Pela parada de história, pelo número de jogadores, pelo requisito de não ser muito complexo, pensei em alguns jogos. Não joguei nenhum deles ainda, na verdade
mas vamos lá.
Imperios Milenarios é um jogo de civilização enxutíssimo, destilado à maior simplicidade possível, sem perder a essência. Só que só saiu na Argentina...
Diplomacia teve edições nacionais antigas, e tem a edição gringa por aqui (mas não tem que ficar lendo muita coisa). Ambientado na primeira guerra mundial. A impressão que eu tenho é que, pra maioria dos jogadores, não seria difícil começar a jogar - as ordens são simples. Mas a resolução das ordens pode ser bastante complexa, e vai precisar de uma pessoa que manje bastante. Dizem que você TEM QUE jogar em 7, então fica meio "folgado" pro seu grupo, a não ser que você ache mais alguém. Ah, detalhe, uma partida dura 6 horas, beijos kkkkkkkk... ok, esse provavelmente é má idéia.
Tem um designer que eu tenho acompanhado que tem vários jogos print and play com uma pegada histórica, o Nicholas Hjelmberg. Tem o Gulag, variante de Lobisomem pra 5~10 jogadores (regras simples, mas pode dar nó na cabeça), Vasa Regalis e Christina Regina, sobre a história da Suécia, ambos envolvendo dedução (CR também tem blefe), pra 2~5 jogadores (VR é mais leve, CR é médio/pesado dependendo do modo de jogo).
Tiananmen, apesar de abstrato total, consegue fazer a gente pensar no massacre que rolou lá. Só pra dois jogadores, mas dá pra jogar com papel e caneta.