Nos dias 30/11 e 01/12 de 2019 aconteceu na cidade de São Paulo o Grand Championship 2019, competição nacional organizada pela Galápagos Jogos, com torneios de KeyForge, Star Wars X-Wing, Star Wars Destiny e Legend of the Five Rings.
Aqui vou contar como foi minha experiência nesse evento.
Sou um jogador casual de KeyForge que mora em uma cidade interiorana com nenhum cenário desse jogo. Minha intenção em participar do Grand Championship era jogar com pessoas diferentes, conhecer um pouco do ambiente competitivo e, é claro, diversão.
Minha meta de desempenho era conseguir ao menos uma vitória.
Introdução
Acho que toda essa aventura precisa de um pouco mais de contexto, então vamos lá.
O evento foi anunciado em setembro e pouco tempo depois começou a venda de ingressos. O local anunciado inicialmente foi a Loja Clube Nerd em São Paulo, que naquele momento não havia sido inaugurada. Aconteceria nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro.
Já nesse momento houve muita reclamação da comunidade, seja por falta de informação do conteúdo dos “kits” ou por falta dos ingressos (!?). Os jogadores de Star Wars Destiny e Legend of the Five Rings foram os mais afetados, ficando com uma parcela bem pequena dos ingressos.
Consegui comprar o meu ingresso, e logo depois se esgotaram (para todos os jogos).
Nas semanas seguintes senti uma falta de informação e comunicação dos organizadores, pois o kit premium deu direito a participar de um “side event” e a um playmat, entretanto não deram detalhes sobre isso.
Mesmo assim continuei minha programação, marquei a viagem, hospedagem, folga no trabalho, etc. Estava indo tudo bem até que, dois dias antes, a Galápagos anuncia a mudança do local para o Expo Center Norte e o cancelamento das atividades previstas para sexta feira. Não vou entrar em detalhes, já tivemos um tópico sobre isso.
Depois de pensar um pouco decidi manter minha programação original.
Dia zero (sexta-feira)
Com a mudança de dia e local, uma parte dos jogadores ficou com a sexta-feira livre. Algumas lojas e jogadores acabaram organizando eventos não oficiais. E foi em um desses que eu fui.
Localizei o evento através do Master Vault (aplicativo do KeyForge), e assim que cheguei em São Paulo fui para a loja Playeasy. A loja estava cheia, fui muito bem recepcionado pela comunidade. Fui convidado para me juntar à mesa com um pessoal do Paraná e conheci o Daniel “Barba”, o César “Czar” (que mais tarde me presenteou com um chain tracker!) e muitos outros que não consigo lembrar o nome. Aliás, esquecer nomes foi uma coisa bem comum lá.
Durante as conversas me contaram sobre o Adriano, um jogador muito bom que ganhou vários Store Championship, e inclusive foi citado em uma live da Galápagos como um dos favoritos para o GC. E o tal do Adriano apareceu lá, nos cumprimentou e foi muito simpático.
Joguei meu primeiro campeonato lá, era um selado do Chamados dos Arcontes. Com uma participação bem fraca, terminei com um 2/3 (vitórias/derrotas) utilizando a arconte Capitã Ingvar Cooper (SAS 66) https://decksofkeyforge.com/decks/38442c4e-ab8e-45af-a4a7-e3fb000e76b7
Após o selado, houve um outro campeonato, mas o cansaço me venceu e encerrei meu dia.
Primeiro Dia (sábado)
Uma coisa legal que aconteceu foi que encontrei na hospedagem outras pessoas que estavam lá para participar do evento também. Foi um pessoal do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Além boas conversas dividimos os custos de transporte até o novo local.
Chegada a hora do evento principal, o Grand Champiobship 2019.
O campeonato de KeyForge foi jogado no formato tríade selado. O primeiro dia foram 6 rodadas no formato suíço, onde o top 32 avançou para as finais no segundo dia, que era eliminação simples.
Cheguei no Expo Center Norte no horário de início do evento, mas houve uma certa demora na fila para pegar o kit e em seguida os três decks para jogar o campeonato.
Fui agraciado com essas três dádivas...só que não:
Após isso, tivemos um tempo para colocar os sleeves. Logo em seguida saiu o pareamento da primeira rodada.
Partidas:
Spoiler:
Jogo 1
Foi um pouco engraçado. Não me lembro o nome do meu adversário. Logo que chegou ele disse, “Guilherme, você pode dar uma relembrada nas regras?”. Fizemos uma partida bem amistosa, passei todas as regras para ele. Venci a primeira partida, na segunda não tivemos tempo para finalizar, assim acabei vencendo a série por 1-0.
Meta alcançada!
Jogo 2
Não demorou muito e saiu o pareamento da segunda rodada. O nome do meu adversário era Adriano... Então pensei “não pode ser aquele Adriano. São 200 jogadores, deve ter outro Adriano”. Quando cheguei na mesa, era aquele Adriano.
Todas as partidas foram bem acirradas. Na primeira eu não consegui resistir. era muito Logos indo e vindo. Na segunda partida consegui tirar valor de uma Duskwitch e empatei a série. Na terceira e decisiva partida, quase nos acréscimos, consegui vencer usando a Força Forjadora (sacrifica criaturas para forjar sem custo). 2-1
As três partidas foram bem amistosas. O único ponto negativo foi um erro de interpretação dos juízes que prejudicou o Adriano.
Apesar do resultado inesperado, entendi o motivo dele ser considerado um dos favoritos.
Pausa para o almoço
Com uma incrível pausa de 30 minutos, pudemos enfim nos esbanjar na barraca de tapioca e salgados superfaturados. Também havia um restaurante em algum lugar por perto, mas fiquei com receio de demorar lá e acabar atrasando.
Jogo 3
Outra série muito difícil. Dessa vez enfrentei o Ramon, jogador muito bom e simpático. Não lembro detalhes da partida, mas venci outra vez por 2-1.
Jogo 4
Não me lembro o nome do meu adversário. A primeira partida foi muito feia. Logo de início consegui um bom controle da mesa com a casa Brobnar e fiquei jogando mono-house até vencer. Já a segunda partida foi bem equilibrada, venci e fechei a série em 2-0.
Jogo 5
No quinto jogo enfrentei o Rafael (que ficou em terceiro lugar). Tive poucas chances de vencer, mas fiz o meu melhor e não entreguei o jogo. Na segunda partida ele conseguiu usar o combo com Baterionauta e Chefe Capataz, não consegui reagir e perdi por 0-2.
Jogo 6
Nesse ponto eu já não sabia como continuava em pé. Estava muito cansado, assim como todos os outros que ainda estavam no páreo.
Esta foi a única partida que tenho más recordações. Talvez pelo cansaço e pelo stress, aconteceu um pequeno desentendimento na mesa. Mas logo depois resolvemos a situação e ficou tudo bem. No final eu acabei vencendo, fazendo 2-0 (ou seria 2-1?)
Finalizei o primeiro com um 5-1, que me deixou em quinto lugar na classificação. Um resultado nunca imaginado.
Como foi um dia bem corrido não consegui participar de nenhum side event ou assistir as partidas dos outros jogos que não conheço.
Segundo dia (domingo)
Chegamos no local do evento com uma boa antecedência, pois no dia anterior haviam pedido isso. Algo que foi desnecessário, pois esperamos mais de uma hora só para poder entrar na área do evento.
Após uma breve conversa com o staff, fomos informados sobre os adversários.
Partidas:
Spoiler:
Jogo 1 – Top 32
Ganhei fácil... Infelizmente o meu adversário não pôde comparecer. Então levei essa de presente.
Aproveitei para descansar um pouco e conversar com o pessoal dos outros jogos.
Jogo 2 – Top 16
E essa foi minha partida de despedida. Joguei contra o Bruno, que foi o vice-campeão. Não consegui reagir contra os dois decks dele, fazia âmbar e eu nem via. Praticamente não tive chances. Derrota por 0-2.
Depois da partida eu percebi que em pelo menos dois momentos fui prejudicado pela arbitragem. Não acho que isso faria diferença no resultado final, mas fiquei um pouco chateado, pois tinha um juiz do nosso lado o tempo todo para evitar isso.
Desta forma finalizei o Grand Championship 2019 de KeyForge em décimo primeiro lugar. Uma grande surpresa.
Ainda bastante cansado, decidi não jogar os side events. Aproveitei o tempo para me despedir do pessoal e agradecer a hospitalidade da comunidade.
Aqui vou deixar minha opinião de forma geral sobre alguns aspectos:
Local do evento: Ótimo local. Muito amplo (apesar das mesas apertadas no primeiro dia), confortável, banheiros e água próximos. O ponto negativo fica por conta da alimentação, havia pouca variedade.
Prize Wall: Bem ruim. Eu não consegui explorar muito, mas o que eu vi parecia muito caro em relação aos preços e prêmios dos side events.
Organização: Não estava perfeito, mas até tinha uma boa organização, sim. Os resultados saíam rápidos. Tinham muitos scores keepers e juízes por lá. As áreas de jogo estavam bem demarcadas.
Juízes: Apesar da boa quantidade e simpatia (pelo menos dos que me atenderam), acho que faltou um pouco de conhecimento das regras. Fui prejudicado, assim como meus adversários. Não achei que seria legal começar uma discussão lá, por isso todas as vezes em que houve essa situação apenas aceitamos e jogamos “errado”.
Em resumo, gostei bastante de participar. Foi muito cansativo, acho que eu não jogo o próximo se for esse mesmo formato. Mas certamente para os eventos paralelos eu estarei presente.
nieb::De fato, os decks do Bruno estavam ignorantes.
Você também teve a infelicidade de enfrentar ele?
Eu gostaria de ver uma lista com os decks dos participantes. A Galápagos disse que divulgaria o resultado final com os decks, mas até agora nada.
nieb::De fato, os decks do Bruno estavam ignorantes.
Você também teve a infelicidade de enfrentar ele?
Eu gostaria de ver uma lista com os decks dos participantes. A Galápagos disse que divulgaria o resultado final com os decks, mas até agora nada.
Lá no grupo de whatsapp o Caio pediu, algumas pessoas mandaram, incluindo o Bruno. Perdi pra ele no top 8. :/