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  3. As Viagens de Marco Polo
  4. Parte 1: O básico.

Parte 1: O básico.

As Viagens de Marco Polo
  • avatar
    fredbarcelos03/10/19 23:02
    avatar
    fredbarcelos
    03/10/19 23:02
    370 mensagens MD

    As Viagens de Marco Polo,

    parte 1: O Básico.


    Todo o texto a seguir é baseado apenas no jogo base.



    O jogo possui os seguintes elementos de pontuação: Cartas de objetivo, contratos, cidades no mapa, Beijing e maioria de contratos.


    Você deve procurar ir bem em TODOS esses elementos de pontuação!


    Você deve viajar cumprindo contratos! Você deve cumprir contratos Viajando! E isto desde a PRIMEIRA RODADA! Aliás a primeira rodada é importantíssima pois Marco Polo é um jogo curto, você não muito tempo para corrigir erros, e cada uma das cinco rodadas deve ser eficiente, logo, uma boa abertura te dará fôlego para a difícil segunda rodada e assim conseguir chegar ao fim de maneira competitiva.




    As Viagens:

    Os jogadores devem perceber as vantagens das viagens no jogo... Vamos a elas:


    1 – As cidades tem recursos para o primeiro jogador que por um posto de comércio nelas.

    2 – As cidades grandes possuem ações mais fortes que as ações apresentadas no tabuleiro.

    3 – As cidades pequenas dão recursos (ou pontos) no momento em que é colocado um posto de comércio nelas e a partir de então, darão esses mesmos recursos no início de todas as rodadas restantes da partida.

    4 – As cidades (e Beijing) dão pontos no fim do jogo.

    Essas são as vantagens de viajar pelo mapa.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/62332_2hvboy.jpg
    Bônus das cidades pequenas.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/bd05b_2hvboy.jpg
    Bônus (que considero especiais)das cidades grandes.



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d4659_2hvboy.jpg
    Bônus (recursos) das cidades grandes.




    Uma parte importante do jogo: ao receber as quatro cartas de objetivo e escolher duas, você deve traçar UMA ROTA DE VIAGEM pelo mapa! E TODAS AS ROTAS devem passar por Beijing!


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1d210_2hvboy.jpg
    Escolher duas entre quatro dessas cartas e montar uma rota é ESSENCIAL para ir bem no jogo!


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/544fc_2hvboy.jpg
    Essas cartas (sem considerar situações específicas como personagens) formam uma rota que, começaria por Moscow-Anxi-Kashigar-Beijing-Sumatra. 



    Isso pode ser difícil mas é de suma importância os jogadores conseguirem, ao pegar as quatro cartas de objetivo, traçar uma rota. Neste momento o personagem importa pois alguns são muito eficientes em viajar o que permite aos jogadores traçar uma rota já sabendo de sua capacidade de locomoção pelo mapa.

    Mas não apenas o personagem é importante ao traçar uma rota de viagem, a distribuição dos bônus das cidades grandes e, principalmente, a disposição das cidades pequenas importa, e muito, nesse momento... O jogador DEVE LER O MAPA ao fazer suas escolhas antes da primeira rodada

    Então o aspecto de leitura/avaliação do mapa quando de posse das cartas de objetivo pode tornar seu jogo mais fácil ou mais difícil, você pode ser mais ousado ou conservador, você pode ter sorte ou azar... é um momento crucial e ele ocorre antes mesmo de encostar em seus dados!



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/50f87_2hvboy.jpg
    Avaliar o mapa: quais recursos e quais ações estão disponíveis nas cidades grandes, quais são os bônus das cidades pequenas mais próximas, quais são os contratos disponíveis na primeira rodada...


    A pontuação das cartas de objetivo É ENORME! Não se engane com os valores baixos de algumas dessas cartas... Exemplo: duas cartas com quatro cidades diferentes e a pontuação por cada uma dessas cartas é 4 pts, parece pouco, porém 4 + 4 dessas duas cartas é igual a 18! (e não apenas 8 como pode parecer) e se, repito, se, você além de cumprir os objetivos das duas cartas ainda foi bem na corrida por Beijing, você tem 4 + 4 + 10 (pelas 4 cidades diferentes) + 10 (por Beijing)= 28 pts... olhe para o tableiro, e perceba que 28 pontos é mais da metade da trilha de pontuação! E se você empatar na corrida por mais contratos ainda ganha + 7 pontos (lembre-se que no empate, todos os jogadores empatados recebem 7 pontos) o que sobe sua pontuação em mais 35 pts ao fim do jogo com as duas cartas de objetivo de MENOR VALOR! (e sim, isso é possível! eu jogo sempre tentando me manter vivo na corrida por contratos, por Beijing e chegar à todas minhas cidades objetivo)

    Fora que se as cartas possuem valor de pontuação baixo, elas são, em geral, mais fáceis de serem alcançadas!



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/544fc_2hvboy.jpg
    Essas duas cartas são a maior pontuação possível com cidades objetivo, dão 25 pontos ao fim da partida... 8 + 7 + 10 = 25pts. E depois ainda teríamos que verificar as pontuações por Beijing e maioria de contratos. 




    Não é o “fim do mundo” optar por cartas de objetivo onde uma das cidades se repete e consequentemente limitando suas cidades objetivo à apenas três cidades diferentes. Nesse caso você está “abrindo mão” de 4 pontos (4 cidades diferentes = 10 pts, 3 cidades diferentes = 6pts), porém, é melhor abrir mão de 4 pontos que tentar os 10 pontos por quatro cidades diferentes e não conseguir, a perda é maior pois você não marca os pontos de uma das cartas de objetivo E PERDE os 4 pontos, deixando de marcar NO MÍNIMO 8 pontos. Aconselho aos iniciantes no jogo optar por cartas objetivo com cidades repetidas, pois é mais fácil cumprir as duas cartas (e ir ganhando experiência e confiança nas viagens).

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b6e7e_2hvboy.jpg
    Xian repete nas duas cartas, logo ao chegar nessa cidade você cumpre uma das metas nas duas cartas ao mesmo tempo. A pontuação dessa combinação de cartas é 14 pontos.







    Os contratos:

    Existe um erro muito comum em relação a como os jogadores escolhem seus contratos, escolher apenas pelos pontos. É claro que os pontos são bem-vindos, mas os contratos não dão apenas pontos, eles dão recursos (incluindo moedas e camelos) e, quando você passa coletar recursos pontuando (cumprir contrato) seu jogo se torna bem mais eficiente.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/68b35_2hvboy.jpg
    Contratos que dão camelos. (perdão pela foto embaçada...)


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0fb67_2hvboy.jpg
    Contratos que dão recursos.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9eca9_2hvboy.jpg
    Contratos que dão moedas.








    Eficiência:

    Agora vamos ao mais importante desse jogo, e afirmo categoricamente, não importa o personagem, você não deve apenas viajar e também não deve apenas cumprir contratos... 


    Você deve viajar cumprindo contratos! 


    ou Cumprir contratos viajando!

    Talvez você esteja achando que estou me referindo a estes tipos de contratos:


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/810f7_2hvboy.jpg
    Não é disso que estou falando. Um jogador não pode ficar “refém” desses contratos com “viagens” para poder se desenvolver no jogo, apesar desse tipo de contrato ser realmente eficaz, quero falar dos demais pois caso contrário, posso passar uma ideia errônea a respeito dos contratos.



    Cumpra contratos PARA LEVANTAR RECURSOS para pagar por suas viagens. Se você precisa de dinheiro, procure contratos que deem moedas, se precisa de camelos, cumpra contratos que forneçam camelos. Cumprir contratos que fornecem recursos é ótimo pois eles ajudam a cumprir os demais contratos. Lembre-se, ao olhar para os contratos dessa maneira, você avançará em todas as corridas do jogo (Beijing, maioria de contratos) se aproximando de cumprir suas cartas objetivo e, de quebra, ainda pontuará no caminho.



    Os demais contratos, aqueles que dão dado preto, “passo de viagem” e outro contrato, são ótimos contratos... quando cumpridos no momento certo! Cumprir um contrato que lhe fornece 1 dado preto quando não há dados pretos disponíveis não é uma ação eficiente, assim como ter um “passo” para andar e não poder se mover por falta de camelos para passar pelo caminho ou não chegar à outra cidade, parando num oásis (tá, existem benefícios em parar num oásis como diminuir o custo da próxima viagem ou aproveitar a habilidade de um personagem). Aqui, sigo o mesmo raciocínio a respeito dos contratos, se preciso de um dado preto, porquê não conseguir um e pontuar ao mesmo tempo?
    Os contratos que dão contratos são do tipo que gosto de cumprir na última rodada, pois lá normalmente os recursos não são tão escassos e, com sorte, é possível disparar na corrida por maioria de contratos cumpridos.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/810f7_2hvboy.jpg
    Excelentes para atingir cidades à um passo de distância.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/511cf_2hvboy.jpg
    Esses tem que ter "timing" para não desperdiçar o beneficio.


     https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/2a4e6_2hvboy.jpg
    Perfeitos para o fim de jogo, onde a única coisa que importa é marcar pontos!


    Ainda há muiiiiiita coisa pra falar desse jogo, mas fica pra um outro momento, fiquemos com o básico por enquanto. Até a próxima pessoal!



    Edit

    parte 2: https://www.ludopedia.com.br/topico/34165/parte-2-avancado

    parte 3: https://www.ludopedia.com.br/topico/34368/parte-3-personagens



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  • tpcordeiro
    1697 mensagens MD
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    tpcordeiro04/10/19 08:20
    tpcordeiro » 04/10/19 08:20

    Parabéns pela iniciativa! E como se não fosse só o texto, ainda teve a produção das fotos! Ainda não li tudo, mas já ganhou meu like!
    Sinto muita falta desse tipo de conteúdo (discutir estratégias) aqui na Ludopedia, algo tão comum no BGG.
    Que venham mais!

    4
  • educez
    1108 mensagens MD
    avatar
    educez04/10/19 08:34
    educez » 04/10/19 08:34

    Parabéns, muito interessante abordar esse tipo de assunto, apesar de não curtir muito Marco Polo. Você poderia fazer uma postagem assim sobre GWT também hein, rs, falando sobre a estratégias: construtor, maquinista, vaqueiro...

    2
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos04/10/19 08:53
    fredbarcelos » 04/10/19 08:53

    tpcordeiro::Parabéns pela iniciativa! E como se não fosse só o texto, ainda teve a produção das fotos! Ainda não li tudo, mas já ganhou meu like!
    Sinto muita falta desse tipo de conteúdo (discutir estratégias) aqui na Ludopedia, algo tão comum no BGG.
    Que venham mais!

    Obrigado pelas palavras.
    E eu acredito que todos nós temos um (ou mais) jogos que conhecemos bem o suficiente pra abrir discussões sobre estratégias. Espero que esse tópico incentive os demais ingredientes jogadores a abrir discussões sobre outros jogos.

    1
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos04/10/19 08:55
    fredbarcelos » 04/10/19 08:55

    educez::Parabéns, muito interessante abordar esse tipo de assunto, apesar de não curtir muito Marco Polo. Você poderia fazer uma postagem assim sobre GWT também hein, rs, falando sobre a estratégias: construtor, maquinista, vaqueiro...

    Obrigado, e sim, pretendo falar sobre GWT.

    2
  • ArturFel
    490 mensagens MD
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    ArturFel04/10/19 09:53
    ArturFel » 04/10/19 09:53

    É muito legal mesmo essas discussões sobre estrategias. Eu particularmente só gosto de me aprofundar nelas depois de ter jogado por um tempo o jogo, pra não chegar no jogo já "bitolado".

    É mais legal ainda quando há campeonatos, ai a vontade de descobrir novas estratégias aumenta.


    2
  • RaphaZ
    110 mensagens MD
    avatar
    RaphaZ04/10/19 11:44
    RaphaZ » 04/10/19 11:44

    "Você deve viajar cumprindo contratos! Você deve cumprir contratos Viajando!"

    Esse é o melhor resumo do jogo, é preciso otimizar muito bem as ações para extrair sempre a melhor jogada possível pois esse jogão é sufocante de tão apertado haha, é meu top 1. É legal ver a galera começando a perceber que o nome do jogo faz sentido, pois é possível sim viajar bastante durante a partida.

    Parabéns pelo texto.

    3
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos04/10/19 11:47
    fredbarcelos » 04/10/19 11:47

    ArturFel::É muito legal mesmo essas discussões sobre estrategias. Eu particularmente só gosto de me aprofundar nelas depois de ter jogado por um tempo o jogo, pra não chegar no jogo já "bitolado".

    É mais legal ainda quando há campeonatos, ai a vontade de descobrir novas estratégias aumenta.



    Ah sim, eu tenho Marco Polo desde o primeiro lançamento aqui no Brasil em 2016, e depois passei a jogar online no Yucata.de  (meu Nickname é fredbarcelos 2) aí foi um aprendizado enorme jogando contra jogadores de altíssimo nível! Aconselho procurar essas opções online tbm.
    PS.  Nunca tive a oportunidade de participar de campeonatos

    0
  • fredbarcelos
    370 mensagens MD
    avatar
    fredbarcelos04/10/19 12:08
    fredbarcelos » 04/10/19 12:08

    RaphaZ::"Você deve viajar cumprindo contratos! Você deve cumprir contratos Viajando!"

    Esse é o melhor resumo do jogo, é preciso otimizar muito bem as ações para extrair sempre a melhor jogada possível pois esse jogão é sufocante de tão apertado haha, é meu top 1. É legal ver a galera começando a perceber que o nome do jogo faz sentido, pois é possível sim viajar bastante durante a partida.

    Parabéns pelo texto.

    Obrigado. E pretendo elaborar mais um (talvez dois) Posts sobre esse jogo, quem sabe sobre outros jogos tbm...

    1
  • Ignatius
    287 mensagens MD
    avatar
    Ignatius04/10/19 12:47
    Ignatius » 04/10/19 12:47

    Eu recentemente venci uma partida, gostaria q comentasse à luz da sua estratégia aí, pois só fiz dois contratos, o inicial, de 2 pts, e mais um de 4 pts e uma movimentação.

    Eu era o personagem dos dois peões, Niccolo e Marco Polo. Eu pretendia ir até Sumatra, onde tinha uma plaquinha em q vc coloca um dado e pontua pelas suas casinhas de comércio. Falaram antes do jogo q colocando um dado 6, ganharia 6 pts por cada casinha, afinal "espalhar casinha assim é difícil". Como era longe (em Sumatra), acharam q eu não me atreveria. Qdo eu cheguei lá, revisaram a regra e um dado 6 dava 6 pts, desde que vc tivesse 6 casas (eu já tinha 7). Portanto, a minha expectativa de fazer até 42 pts foi reduzida para 6 no máximo. Ainda assim eu ganhei. Pessoal andou fazendo 7 ou 8 contratos, e eu ganhei com os dois q faziam 6 pts ao todo.

    Pts q eu fiz:
    25 dos dois objetivos de viagem (como meu poder era de viajar, eu peguei logo os q valiam mais pts, 8, 7 e mais 10 de bônus).
    25 pts usando tiles de pontuação como este da casinha. Estavam todos em Sumatra ou perto, então ninguém mais teve acesso. O de casinha mesmo, 11 pts, o q troca seda e camelos, 6 pts, o que troca pimenta, 8 pts.
    10 pts pela primeira casinha de Pequim (um outro jogador apenas colocou a segunda, éramos 4.).
    6 pts de contrato.
    6 pts da fichinha q dá 3 pts no início da rodada.
    1 pt de dinheiro.

    O total foi de 73, q segundo me disseram, foi uma boa pontuação. O segundo colocado fez 61. Pessoal cumpriu os objetivos de viagem, mas não pontuavam tanto como os meus. Uma das pessoas q já tinha jogado mais no grupo de whatsapp comentou "e tem gente q fala q não dá pra ganhar só viajando".

    Vc acha q houve algo de diferente nessa partida? As pessoas com quem eu joguei tinham aí 3-4 partidas de experiência no jogo. Foi a minha segunda, então ninguém tinha uma estratégia realmente pronta, eu acho.

    3
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