storum::Prestem atenção, sua encomenda vai percorrer 2 caminhos:
[...]
A CONFUSÃO SE INSTALA QUANDO:
- Sua mercadoria não tem numero de rastreamento. Provavelmente vc fica sem rastrear, não paga a taxa dos correios de 15 reais e ela vai acabar com o tempo retornando ao vendedor.
- ENVIOS DA UPS - o numero de rastreamento da UPS só serve pra rastrear no site da UPS, não funciona nos correios do Brasil. Sendo assim, vc não consegue rastrear nos correios, não irá pagar a devida taxa de 15 reais, sua mercadoria retorna ao vendedor depois de 30 dias. Ja existem amigos aqui que passaram pelo problema, alguns chegaram a mandar zilhões de e-mails pra UPS pra passar o referido codigo de rastreamento compativel com os correios pra poder fazer a liberação da mercadoria.
Luís, permita-me esclarecer algumas informações acima, que estão incorretas, e são importantes para o pessoal não fazer (mais) confusão:
Tanto a FedEx quanto a UPS operam tanto o serviço de entrega ponto-a-ponto ("courier") quanto o serviço de remessas postais.
As encomendas internacionais enviadas por serviços de correios nacionais, sejam estatais ou privadas (por exemplo, ECT, USPS, Royal Mail, Deutsche Post, PostNord Svenska, etc.), possuem um código de rastreamento internacional que segue o seguinte padrão, obrigatoriamente:
AAxxxxxxxxxCC
Onde AA = código de tipo de modalidade de envio
xxx.xxx.xxx = código numérico composto por nove algarismos
CC = código do país remetente
Esse padrão é determinado por acordos internacionais da UPI (União Postal Internacional) e os serviços nacionais dos países signatários são obrigados a seguí-lo.
Porém, ao contrário do que ocorre aqui, muitos países do mundo não tem monopólio estatal de serviços postais, e qualquer empresa pode oferecer estes serviços, dentro e fora do seu país.
Só que apenas países, e não empresas privadas, podem ser membros da UPI (que é um órgão da ONU). Por isso as empresas que oferecem serviços postais internacionais não tem obrigação de seguir os padrões da UPI.
É por isso que eles (UPS e FedEx International Mail) seguem os códigos das empresas, que você consegue rastrear no site deles até chegar no país.
O que acontece é que quando essas remessas chegam aqui são recebidas pela ECT, que
sempre atribui um código de padrão internacional. Sempre.
Deixe-me enfatizar, caso não tenha ficado claro:
a sua encomenda sempre terá um código de rastreamento de padrão internacional ao chegar aqui. SEMPRE.
O problema é (adivinha?) que a ECT não informa às empresas postais esse código. Então não adianta dizer que a culpa é da FedEx ou que a UPS é uma bosta. A culpa não é deles (que, a propósito, não tem obrigação nenhuma de informar esses códigos se não os recebem da ECT).
E sobre a taxa dos Correios, caso sua encomenda seja tributada apenas com a taxa de R$ 15,00: se estiver esperando encomendas internacionais, é obrigação do comprador consultar diariamente o portal
Minhas Importações.
"Ah, mas é a ECT que tem obrigação de me informar". Bom, deveria ser assim. Mas não se iludam: estamos falando de uma estatal ineficiente, que só funciona 100% para nós tributar.
Isso aconteceu comigo, e é comum a encomenda tributada aparecer no portal muito antes da notificação chegar na sua casa (e, às vezes, nem chegar).
Então, fica a dica: está esperando alguma encomenda internacional? Olhe diariamente o Minhas Importações. Depois não adianta culpar a UPS pelas cagadas da ECT se a encomenda for devolvida.