O Peão de Tabuleiro resenha Expansão Star Realms: Crisis - Bases e Navios de Guerra
Star Realms: Crisis - Bases e Navios de Guerra é uma expansão para o jogo Star Realms. Lançado no Brasil pela Devir, esta expansão adiciona novas bases e naves ao jogo base.
Irei utilizar o termo “nave” ao invés do “navio” escolhido pelos tradutores da Seção da Tarde Devir, por ser mais comum ao gênero de ficção científica, como visto em filmes, HQs, animações, etc.
Componentes:
Esta expansão é vendida em formato de blister, com embalagem descartável.
São 12 cartas do mesmo formato, com mesmo design e estilo artístico das presentes no jogo base. O verso das cartas também é o mesmo. Ao todo são 2 bases 6 naves diferentes. Para diferenciar do jogo base, as cartas desta expansão trazem um pequeno brasão com a letra “B” em sua parte inferior direita.
A caixa base do jogo não tem espaço para cartas adicionais. Como a embalagem desta expansão é descartável, deve-se pensar em uma solução de armazenamento alternativa.
Regras:
Não há regras específicas para esta expansão. As cartas devem ser embaralhadas junto ao deck de compras do jogo, entram na partida junto às demais cartas através da fileira de comércio, e podem ser utilizadas como as demais bases e naves presentes no jogo base.
Descrição das cartas:
Culto às Máquinas
Robô de Defesa ($2/2x): cause 1 de dano + Você pode sucatear uma carta de sua mão ou pilha de descartes. Se você controlar duas ou mais bases, você ganha 8 de poder de dano.
Mega Máquina ($5/1x): cause 6 de dano + Você pode devolver uma base alvo que está em jogo para a mão de seu proprietário + Aliado: compre uma carta
Império Estelar
Base de Caças ($3/2x): o jogador alvo descarta uma carta + posto avançado 5.
Mercante Imperial ($5/1x): 3 moedas +compre uma carta + Aliado: cause 4 de dano.
Federação Comercial
Balsa Comercial ($1/2x): 1 moeda + Aliado: compre uma carta + Sucatear: 1 moeda.
Transporte de Construção ($6/1x): recupere 3 de liderança + 2 moedas + Aliado: você pode colocar a próxima base que você adquirir neste turno diretamente em jogo.
Blob
Roda Comercial ($3/2x): 1 moeda + Aliado: cause 2 de dano + base 5
Obliterador ($6/1x): cause 7 de dano + Se o seu oponente possuir duas ou mais bases em jogo, você ganha 6 de poder de dano + Aliado: compre uma carta.
Opinião:
Como eu estava apaixonado por Star Realms, queria tudo do jogo naquele momento e o preço das expansões deste jogo são bem baratos, acabei comprando todas as expansões lançadas no Brasil de uma vez. Esta expansão não muda nada no jogo, apenas adiciona mais bases e naves ao jogo. Elas têm algumas habilidades que não estão presentes no jogo base, e algumas são mais poderosas que a maioria do jogo base, mas nada que mude radicalmente uma partida.
Quem vai gostar desta expansão?
Aqueles que apreciam expansões que aumentem algo que o jogo já possui, sem alterar significativamente a dinâmica do jogo base.
Quem não vai gostar desta expansão?
Pessoas que buscam expansões revolucionárias, que alterem muitos elementos de jogo.
Porque está em minha coleção?
Porque sou fã de Star Realms, e esta expansão adiciona alguma variedade ao jogo.
Pontos positivos:
Pontos negativos:
Conclusão:
Se você gosta de Star Realms, esta é uma expansão que provavelmente irá te agradar. Não é indispensável, não revoluciona o jogo, mas aumenta um pouco a variedade dos elementos já presentes em jogo.
Esta foi minha oitava resenha sobre jogos de tabuleiro. Espero ter colaborado em sua busca por informações. Todos os comentários e sugestões são bem vindos.
Seguuura, peão!