Olá! Também fui no evento de Essen pela primeira vez, e concordo, inesquecível!
Minha dica pra quem pretende ir é: planejamento é tudo!
Reservamos um apartamento em abril numa cidade vizinha, e acreditem, vários lugares mais próximos já estavam lotados.
Peguei metrô nos dias do evento. Foi tranquilo, tinham metrôs exclusivos diretamente da estação Essen Hauptbahnhof para o Messe Essen. Tudo bem sinalizado. Se você estiver em dúvida, siga a multidão!
Como jogadora, fiquei bem satisfeita com a estrutura e as atrações do evento. Há muitos jogos para comprar e jogar, editoras com o jogo montado nas mesas, pessoas trabalhando só para te ensinar o jogo, jogos em fase de teste (protótipos ou demos), jogos clássicos (vi até mesa de xadrez, jenga, uno). Editoras menores têm espaços menores e menos mesas, mas nada que te impeça de se divertir! Além das editoras, há várias lojas vendendo jogos de tabuleiro, card games, acessórios, dados, miniaturas, jogos infantis, brinquedos tipo iô-iô, jogos de tabuleiro asiáticos diversos que você nunca vê por aqui, difícil era saber o que comprar!
Vi pessoas com protótipos buscando editoras, fabricantes de componentes, fabricantes de mesas para jogos.
A área de trocas já tem um pessoal que se organiza pelo BGG, onde já rola leilão e vendas antes do evento. Aí só combinam dia e horário para entregar e pagar o jogo.
Joguei vários jogos, entre eles Ishtar, Dawn of Mankind, Paranormal detectives, Everdell, Deep Blue, Keyforge.
O ambiente é bem familiar. Você vê crianças se divertindo pra todo lado. Têm vários estandes de jogos infantis. Tinha um Jenga com peças enormes e um Carcassone gigante também! Até camas elásticas para as crianças!
Você vê designers e artistas dos jogos nas estandes, pode trocar uma ideia, pedir autógrafo. Vi até o Tom Vasel andando pela feira usando um terno e chapéu vermelhos! (bem discreto
)
Todo mundo fala inglês, e até em algumas editoras de fora da Europa os funcionários nem falam alemão!
Tem promoções de jogos mais antigos, mas tem que garimpar. Comprei o jogo Lorenzo por 15 euros! E vários desconhecidos por nós, só versão alemã a venda.
Somente no sábado foi uma experiência ruim, pois estava MUITO MUITO lotado, difícil de andar, mesas com fila de espera, tudo lotado.
Acho que é isso! Quem quiser ver fotos que tirei em Essen, veja meu Instagram 
Obrigada pelo post, você descreveu vários detalhes que eu nem conhecia, como essas atividades pós-feira!