Primeiramente, o fato de abrir a porta não provoca nenhum tipo de reação dos monstros. Agora para suas perguntas:
1 - Se entendi bem as regras, a Harpia tem ativada sua reação de alerta, neste caso ela me ataca antes de eu atacar a diabrete?
Ao atacar o diabrete vc estaria sujeito à reações de vingança dos monstros eles reagem nas seguintes situações;
- Qualquer monstro atacado reage, podendo se mover e atacar na mesma rodada, mas o jogador que controlar o monstro executa as ações do modo que quiser.
- Se o seu ataque foi um ataque a distância(que acerta com arcos, independente de ter sido feito adjacente ao alvo), você também provoca reações de vingança de todos os monstros adjacentes a você.
Então no caso descrito, não, só o alvo atacado reagiria, a menos que tenha sido um ataque a distancia.
2 - Se ataquei a diabrete e não a matei, e depois ela me atacou e não morri, o combate continua até alguém morrer ou para por ali e só continua no próximo turno se eu quiser atacar novamente?
- O combate acaba, seu turno é composto de seu ataque + seus pontos de movimento.
Outras dúvidas:
3 - Cérberos pode atacar até 3 heróis consecutivos. Seria uma rolagem de dados para cada ou uma rolagem serve para atacar a todos?
- O Cérbero pode fazer 3 ataques diferentes, dividindo-os como quiser, então são 3 rolagens de dados diferentes, uma para cada ataque.
4 - Para ativar a reação de alerta de um monstro "meele" (que bate de perto) preciso estar colado nele ou no mesmo quadro. A reação de alerta de um monstro "range" (que bate de longe) é da mesma forma ou ela se ativa de mais longe também?
- A reação do monstro corpo a corpo não é ativada exclusivamente qndo atacado corpo a corpo, se ele for atacado a distancia também tem direito a reação, no caso ele pode se mover, se alcançar o inimigo pode então atacar. Mas monstros podem abrir e fechar portas, se posicionar melhor, só não podem usar portais.