Forbidden Stars nao tem quase nada similar a eclipse, e ti3
Ele é o sucessor espiritual do Starcraft BG, e tem algumas poucas similaridades com ele.
Em Eclipse vc precisa explorar e abrir o mapa, criar sua maquina de gerenciamento de recursos, fazer upgrades de tech, naves e eventualmente combater.
TI3 é dirigido em explorar, porem o mapa eh totalmente visivel no inicio da partida. Voce vai tbem controlar planetas, gerenciar recursos (porem muito menos complexo que no eclipse), desenvolver techs que podem melhorar naves e outros fatores.
TI3 ainda tem votacao de leis temporarias e algumas que duram a partida inteira e modificam aspectos do jogo, comercio entre jogadores e combate.
Tudo o que vc faz no TI3 tem como meta cumprir os objetivos que vao sendo abertos ao longo do jogo, e quem cumprir x objetivos ganha, quando no eclipse voce marca pontos por coisas que vai fazer no jogo.
Ele é um jogo bem MODULAR. Seu jogo base e expansoes tem varios opcionais que podem influenciar o tempo do jogo e complexidade dele, como por exemplo:
- cartas de objetivo que direcionam o jogo mais para combate
- generais e embaixadores para seus planetas e frotas
- tokens de exploracao no espaco e planetas que vao gerar eventos
- naves capitaneas
A lista é enorme.
(Acho que a lenda de que o jogo demora 12 horas ou mais de partida é em grande parte nas historias de jogos com 6+ jogadores com muitos opcionais ativados)
Forbidden Stars quando comparado com os jogos acima, tem o lance da expansao de territorio e combate, e é extremamente focado nisso.
Ao contrario de Eclipse e TI3 onde podem rolar partidas com muito pouco combate, no FS vc nao vai escapar disso.
Voce vence o jogo ao capturar seus objetivos da sua raça que vao estar em planetas que vc precisa conquistar, entao vai rolar bastante porrada.
O desenvolvimento tecnologico da sua faccao tbem existe, e no caso fo FS sao cartas que vc vai adquirir para seu deck. Essencialmente isso é parecido com o Starcraft (que tecnicamente acho que criando essa mecanica, foi um dos, senao o primeiro jogo com "deck building"
Em tempo de jogo acho que FS é o menos demorado, seguido de Eclipse e por ultimo TI3
FS nao joguei, mas Eclipse meu tempo medio de partida com uns 4 jogadores é de 2:30 horas, TI3 com 4 pessoas em torno de 4 horas.
Starcraft tbem girava em torno de 2:30 horas.
Todos esses numeros sao considerando jogadores novos na mesa.
Particularmente sempre falo, o medo que o pessoal tem da duracao do TI3 é exagerado. Ele nao é tao mais demorado do que Runewars, Eclipse com bastante gente ou gente lerda, Zombicide...
O combate nos 3 nao eh tao complexo, entao nao acho que exista dificuldade ou fator tempo que poderia definir se vai querer um ou o outro, mas no caso do TI3 com as techs, eh extremamente aconselhavel ter folhas de resumo que listam os upgrades, ao inves de ficar olhando nas cartas de tech para conferir bonus das naves. (é como eu jogo)