Olá galera, depois de muito tempo parados estamos de volta com as postagens no canal e página no Facebook, e para voltar em grande estilo nada melhor que uma resenha de um dos jogos mais comentados no final do ano passado, o Tapestry.
Sobre o Jogo
Tapestry é um jogo para 1 a 5 jogadores, com tempo médio de 120 minutos por partida (porém, aqui nas partidas do meu grupo elas levaram em média 3 horas). O jogo é do designer Jamey Stegmaier e foi lançado no final do ano passado (2019) pela Stonemaier Games, já aqui no Brasil o lançamento foi pela Ludofy Criative. O jogo traz como as suas principais mecânicas a colocação de peças, jogadores com diferentes habilidades e a seleção de cartas.
Tapestry trata-se de um jogo de civilizações, basicamente cada um dos jogadores representa uma civilização em desenvolvimento, que ao longo das eras vai evoluindo com novas tecnologias, funções e aprimoramentos para sua civilização. Durante cada uma das cinco eras os jogadores podem ir aprimorando uma das quatro trilhas de desenvolvimento a sua escolha, as quatro trilhas disponíveis no jogo são a trilha de Tecnologia, a trilha de Exploração, a trilha da Ciência e a trilha Militar. Cada uma dessas quatro trilhas dão ao jogador diferentes vantagens em jogo, sejam elas recursos para eras futuras, cartas, monumentos, edifícios ou algum outra vantagem em jogo.

O jogo se desenrola em um total de cinco rodadas, onde cada uma dessas rodadas são chamadas de Eras. No início de cada Era, os jogadores recebem seus recursos para aprimorar suas trilhas de desenvolvimento, os jogadores têm que administrar seus recursos entre as quatro trilhas possíveis, sendo que a medida que eles vão avançando na trilha, mais recursos são necessários para aprimorá-las, porém, benefícios melhores vão sendo disponibilizados para os jogadores. Saber administrar bem os seus recursos para evoluir da melhor forma possível suas trilhas de desenvolvimento é essencial nesse jogo.
O passo inicial para seu jogo é escolher a sua “carta” de civilização, ela é basicamente o alicerce da sua estratégia de jogo. Cada uma das civilizações traz vantagens únicas que os jogadores poderão usar durante toda a partida, geralmente as cartas de civilizações dão aos jogadores a estratégia base para o mesmo iniciar a sua partida e para ações futuras.
Cartas de Civilizações.
Outro ponto bem importante para o jogo é saber fazer escolhas de cartas, existem dois tipos de cartas que os jogadores vão administrar durante uma partida, são elas: as cartas de tecnologias e as cartas de tapeçaria. As cartas de tapeçaria são adicionadas ao seu tabuleiro de jogador a cada passagem de Era (não são adicionadas cartas na primeira e nem na quinta Era), essas cartas são meio que a base da sua estratégia para aquela Era ou Eras futuras do seu jogo, logo, é sempre bom ter uma noção do que você quer fazer para aproveitar da melhor forma possível os bônus que as cartas de tapeçaria têm a fornecer.
O outro tipo de carta disponível no jogo são as cartas de tecnologias, elas servem para lhe fornecer benefícios rápidos que são dados ao jogador a medida que ela é aprimorada na sua civilização, essas cartas podem também ajudar bastante os jogadores e podem fazer uma boa diferença na sua estratégia de jogo.
Playboard do Jogador.
O desenrolar do jogo é bem simples e funciona da seguinte forma, na vez do jogador ele tem apenas duas opções de ações possíveis, aprimorar uma das quatros trilhas de desenvolvimento ou passar a Era da sua civilização. Ao aprimorar uma das quatro trilhas, ele gasta o valor de recurso necessário e recebe os benefícios do local para onde ele acabou de evoluir a trilha. Já a opção de passar a Era da sua civilização consiste em receber seus recursos e benefícios de início de Era, baixar sua carta de tapeçaria e iniciar uma nova Era da sua civilização no próximo turno. O jogo pode acabar mais cedo para alguns jogadores que para outros, se isso acontecer, os jogadores que finalizaram a sua quinta Era têm que esperar os demais jogadores finalizarem suas quintas Eras para fazerem a pontuação final de jogo e ver quem foi o ganhador.
Componentes
A Stonemaier Games novamente está de parabéns com os componentes desse jogo, de todos os jogos que eu joguei feitos pela editora todos tem excelentes componentes, e esse não foge do padrão, tudo o que vem nele é de ótima qualidade, sejam as cartas, dados, tabuleiro e tiles, tudo muito bom. Sem falar no ponto alto do jogo que são seus marcadores de edifícios e monumentos, são os componentes mais chamativos do jogo, deixando-o muito bonito em mesa, e haja mesa para esse jogo, ele pode ocupar bastante espaço de jogo quando jogado com cinco pessoas.
Mesa com partida em andamento.
Todas as miniaturas, sejam elas as de edifícios, que são colocadas no playboard do jogador, ou até mesmo as grandes miniaturas de monumentos são muito bonitas, os monumentos principalmente, pois vêm pintados, o que torna-se algo realmente muito chamativo para o jogo. Novamente, é um jogo o qual não se tem muito do que reclamar, no entanto, eu acho que os playboards, os tabuleiros de capitais e os de civilizações poderiam ter sido confeccionados em uma gramatura um pouco mais grossa, os meus meio que ficam empenados durante a partida, dificultando um pouco o seu uso na mesa, sem falar que como são usados bastante para alocar coisas, pode acontecer de facilmente serem mexidos e acabar derrubando algum dos componente neles. Claro que eu sei que se fosse usada uma gramatura maior nesses determinados componentes, o jogo sairia ainda mais caro do que já é, porém é algo que eu acho que poderia ser de melhor qualidade no jogo. Fico no aguardo da Bucaneiros Jogos para lançar um playmat para jogador que possa ajudar no alojamento dessas partes do jogo.
Considerações
Tapestry é para mim um ótimo jogo de civilizações, ele possui regras muito simples e que são aprendidas rapidamente durante a partida, mas que têm uma profundidade enorme nos diferentes tipos de estratégias que os jogadores podem tomar para ganharem pontos durante o jogo.
O ponto que eu mais gosto no jogo é a sua simplicidade nas regras, os jogadores têm opções simples de jogada que facilitam muito o aprendizado do jogo, tudo nele é muito simples de se aprender, suas trilhas de desenvolvimento mostram claramente o que o jogador deve pagar para ganhar ao avançar a trilha, e caso os jogadores ainda tenham um pouco de dificuldade podem consultar o guia de referência para cada um dos diferentes níveis das quatro trilhas de desenvolvimento do jogo. O que pode dificultar um pouco a cabeça dos jogadores pode vir a ser as cartas de tecnologias, pois para avançá-las para o último nível, os jogadores devem atender a alguns pré-requisitos mostrados nas cartas, e como o jogador pode acomodar várias dessas cartas, pode acontecer de em algum momento o jogador passar batido em algum desses requisitos. Nós mesmos aqui do grupo jogamos duas partidas onde metade da mesa nem se ligou em ver esses requisitos das cartas.
Monumentos do Jogos.
Outro ponto que gostei bastante foi a sua mecânica de exploração de mapa, é outra mecânica com regras simples, mas que é muito bem encaixada em todo o jogo. Essa mecânica permite que os jogadores abram o mapa do tabuleiro central para explorar novas tiles e assim adquirir novos recursos ou benefícios, é algo bem interessante, pois a cada partida o mapa de jogo é totalmente diferente, o que torna cada partida bem única, sem falar que depois o jogador pode explorar tiles espaciais, mostrando a constante evolução da civilização do jogador.
Apesar de todas essas qualidades, o jogo possui algo que pode ser do desagrado de muitos, ele tem um downtime bem considerável em algumas ações dos jogadores, por mais que as ações dos jogadores sejam bem simples, como pagar “x” para avançar uma trilha e receber algum benefício, algumas dessas ações de trilha podem levar o jogador a demorar na sua escolha; sem falar que quando um jogador passa de Era tem um demora considerável para chegar a vez dos outros jogadores, o downtime desse jogo não é muito constante, mas quando acontece pode ser bem demoradinho. Aqui no grupo nós usamos a seguinte técnica, quando o jogador sabe que vai passar de Era na próxima ação dele, ele já vai adiantando determinadas coisas que ele pode ir recebendo para agilizar a sua passagem, como receber os recursos, pontos e outros benefícios, isso dá uma ajudada no tempo que o jogador leva para fazer a sua passagem de Era.
Tabuleiro de Capital de Jogador.
No mais, Tapestry é um jogo que realmente me encantou, gosto bastante de jogos de civilizações, porém muitos dos que joguei possuem regras bem complexas ou difíceis de passar para muitos jogadores, já esse não, traz um conjunto de regras muito simples e fáceis de aprender, atrelado a vários níveis de estratégias que podem ser escolhidas pelos jogadores durante a partida, uma combinação muito boa juntamente com o jogo de ótima qualidade.
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