Olá a todos!
Esta é minha primeira resenha aqui no Ludopedia.
Portanto se houver algum erro ou coisa que esteja em desacordo com o conhecimento geral, me alertem ;-)
A alguns meses, recebi uma versão para avaliação do jogo Anjos e Dragões.
Conheci o criador do jogo quando ele vendia outro jogo também de sua autoria, Duelo de Dados.
Solicitei a ele uma cópia de avaliação, e fui atendido!
"Uhuuu, jogo de graça! "
Hehehe, zoeira ;-)
4 baralhos impressos e um manual de regras me foram enviados.
Primeira Impressão / material:
Meu primeiro impacto ao abrir o pacote foi o quesito arte; a maioria delas é bonita, mas algumas são "marromeno".
Além disto, o leiaute da carta não agradou. Difícil para ler as habilidades das cartas.
Elas estavam escritas em uma caixa translúcida e em fonte pequena.
Me foi avisado que a versão enviada havia sido impressa em papel de gramatura fina, apenas para testes. Foi necessario colocar em sleeves e usar cartas de algum card game que não jogasse mais. Então, não tinha como avaliar o material final que a carta será feita.
Cada baralho possui 50 cartas, sendo 12 delas com 4 cópias, e 2 cartas diferentes das demais, as evoluções.
Pensei que o jogo fosse repetitivo e com poucas opções de jogadas.
Entrei em contato com o criador do jogo, e ele prontamente falou que alguns pontos (arte e leiaute), seriam verificados / modificados tão logo fosse possível.
Sobre regras:
Comecei a ler o manual de regras. Simples de jogar, mas o manual me passou algumas dúvidas.
Não havia um resumo das regras ou do turno, nem um glossário ou índice. E algumas partes podiam estar melhor explicadas.
Entendo que é uma versão de avaliação, mas é bom avisar.
Mais feedbacks enviados.
Sobre o jogo:
Cada jogador tem um baralho de 50 cartas. Durante a partida, eles escolhem como usar as cartas: generais, aliados ou efeitos imediatos.
O objetivo? Destruir seu oponente, usando os generais e aliados para quebrar os escudos dele.
Após destruir todos os escudos, o próximo ataque que não for defendido o derrotará.
Mecânicas:
Hand management, player elimination, deck construction.
Preparação:
Os baralhos tem algumas regras para customização: Luz e Sombras não podem estar no mesmo baralho, mas podem ser mesclados com as 2 outras facções. Ou seja, posso ter um baralho de Luz, misturado com alguns generais de Fogo e Vida.
Neste momento reparei que a complexidade não estava na quantidade de cartas, mas em como montar o seu baralho.
E, lembrando que cada carta pode ser utilizada de 1, 2 ou até 3 formas diferentes, então o leque de opções aumenta consideravelmente.
O jogo não utiliza contadores de qualquer tipo. As cartas são utilizadas como "escudos", representando assim mais simplicidade.
E nem falei das evoluções, cartas que deixam seus generais muito mais fortes.
Partida:
Chamei um amigo e expliquei as regras (5 minutos apenas). Nem fiz uma construção de baralho: peguei os 2 baralhos antagônicos (Luz e Sombras), e partimos para a luta!
O jogo durou uns 15 minutos. Pensamos ter jogado errado.
Li o manual novamente e vi que jogamos 99% certo (utilizei errado uma habilidade mas, mesmo assim, perdi).
Jogamos mais uma vez, agora trocando os baralhos e mudando um pouco a forma de jogar. O jogo ficou mais disputado e demorado.


Estratégia:
Cada carta no jogo REALMENTE é útil. Nos jogos colecionáveis, as expansões são bimestrais com 200 cartas, e nem 20 delas são realmente usáveis. Anjos e Dragões tem o mérito de fazer com que todas as cartas tenham funcionalidade. Tudo depende de como o seu baralho está construído, e quando / como usar a carta.
Reparamos que nem sempre é melhor defender todos os ataques. Cada vez que um ataque destrói um de seus escudos, você coloca esta carta na sua mão, aumentando suas possibilidades para um contra-ataque. Em um dos jogos, deixei que meu oponente destruísse todos os meus escudos. Só que ele ficou sem cartas na mão. Em meu turno, as cartas que comprei e os escudos que foram para minha mão, me deram a vitória =)
O caminho para a vitória está em forçar seu oponente a desperdiçar cartas.
Mas a graça está em saber COMO fazer isto ;-)
Conclusão:
Pontos que gostei:
Possui estratégia e blefe bem dosados, em um card game nacional.
Diga não ao "mana screw" \o/
Todas as cartas tem "custo 0". Só saber a melhor hora para usar.
Sempre que possível, levo para jogar e recomendo a conhecidos (gamers ou não). As pessoas com as quais jogava normalmente perguntavam se o jogo já estava à venda, ou qual previsão para lançamento.
Gostei do equilibrio de forças. Uma carta com valor fraco de general, pode ter um ótimo valor sendo baixado como aliado, ou possuir um efeito imediato destruidor.
Pontos que não gostei:
Dificuldade de ler a carta (fonte pequena, aliada a uma caixa de texto translúcida).
A arte de algumas cartas.
Pequenos acertos no manual.
Falei para o André Negrão (criador do jogo), e tenho fé que ele "ajeitará" estes pormenores (ou, pelo menos, melhore).
Espero que o jogo seja lançado o mais rápido possível quer seja FC, pré-venda ou alguma empresa apoie o projeto =P
Editado: mais fácil de ler a conclusão, separei a parte do que gostei e o que não gostei.
Incluídas algumas imagens tiradas de partidas.