamada de caverna. Apenas os discos que finalizarem o jogo inteiramente dentro da caverna, tem a chance de pontuar. No fim de cada partida, apenas a equipe que colocar a pedra mais próxima do centro da caverna que pontua.
Caso a equipe coloque a primeira e a segunda pedras mais próximas ao centro, eles pontuarão 2 pontos. Se a equipe colocar a primeira, a segunda e a terceira pedras mais próximas ao centro da caverna, eles pontuarão 3 pontos. E assim sucessivamente. Se a pedra de cor preta estiver lá, ela valerá por dois pontos, ao invés de um só.
Uma partida termina quando todas a pedras, de ambas as equipes, forem usadas. Neste momento se pontua para a equipe vencedora da partida. O jogo se estende por várias partidas seguidas, até que a primeira equipe consiga somar 6 pontos ou mais no placar geral.
Em qualquer momento é permitido que as pedras se toquem, e justamente daí que vem a graça e desafio deste jogo... fazer o lançamento perfeito, que retire a pedra da equipe adversária do centro, e deixe a sua no lugar. E vale colocar pedras no caminho, para servir de obstáculos e proteger suas pedras bem posicionadas na partida.
Ao final de cada lançamento, o jogador da vez pode optar por usar uma das 6 peças de ferramentas disponíveis a sua equipe, sendo que esta deve ser retirada do jogo imediatamente após seu uso. A clava permite mover uma pedra da sua equipe, em qualquer direção desejada, sobre seu comprimento, desde que este movimento não tire nenhuma outra peça (sua ou da outra equipe) do lugar. O tacape faz a mesma ação, mas possui um comprimento menor. O token de replay pode ser colocado sobre uma pedra da sua equipe, e dali para a frente na partida, se a pedra marcada for tirada do lugar original por outro disco, ela poderá voltar a sua reserva para ser jogada novamente pela sua equipe.
Avaliação:
Caveman Curling é um jogo muito simples, com setup instantâneo, possui uma partida bem rápida, uma excelente interação entre os jogadores e dentro da equipe e é muito, muito divertido se jogado em um ambiente adequado como uma festa, churrasco ou encontro social/familiar.
O jogo permite algumas estratégias, mas talvez a habilidade preponderante aqui seja realmente a capacidade dos jogadores de acertar os seus petelecos. Indicado para um encontro informal e eventos sociais, apresentar o hobby à pessoas em geral ou para descontrair durante o setup de um jogo mais extenso.
Não é um jogo para ser levado a sério. É muito mais uma grande brincadeira para pessoas de todas as idades. Apesar de serem várias partidas para se fechar os 6 pontos, cada uma leva de 5 a 10 minutos, que passam de forma bem leve e sem se sentir.
Um party game de alto nível. Recomendado.