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  3. Dúvida sobre importação via Amazon.com

Dúvida sobre importação via Amazon.com

  • storum
    1087 mensagens MD
    avatar
    storum12/09/19 16:43
    storum » 12/09/19 16:43

    Prestem atenção, sua encomenda vai percorrer 2 caminhos:

    - SER TRIBUTADA PELA ALFANDEGA (IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO)

    Se sua encomenda for tributada pela Receita Federal, vc receberá uma carta registrada em seu endereço pra proceder o pagamento do tributo. Nessa carta vira o valor do tributo e o codigo de RASTREAMENTO DE SUA MERCADORIA. Com esse codigo VERDADEIRO vc conseguira entrar nos correios e efetuar o pagamento de todas as taxas.

    - SER TRIBUTADA PELOS CORREIOS (TAXA DE IMPORTAÇÃO - 15 REAIS) MAS NÃO FOI TRIBUTADA PELA ALFANDEGA:

    Sua mercadoria vai ser cobrada a taxa de 15 reais, nesse caso vc não recebe nenhuma notificação dos correios, cabe a você fazer o rastreamento nos sites dos correios e acompanhar sua mercadoria. Existe alguns tipos de envios em que não é cobrado essa taxa de 15 reais dos correios. A mercadoria vai ter o envio bloqueado enquanto vc não fizer o pagamento da taxa de 15 reais nos site dos correios. Caso você não faça em 30 dias, sua mercadoria vai ser retornada ao vendedor no exterior. Os correios não se responsabilizam pela sua inércia em não acompanhar a chegada desta mercadoria ao Brasil. Lembrando, os correios não te informam quando sua mercadoria chega no país, cabe a vc acompanhar o produto.

    A CONFUSÃO SE INSTALA QUANDO:

    - Sua mercadoria não tem numero de rastreamento. Provavelmente vc fica sem rastrear, não paga a taxa dos correios de 15 reais e ela vai acabar com o tempo retornando ao vendedor.

    - ENVIOS DA UPS - o numero de rastreamento da UPS só serve pra rastrear no site da UPS, não funciona nos correios do Brasil. Sendo assim, vc não consegue rastrear nos correios, não irá pagar a devida taxa de 15 reais, sua mercadoria retorna ao vendedor depois de 30 dias. Ja existem amigos aqui que passaram pelo problema, alguns chegaram a mandar zilhões de e-mails pra UPS pra passar o referido codigo de rastreamento compativel com os correios pra poder fazer a liberação da mercadoria.

    2
  • storum
    1087 mensagens MD
    avatar
    storum12/09/19 16:47
    storum » 12/09/19 16:47

    E2EK1EL::
    storum::
    E2EK1EL::
    storum::
    nieb::Vale a pena também não pedir envio UPS na MM.

    Exatamente, mas no caso, veja só, não tem a opção la UPS, eu pedi via PRIORITY, a segunda opção e eles acabaram enviando pela UPS, disseram que a UPS é que faz a coleta pra eles por serem  " mais rápidos ". O numero de rastreamento de 18 digitos da UPS não serve nos correios brasileiros, vc não vai conseguir rastrear, não vai conseguir pagar a taxa dos 15 reais do serviço postal, depois de 30 dias sua mercadoria volta para os EUA... 
    Se a Receita Federal taxar sua encomenda, a história muda, vc vai receber uma notificação da Receita pelos Correios com o numero CORRETO de rastreamento da sua encomenda, ai entra no site dos correios e faz o pagamento.
    Na Miniature Market só existe 1 unica opção: comprar por FEDEX, geralmente é a ultima opção, essa sim era te passar o numero de rastreamento compativel com o sistema de correios do Brasil.
    O maior erro é que, a Miniature Markets está incorrendo nesse erro direto, já enviei e-mail pra eles explicando o ocorrido e que enviando para o Brasil via UPS iremos ter muita dor de cabeça !

    Vc pode rastrear no site da UPS, aqu funcionou.

    no site da UPS funciona mas o no site dos correios não funciona, ok. se vc tiver que pagar a taxa de 15 reais dos correios, com o codigo da ups vc não vai conseguir..

    É por isso que tem o ambiente "minhas importações" dos correios, não?
    Pelo menos minha ultima compra o rastreamento foi tudo certo.

    Tem o campo minhas importações, mas a BAGUNÇA GENERALIZADA dos correios faz com que "várias encomendas" nem apareçam por ali, sacou...
    O cara fica sem rastreamento, NÃO APARECE EM MINHAS IMPORTAÇÕES, passa o prazo dos 30 dias para pagamento da taxa postal e a mercadoria vai embora para o vendedor...


    Dizem alguns amigos que isso está acontecendo porque o produto NÃO CONSTA O CPF NO PACOTE, os correios não tem como vincular isso na sua conta porque na encomenda não tem o numero de  CPF... não sei, tem que investigar... faz sentido.

    2
  • storum
    1087 mensagens MD
    avatar
    storum12/09/19 16:56
    storum » 12/09/19 16:56

    Hagane::
    storum::Amigo a Amazon cobra adiantado um valor referente ao produto + Frete, imposto em cima. Mas uma coisa é certa: vc recebe normalmente sem se preocupar..eu tenho 2 importações via miniature market, antes tivesse pego pela Amazon e evitado o puta transtorno que estou tendo com essa desgraça de loja que envia por lixo da UPS !!!

    tu sabe que amazon envia via UPS né

    A amazon recolhe antecipadamente as taxas dos produtos. Vc irá pagar isso ao finalizar sua compra. Nesse caso, a Amazon utiliza uma companhia pra fazer o desembaraço aduaneiro de sua mercadoria, geralmente é pela I-PARCEL ! A I-Parcel fará o envio pra vc depois via correios. Se vc receber um e-mail da I-PARCEL perguntando sobre o numero de seu CPF, preencha corretamente e informe a eles., ok.

    1
  • patrickbnu
    1833 mensagens MD
    avatar
    patrickbnu12/09/19 17:29
    patrickbnu » 12/09/19 17:29

    ricardosantos76::

    Sobre o cálculo do ICMS, é uma fórmula um pouco mais complicada que isso; um imposto de 17% tranqüilamente faz o preço aumentar em 90% ou mais.

    Se quiser eu passo aqui a fórmula de cálculo, mas em SC, com 17% de ICMS, a cada R$ 100,00 do valor total de sua compra você paga de imposto, aproximadamente, R$ 35,00.

    Então se você mora em SC e compra um item importado que custou  R$ 150,00, vai pagar também R$ 90,00 de imposto de importação + R$ 53,00 de ICMS.


    Todo resto entendi, até essa parte dos couries não sabia... Só fiquei confuso em relação ao calculo do icms, pois as vezes que eu paguei bateram com o calculo que eu faço, diferentes desse seu.. Minha lógica era essa:

    ((PRODUTO + FRETE)  * IMPOSTO_IMPORTACAO )  * ICMS

    Ou seja, numa situação de produto=R$100 + frete=R$50  (seu exemplo de R$150), o imposto de importação seriam os R$90 (60%) e o ICMS de 17% seria sob o total de produto+imposto_importação, ou seja, R$240 + 17% (R$40,80  de ICMS, diferente do cálculo de R$53 no seu exemplo

    Está errada essa lógica/calculo?


    Ah, por curiosidade, meu processo foi aberto na "Justiça Federal de SC", é um trabalho mas é um direito nosso, vale a pena hehe

    1
  • nieb
    1845 mensagens MD
    avatar
    nieb12/09/19 17:44
    nieb » 12/09/19 17:44

    storum::
    nieb::Vale a pena também não pedir envio UPS na MM.

    Exatamente, mas no caso, veja só, não tem a opção la UPS, eu pedi via PRIORITY, a segunda opção e eles acabaram enviando pela UPS, disseram que a UPS é que faz a coleta pra eles por serem  " mais rápidos ". O numero de rastreamento de 18 digitos da UPS não serve nos correios brasileiros, vc não vai conseguir rastrear, não vai conseguir pagar a taxa dos 15 reais do serviço postal, depois de 30 dias sua mercadoria volta para os EUA... 
    Se a Receita Federal taxar sua encomenda, a história muda, vc vai receber uma notificação da Receita pelos Correios com o numero CORRETO de rastreamento da sua encomenda, ai entra no site dos correios e faz o pagamento.
    Na Miniature Market só existe 1 unica opção: comprar por FEDEX, geralmente é a ultima opção, essa sim era te passar o numero de rastreamento compativel com o sistema de correios do Brasil.
    O maior erro é que, a Miniature Markets está incorrendo nesse erro direto, já enviei e-mail pra eles explicando o ocorrido e que enviando para o Brasil via UPS iremos ter muita dor de cabeça !

    Sempre comprei na MM. Nunca pedi por UPS. Sempre teve rastreio

    2
  • storum
    1087 mensagens MD
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    storum12/09/19 17:47
    storum » 12/09/19 17:47

    nieb::
    storum::
    nieb::Vale a pena também não pedir envio UPS na MM.

    Exatamente, mas no caso, veja só, não tem a opção la UPS, eu pedi via PRIORITY, a segunda opção e eles acabaram enviando pela UPS, disseram que a UPS é que faz a coleta pra eles por serem  " mais rápidos ". O numero de rastreamento de 18 digitos da UPS não serve nos correios brasileiros, vc não vai conseguir rastrear, não vai conseguir pagar a taxa dos 15 reais do serviço postal, depois de 30 dias sua mercadoria volta para os EUA... 
    Se a Receita Federal taxar sua encomenda, a história muda, vc vai receber uma notificação da Receita pelos Correios com o numero CORRETO de rastreamento da sua encomenda, ai entra no site dos correios e faz o pagamento.
    Na Miniature Market só existe 1 unica opção: comprar por FEDEX, geralmente é a ultima opção, essa sim era te passar o numero de rastreamento compativel com o sistema de correios do Brasil.
    O maior erro é que, a Miniature Markets está incorrendo nesse erro direto, já enviei e-mail pra eles explicando o ocorrido e que enviando para o Brasil via UPS iremos ter muita dor de cabeça !

    Sempre comprei na MM. Nunca pedi por UPS. Sempre teve rastreio

    Favor, ler o que coloquei acima.

    1
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7612/09/19 17:53
    ricardosantos76 » 12/09/19 17:53

    storum::Prestem atenção, sua encomenda vai percorrer 2 caminhos:

    [...]

    A CONFUSÃO SE INSTALA QUANDO:

    - Sua mercadoria não tem numero de rastreamento. Provavelmente vc fica sem rastrear, não paga a taxa dos correios de 15 reais e ela vai acabar com o tempo retornando ao vendedor.

    - ENVIOS DA UPS - o numero de rastreamento da UPS só serve pra rastrear no site da UPS, não funciona nos correios do Brasil. Sendo assim, vc não consegue rastrear nos correios, não irá pagar a devida taxa de 15 reais, sua mercadoria retorna ao vendedor depois de 30 dias. Ja existem amigos aqui que passaram pelo problema, alguns chegaram a mandar zilhões de e-mails pra UPS pra passar o referido codigo de rastreamento compativel com os correios pra poder fazer a liberação da mercadoria.


    Luís, permita-me esclarecer algumas informações acima, que estão incorretas, e são importantes para o pessoal não fazer (mais) confusão:

    Tanto a FedEx quanto a UPS operam tanto o serviço de entrega ponto-a-ponto ("courier") quanto o serviço de remessas postais.

    As encomendas internacionais enviadas por serviços de correios nacionais, sejam estatais ou privadas (por exemplo, ECT, USPS, Royal Mail, Deutsche Post, PostNord Svenska, etc.), possuem um código de rastreamento internacional que segue o seguinte padrão, obrigatoriamente:

    AAxxxxxxxxxCC

    Onde AA = código de tipo de modalidade de envio
    xxx.xxx.xxx = código numérico composto por nove algarismos
    CC = código do país remetente

    Esse padrão é determinado por acordos internacionais da UPI (União Postal Internacional) e os serviços nacionais dos países signatários são obrigados a seguí-lo.

    Porém, ao contrário do que ocorre aqui, muitos países do mundo não tem monopólio estatal de serviços postais, e qualquer empresa pode oferecer estes serviços, dentro e fora do seu país.

    Só que apenas países, e não empresas privadas, podem ser membros da UPI (que é um órgão da ONU). Por isso as empresas que oferecem serviços postais internacionais não tem obrigação de seguir os padrões da UPI.

    É por isso que eles (UPS e FedEx International Mail) seguem os códigos das empresas, que você consegue rastrear no site deles até chegar no país.

    O que acontece é que quando essas remessas chegam aqui são recebidas pela ECT, que sempre atribui um código de padrão internacional. Sempre. 

    Deixe-me enfatizar, caso não tenha ficado claro: a sua encomenda sempre terá um código de rastreamento de padrão internacional ao chegar aqui. SEMPRE.

    O problema é (adivinha?) que a ECT não informa às empresas postais esse código. Então não adianta dizer que a culpa é da FedEx ou que a UPS é uma bosta. A culpa não é deles (que, a propósito, não tem obrigação nenhuma de informar esses códigos se não os recebem da ECT).

    E sobre a taxa dos Correios, caso sua encomenda seja tributada apenas com a taxa de R$ 15,00: se estiver esperando encomendas internacionais, é obrigação do comprador consultar diariamente o portal Minhas Importações. 

    "Ah, mas é a ECT que tem obrigação de me informar". Bom, deveria ser assim. Mas não se iludam: estamos falando de uma estatal ineficiente, que só funciona 100% para nós tributar.

    Isso aconteceu comigo, e é comum a encomenda tributada aparecer no portal muito antes da notificação chegar na sua casa (e, às vezes, nem chegar).

    Então, fica a dica: está esperando alguma encomenda internacional? Olhe diariamente o Minhas Importações. Depois não adianta culpar a UPS pelas cagadas da ECT se a encomenda for devolvida.

    3
  • storum
    1087 mensagens MD
    avatar
    storum12/09/19 18:08
    storum » 12/09/19 18:08

    O problema é (adivinha?) que a ECT não informa às empresas postais esse código. Então não adianta dizer que a culpa é da FedEx ou que a UPS é uma bosta. A culpa não é deles (que, a propósito, não tem obrigação nenhuma de informar esses códigos se não os recebem da ECT).



    Ricardo, a Fedex tem codigo valido para rastreamento, a UPS é que tem codigo diferente dos exigidos pelos correios...Quanto ao problema em si da UPS, é exatamente isso que estou dizendo. A confusão começa a partir dai, ninguem quer assumir a responsabilidade, seja a UPS, seja a ECT. No caso, veja só, temos um amigo aqui que divulgou uma foto com o numero de rastreamento la embaixo no canto direito de sua encomenda, ou seja, já existia um numero de rastreamento internacional antes mesmo da mercadoria entrar no país, assim sendo, a UPS tem uma certa parcela de culpa sim, ate porque eles sabem que o codigo internacional deles não serve nos sistemas do Brasil e em momento algum quando questionados por e-mail eles não forneceram esse numero. O cara colocou a foto e percebeu que o codigo estava o tempo todo ali impresso na caixa, mas a UPS não forneceu... depois de inumeras reclamações, forneceram o numero para o cara...e pasme, faltava apenas 2 dias para o final do pagamento da taxa dos 15 reais..


    Eis a foto que o cara colocou: (olha o codigo valido ali no canto direito inferior)

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/e7065_uritwe.jpg

    Sabe qual foi a lógica desse pacote ? A Miniature Market solicitou a UPS pra fazer a coleta, a UPS gerou o numero de rastreamento, entregou na USPS, que gerou o codigo válido ali embaixo. Para o cara ficou valido o numero de registro da UPS que fez a primeira coleta. (provavelmente aconteceu isso)

    Questionando com uma tal de Patricia, a mesma em tom robótico só copia e cola as respostas. O que está faltando para a UPS do Brasil é tomar vergonha na cara e colocar um serviço descente de despacho aduaneiro !


    SOLUÇÃO: Chegou a encomenda no Brasil, a UPS deveria registrar o numero de rastreamento valido pra ser utilizado no site dos correios. Esse numero seja o obtido pela ETC ou o proprio numero que ja estava no pacote. Pronto, resolveríamos a situação. É falta de Logistica isso !



    E sobre a taxa dos Correios, caso sua encomenda seja tributada apenas com a taxa de R$ 15,00: se estiver esperando encomendas internacionais, é obrigação do comprador consultar diariamente o portal Minhas Importações.



    Nesse caso, seria uma maravilha se o sistema Minhas Importações funcionasse corretamente, MAS NÃO FUNCIONA 100%, eu mesmo tenho mercadoria que retornaram ano passado para o remetente e essas mercadorias nunca chegaram a entrar no sistema " MINHAS IMPORTAÇÕES ". É a bagunça generalizada ao qual me refiro, pode ter sido erro do funcionario que não lançou devidamente, etc. Se as mercadorias que não tivesse numero de rastreamento, todas elas entrassem definitivamente no sistema, não teriamos a que se preocupar se a pessoa entrar todo dia nessa área pra procurar suas encomendas, mas não é o que está acontecendo.

    Os correios poderiam fazer igual faz a receita federal, entrou mercadoria no sistema e é devido a taxa postal, que enviem carta registrada ao destinatário para informar sobre o pagamento da taxa postal, do mesmo jeito que ocorre quando o produto é taxado pela receita federal, ninguém quer ver uma mercadoria importada sendo devolvida ao exterior por causa da falta de pagamento de uma taxa postal de 15 reais...

    Correios precisa urgentemente ser privatizado !

    1
  • storum
    1087 mensagens MD
    avatar
    storum12/09/19 18:30
    storum » 12/09/19 18:30

    Eu aqui estou quase pra crer que se vc entrar em contato com a USPS nos EUA, informar o numero de rastreamento da UPS, talvez eles possam passar esse codigo rastreavel nos correios.... suposição minha... (estou apenas me baseando nessa informação que o amigo dono do pacote nos repassou)

    ;)

    0
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7612/09/19 18:47
    ricardosantos76 » 12/09/19 18:47

    patrickbnu::
    ricardosantos76::

    Sobre o cálculo do ICMS, é uma fórmula um pouco mais complicada que isso; um imposto de 17% tranqüilamente faz o preço aumentar em 90% ou mais.

    Se quiser eu passo aqui a fórmula de cálculo, mas em SC, com 17% de ICMS, a cada R$ 100,00 do valor total de sua compra você paga de imposto, aproximadamente, R$ 35,00.

    Então se você mora em SC e compra um item importado que custou  R$ 150,00, vai pagar também R$ 90,00 de imposto de importação + R$ 53,00 de ICMS.


    Todo resto entendi, até essa parte dos couries não sabia... Só fiquei confuso em relação ao calculo do icms, pois as vezes que eu paguei bateram com o calculo que eu faço, diferentes desse seu.. Minha lógica era essa:

    ((PRODUTO + FRETE)  * IMPOSTO_IMPORTACAO )  * ICMS

    Ou seja, numa situação de produto=R$100 + frete=R$50  (seu exemplo de R$150), o imposto de importação seriam os R$90 (60%) e o ICMS de 17% seria sob o total de produto+imposto_importação, ou seja, R$240 + 17% (R$40,80  de ICMS, diferente do cálculo de R$53 no seu exemplo

    Está errada essa lógica/calculo?


    Ah, por curiosidade, meu processo foi aberto na "Justiça Federal de SC", é um trabalho mas é um direito nosso, vale a pena hehe


    Patrick, na verdade eu arredondei os valores acima para cima.

    Mas a fórmula de cálculo de ICMS que eu uso é essa:

    VALOR TOTAL FINAL = (X + II) / 1 - (alíquota/100)

    Onde:

    X = valor alfandegário do produto (mercadoria + frete + seguro)
    II = imposto de importação (60%)
    alíquota = a alíquota de ICMS do seu estado

    Então, no meu exemplo acima, compra de um produto de valor alfandegário equivalente a R$ 150,00 para SC (17%), ficaria assim:

    (150 + 90) / 1 - 0,17 = 240 / 0,83 = 289,15

    Esse valor de R$ 289,15 é o valor total final da compra, já acrescidos o II e o ICMS. 

    Se a compra tivesse valor alfandegário de R$ 100,00, para facilitar o exemplo:

    (100 + 60) / 1 - 0,17 = 160 / 0,83 = 192,77

    Daí para você chegar ao valor exato de quanto de paga de ICMS para cada compra, basta subtrair o valor alfandegário do valor total final. Assim:

    289,15 - 240 = R$ 49,15 de ICMS

    192,77 - 160 = R$ 32,77 de ICMS

    Abraços!

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