Por Karl Nowak
Acabei de testar o jogo pela primeira vez, joguei duas partidas de dois jogadores contra meu irmão. Nós testamos cada uma das diferentes facções para sentir como elas são. Apesar de não ser totalmente uma análise, aqui estão as minhas primeiras impressões do jogo.

- Ser o primeiro a colocar um tile de sistema durante a fase de preparação tende a ser uma desvantagem para partidas com dois jogadores. Pode ser apenas como as coisas se encaixaram durante os nossos jogos, mas da forma que o posicionamento dos objetivos inimigos nos tiles de sistemas funciona, parece que ser o segundo jogador deixa você posicionar de forma mais reativa. Meu irmão ganhou o segundo jogo basicamente por conta disto, colocando minhas fichas de objetivo contra seu sistema com dois espaços no fim do tabuleiro. Ele acabou conseguindo me empurrar tanto para a outra borda do tabuleiro que se tornou praticamente impossível empurrá-lo de volta e reivindicar meus objetivos. Eu imagino que isso seja mais mitigado em jogos com 3 ou 4 jogadores.
- O combate flui tranquilamente. Posso imaginar que num jogo grande, pode ser frustrante para os jogadores não-ativos lidarem com o tempo ocioso, mas parece ser rápido o suficiente para que isso não se torne um problema.
- Pensei inicialmente que os dados iriam ser a parte mais crítica do combate, mas as cartas de combate se mostraram ser a parte mais integral para a vitória. Os dados simplesmente fornecem condições iniciais, mas as cartas fornecem tantas manipulações do campo de batalha que você pode acabar o combate com um conjunto de valores totalmente diferente daqueles que você rolou inicialmente. Altamente estratégico, com pouca aleatoriedade "real", pelo que pude constatar.
- Ordem de Estratégia. Aprendemos da forma difícil que focar apenas em construir unidades no início do jogo pode reduzir seu desempenho mais tarde. Ao menos compre uma ou duas melhorias de combate ou ordens no começo para deixar suas unidades e ordens mais eficientes. Melhorar suas cartas de combate é especialmente importante, já que depender por muito tempo das cartas básicas pode te custar um objetivo. Também, a ordem de estratégia te dá acesso a eventos, que podem ser particularmente úteis de tempos em tempos.
- Pegue as fichas de reforços sempre que você tiver a chance e quando ela não atrapalhar seus outros planos. Tê-las disponíveis como bucha de canhão para proteger suas unidades mais valiosas é inestimável. Se puder, tente ao menos manter 2 fichas de reforços para quando uma batalha larga e potencialmente crítica for se iniciar.
- Tente também conseguir algumas cidades logo no início. Ter algumas cidades pelo terceiro ou quarto turno realmente abrem várias oportunidades para você, diminuindo ao mesmo tempo sua dependência de forjar fichas de martelos.
- Os
Marines são bem sólidos, bem simples. Bons para ensinar o jogo, eu acho. A habilidade de
dominate deles os deixam bem eficientes com seus recursos. Também são flexíveis em combate. Se estiver em desvantagem numérica, você pode facilmente usar cartas para simplesmente defender e usar ocasionalmente um pouco de dano na moral - removendo uma unidade de jogo temporariamente - o suficiente para sobreviver até o fim do terceiro turno de combate e ganhar através da moral. A melhoria na ordem de
Drop Pods é extremamente útil, especialmente se você tem ao menos uma
Battle Barge para realmente enfraquecer os inimigos antes de colocar um Space Marine de graça.
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Orks parecem necessitar de mais estratégia do que inicialmente imaginamos. Embora suas unidades sejam basicamente bem diretas, parece que você precisa planejar bem suas ordens de avanço alguns passos adiante, junto com muitas fichas de material ou cache para conseguir o máximo da sua habilidade de
dominate, pelo menos meu irmão precisou. Eu sugiro pegar logo cedo a melhoria
Ork Roks, já que meu irmão acabou encontrando situações em que ele dependia muito de naves, forçando-o a construir mais delas ao invés de construir suas unidades terrestres. Dito isso, suas unidades terrestres são surpreendentemente versáteis e mortais. Nobs em particular são bem econômicos, tente conseguir vários deles no começo do jogo. Por causa da baixa moral, porém, ganhar através de atrito/retirada é crítico.
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Chaos demonstram ser um pouco complicado. Não cheguei a analisar profundamente eles, já que esse foi um jogo que eu fui completamente derrotado por conta da colocação de objetivos. A habilidade de
dominate é muito útil para manobras, mas não a utilize para consolidar tropas (eu fiz isso, e foi o que me custou o jogo). Ao invés disso, use-a para conquistar planetas desprotegidos e tente construir estes planetas com fábricas e bastiões. Quando fizer melhorias, faça cedo as melhorias de ordem de construção (
Dark Rituals, se não me engano). Poder construir uma unidade (com um desconto em potencial) depois de resolver totalmente sua ordem de construção é muito útil, especialmente depois de usar sua habilidade de dominação para esgueirar um cultista atrás de linhas inimigas, te dando a habilidade de construir uma fábrica e uma unidade com apenas uma ordem. Cultistas parecem ser sempre úteis por causa das habilidades de melhorias de carta/ordem, potencialmente até no fim do jogo (não cheguei a durar tanto para realmente testar).
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Eldar aparentam ser extremamente eficientes, mas um pouco complicados de se usar. Sua dependência de naves e baixo número de tropas terrestres fazem com que eles pareçam ter uma pequena desvantagem no que diz respeito a capturar objetivos, mas pelo que pude ver, suas melhorias e habilidades permitem que eles tirem o máximo de proveito do limitado número de unidades terrestres. Sua habilidade de criar rotas longas e sua habilidade
dominate garante que eles consigam colocar suas tropas praticamente em qualquer lugar no tabuleiro sem muitos problemas. Eu também consigo imaginar que com uma quantidade grande de naves disponíveis, bombardeios orbitais para enfraquecer um planeta inimigo seja uma estratégia chave.
Já que esta foi nossa primeira vez com o jogo, algumas das nossas impressões podem estar equivocadas (já que normalmente temos a tendência de interpretar alguma regra errada nas primeiras vezes que jogamos um jogo novo), mas de qualquer forma, foi muito divertido e notamos que cada facção é única e divertida de se jogar. Eu adoraria saber o que outras pessoas que tiveram a chance de jogar este jogo pensam, especialmente tentar e descobrir algumas das táticas gerais de cada facção, já que ainda estamos tentando descobrir como cada uma se comporta melhor.
Traduzido por Incognito (Juliano de Miranda)
