As Viagens de Marco Polo,
parte 1: O Básico.
Todo o texto a seguir é baseado apenas no jogo base.
O jogo possui os seguintes elementos de pontuação: Cartas de objetivo, contratos, cidades no mapa, Beijing e maioria de contratos.
Você deve procurar ir bem em TODOS esses elementos de pontuação!
Você deve viajar cumprindo contratos! Você deve cumprir contratos Viajando! E isto desde a PRIMEIRA RODADA! Aliás a primeira rodada é importantíssima pois Marco Polo é um jogo curto, você não muito tempo para corrigir erros, e cada uma das cinco rodadas deve ser eficiente, logo, uma boa abertura te dará fôlego para a difícil segunda rodada e assim conseguir chegar ao fim de maneira competitiva.
As Viagens:
Os jogadores devem perceber as vantagens das viagens no jogo... Vamos a elas:
1 – As cidades tem recursos para o primeiro jogador que por um posto de comércio nelas.
2 – As cidades grandes possuem ações mais fortes que as ações apresentadas no tabuleiro.
3 – As cidades pequenas dão recursos (ou pontos) no momento em que é colocado um posto de comércio nelas e a partir de então, darão esses mesmos recursos no início de todas as rodadas restantes da partida.
4 – As cidades (e Beijing) dão pontos no fim do jogo.
Essas são as vantagens de viajar pelo mapa.

Bônus das cidades pequenas.

Bônus (que considero especiais)das cidades grandes.

Bônus (recursos) das cidades grandes.
Uma parte importante do jogo: ao receber as quatro cartas de objetivo e escolher duas, você deve traçar UMA ROTA DE VIAGEM pelo mapa! E TODAS AS ROTAS devem passar por Beijing!

Escolher duas entre quatro dessas cartas e montar uma rota é ESSENCIAL para ir bem no jogo!

Essas cartas (sem considerar situações específicas como personagens) formam uma rota que, começaria por Moscow-Anxi-Kashigar-Beijing-Sumatra.
Isso pode ser difícil mas é de suma importância os jogadores conseguirem, ao pegar as quatro cartas de objetivo, traçar uma rota. Neste momento o personagem importa pois alguns são muito eficientes em viajar o que permite aos jogadores traçar uma rota já sabendo de sua capacidade de locomoção pelo mapa.
Mas não apenas o personagem é importante ao traçar uma rota de viagem, a distribuição dos bônus das cidades grandes e, principalmente, a disposição das cidades pequenas importa, e muito, nesse momento... O jogador DEVE LER O MAPA ao fazer suas escolhas antes da primeira rodada
Então o aspecto de leitura/avaliação do mapa quando de posse das cartas de objetivo pode tornar seu jogo mais fácil ou mais difícil, você pode ser mais ousado ou conservador, você pode ter sorte ou azar... é um momento crucial e ele ocorre antes mesmo de encostar em seus dados!

Avaliar o mapa: quais recursos e quais ações estão disponíveis nas cidades grandes, quais são os bônus das cidades pequenas mais próximas, quais são os contratos disponíveis na primeira rodada...
A pontuação das cartas de objetivo É ENORME! Não se engane com os valores baixos de algumas dessas cartas... Exemplo: duas cartas com quatro cidades diferentes e a pontuação por cada uma dessas cartas é 4 pts, parece pouco, porém 4 + 4 dessas duas cartas é igual a 18! (e não apenas 8 como pode parecer) e se, repito, se, você além de cumprir os objetivos das duas cartas ainda foi bem na corrida por Beijing, você tem 4 + 4 + 10 (pelas 4 cidades diferentes) + 10 (por Beijing)= 28 pts... olhe para o tableiro, e perceba que 28 pontos é mais da metade da trilha de pontuação! E se você empatar na corrida por mais contratos ainda ganha + 7 pontos (lembre-se que no empate, todos os jogadores empatados recebem 7 pontos) o que sobe sua pontuação em mais 35 pts ao fim do jogo com as duas cartas de objetivo de MENOR VALOR! (e sim, isso é possível! eu jogo sempre tentando me manter vivo na corrida por contratos, por Beijing e chegar à todas minhas cidades objetivo)
Fora que se as cartas possuem valor de pontuação baixo, elas são, em geral, mais fáceis de serem alcançadas!

Essas duas cartas são a maior pontuação possível com cidades objetivo, dão 25 pontos ao fim da partida... 8 + 7 + 10 = 25pts. E depois ainda teríamos que verificar as pontuações por Beijing e maioria de contratos.
Não é o “fim do mundo” optar por cartas de objetivo onde uma das cidades se repete e consequentemente limitando suas cidades objetivo à apenas três cidades diferentes. Nesse caso você está “abrindo mão” de 4 pontos (4 cidades diferentes = 10 pts, 3 cidades diferentes = 6pts), porém, é melhor abrir mão de 4 pontos que tentar os 10 pontos por quatro cidades diferentes e não conseguir, a perda é maior pois você não marca os pontos de uma das cartas de objetivo E PERDE os 4 pontos, deixando de marcar NO MÍNIMO 8 pontos. Aconselho aos iniciantes no jogo optar por cartas objetivo com cidades repetidas, pois é mais fácil cumprir as duas cartas (e ir ganhando experiência e confiança nas viagens).

Xian repete nas duas cartas, logo ao chegar nessa cidade você cumpre uma das metas nas duas cartas ao mesmo tempo. A pontuação dessa combinação de cartas é 14 pontos.
Os contratos:
Existe um erro muito comum em relação a como os jogadores escolhem seus contratos, escolher apenas pelos pontos. É claro que os pontos são bem-vindos, mas os contratos não dão apenas pontos, eles dão recursos (incluindo moedas e camelos) e, quando você passa coletar recursos pontuando (cumprir contrato) seu jogo se torna bem mais eficiente.

Contratos que dão camelos. (perdão pela foto embaçada...)

Contratos que dão recursos.

Contratos que dão moedas.
Eficiência:
Agora vamos ao mais importante desse jogo, e afirmo categoricamente, não importa o personagem, você não deve apenas viajar e também não deve apenas cumprir contratos...
Você deve viajar cumprindo contratos!
ou Cumprir contratos viajando!
Talvez você esteja achando que estou me referindo a estes tipos de contratos:

Não é disso que estou falando. Um jogador não pode ficar “refém” desses contratos com “viagens” para poder se desenvolver no jogo, apesar desse tipo de contrato ser realmente eficaz, quero falar dos demais pois caso contrário, posso passar uma ideia errônea a respeito dos contratos.
Cumpra contratos PARA LEVANTAR RECURSOS para pagar por suas viagens. Se você precisa de dinheiro, procure contratos que deem moedas, se precisa de camelos, cumpra contratos que forneçam camelos. Cumprir contratos que fornecem recursos é ótimo pois eles ajudam a cumprir os demais contratos. Lembre-se, ao olhar para os contratos dessa maneira, você avançará em todas as corridas do jogo (Beijing, maioria de contratos) se aproximando de cumprir suas cartas objetivo e, de quebra, ainda pontuará no caminho.
Os demais contratos, aqueles que dão dado preto, “passo de viagem” e outro contrato, são ótimos contratos... quando cumpridos no momento certo! Cumprir um contrato que lhe fornece 1 dado preto quando não há dados pretos disponíveis não é uma ação eficiente, assim como ter um “passo” para andar e não poder se mover por falta de camelos para passar pelo caminho ou não chegar à outra cidade, parando num oásis (tá, existem benefícios em parar num oásis como diminuir o custo da próxima viagem ou aproveitar a habilidade de um personagem). Aqui, sigo o mesmo raciocínio a respeito dos contratos, se preciso de um dado preto, porquê não conseguir um e pontuar ao mesmo tempo?
Os contratos que dão contratos são do tipo que gosto de cumprir na última rodada, pois lá normalmente os recursos não são tão escassos e, com sorte, é possível disparar na corrida por maioria de contratos cumpridos.

Excelentes para atingir cidades à um passo de distância.

Esses tem que ter "timing" para não desperdiçar o beneficio.

Perfeitos para o fim de jogo, onde a única coisa que importa é marcar pontos!
Ainda há muiiiiiita coisa pra falar desse jogo, mas fica pra um outro momento, fiquemos com o básico por enquanto. Até a próxima pessoal!
Edit
parte 2: https://www.ludopedia.com.br/topico/34165/parte-2-avancado
parte 3: https://www.ludopedia.com.br/topico/34368/parte-3-personagens