Joguei An Infamous Traffic com 2 amigos. Esse jogo sobre o tráficar ópio durante a Guerra da Ópio (Inglaterra e China). Durante a partida, nós investimos em empreendimentos que são posicionados em regiões chinesas para criar linhas de suprimento (Supply Chains) de ópio.
A primeira década (rodada) de jogo já foi bem diferente de outras partidas que tive. Os três jogadores ficaram focados na região de Guangdong-A, numa troca constante de rendimento com quebras de linhas de suprimento e aumento da Indignação (Outrage). Logo, terminamos o primeiro turno com rendimento baixo e uma guerra na primeira década com apenas 3 tokens britânicos! Além disso, ao invés de abrir portos, o líder nessa batalha resolveu apenas remover as várias forças chinesas (Qing Forces) da região A.
Essa decisão decretou muito do destino do jogo, com as ações dependendo muito de oportunidade ou enviados especiais. Nessa situação, a interação positiva e negativa brilhou. Porque qualquer dado removido ou adicionado alterava a situação do tabuleiro e a jogada adversária. Felizmente, nesse tempo consegui me estabelecer como líder das frotas (navios), estando a salvo dos adversários nesse empreendimento. Isso aconteceu porque entre os pontos disponíveis na rodada estavam 2 prêmios altos, o que fez com que os adversários investissem pesado para conquistar (o que valia muito a pena!). Eu tentei fazer um jogo mais conservador, garantindo rendimento para as rodadas seguintes.
A segunda década seguiu arrastada, com muita marcação e os rendimentos de todos os jogadores ficou muito baixo. Ainda assim, missionários foram colocados em novas regiões como Fujian-B e Jiangxi-C, criando expectativa de novas linhas de suprimento. Mas devido a situação ruim de todos, ambos os prêmios do final dessa década foram desperdiçados.

Ao final dessa rodada, houve a segunda guerra de ópio, onde o porto de Fujian foi aberto (único na partida!). Isso facilitou para todos investirem nessa região e também na região de interior de Jiangxi. Dessa forma, a terceira década foi mais tranquila, porque várias das forças policiais já estavam fora dos círculos de conspiração.
Nessa década, a marcação entre jogadores seguiu como uma guerra fria, cada um tentando ameaçar a liderança ou suprimento do outro. O mais curioso foi notado ao final da terceira rodada, quando sobravam apenas 3 dados na reserva (Dice pool) e a condição para o final súbito de jogo era muito provável. Com isso, a década seguinte e última foi a mais tensa da partida e onde eu perdi o jogo.
Os prémios da terceira década não alteraram o vencedor, e poderiam ser irrelevantes se houvesse o final súbito. Meu adversário resolveu partir de forma agressiva para o final súbito porque isso lhe garantia a partida, eu tinha formas de evitar isso e fui adiando até um ponto que o final súbito se tornou melhor para mim. Mas eu não vi! Deixei escapar, meus adversários perceberam, se posicionaram de tal forma a se aproveitar disso (passando o turno) e eu fiquei dependendo da premiação de fim de rodada e jogo para ter chances de vencer. Por fim, fui derrotado mesmo com a liderança da frota ao longo de toda partida, o final foi 4 pontos (vencedor), 3 (eu) e 2. Uma partida muito marcada, e fiquei com mais vontade de jogar este jogo.
Feliz Natal a todos!