Olá, meu nome é lucas e eu estou criando um jogo chamado Virginsula, a arte do jogo está bem dizer pronta, agora estou orçando para imprimir o protótipo mais profissional, e fazendo mais alguns teste com a versão impressa de papel.
e gostaria da opinião de vocês sobre o que acharam do jogo e se teriam interesse de jogar e/ou comprar quando lançar.
Curiosidade: O nome do jogo vem da soma das palavras Virgem e ilha (virg vem Latim "virgo" que significa virgem e insula que vem do Latim insulae, insula, que significa ilha). Ou seja uma ilha virgem, que ainda não foi explorada.
Virginsula
Idade: a partir dos 10 anos.
Número de Jogadores: 2 a 4
Duração preparação/Tempo de Montagem: 10-20~ Minutos
Duração aprendizagem/Tempo explicação das regras: 7-12~ Minutos
Duração partida/Tempo Jogo: 30-120~ Minutos
Dependência de Idioma: Pouco texto, facilmente memorizável.
Complexidade: 3/5 (Média)
Nível Estratégico: 4/5(Médio Alto).
Influência da Sorte: 4/5(Médio Alto).
Domínios: Jogos Expert
Categoria: ainda não sei em que categoria se enquadra.
Mecânicas:
Gestão de Mão, Alocação de Trabalhadores, Negociação, Controle/Influência de Área, Rolagem de Dados, Tabuleiro Modular, Toma essa.
Objetivo: Obter mais pontos positivos.
Status Nacional: Teste alpha.
Descrição:
Em Virginsula os jogadores foram enviados cada um por seu reino para colonizar a ilha chamada Virginsula. Em cada turno os jogadores podem recrutar novos aldeões, movimentar seus aldeões, extrair recursos, fabricar artefatos para auxiliar a extração de recursos, fabricar armas para se defender ou atacar outros jogadores, criar postos avançados e evoluir sua civilização.
Composição:
6 Peças de Mar;
19 Hexágonos de Biomas/terrenos (1 Tundra, 1 Savana, 1 Pradaria, 1 Campina, 1Bosque, 1 Deserto, 2 Lago, 1 Montanha, 2 Pântano, 1 Pomeiro, 1 Planície, 1 Mangue, 2 Vale, 1 Vulcânico, 2 Floresta);
8 Hexágonos de civilização (2 para cada jogador, 1 Aldeia/Vila e 1 Cidade/Metropole);
4 Hexágonos de Bioma Praia;
6 Marcadores de Predador;
29 marcadores de pontos (positivo frente, negativo verso);
160 Cartas de Recursos (15 água, 15 Carne de Peixe, 15 Peixe, 15 Laranja, 15 Carne, 15 Semente, 10 Ovelha, 15 Argila, 15 Pedra, 15 Madeira, 10 Lingote de ferro, 10 Lã);
10 Cartas de Artefatos;
11 Cartas Bélicas;
19 Cartas de Eventos;
12 Cartas de custo de Construção (3 para cada Jogador);
11 dados (1 d6 numérico, 1 d6 para Coletar, 1 d6 Pescar, 1 d6 Criar, 1 d6 Plantar, 1 d6 Pastorear, 1 d6 Colher, 1 d6 Caçar, 1 d6 Minerar Argila, 1 d6 Minerar Ferro, 1 d6 Cortar);
20 Marcadores de Posto Avançado (5 para cada Jogador);
40 Marcadores Aldeões(10 para cada Jogador).
Sleeves/Tamanho cartas
212 (43,0mm x 65,0mm)
Preparando:
1 – Monte um Hexágono com as peças de Mar;
2 – Embaralhe os 19 Hexágonos de Biomas (que não são praias ou civilização);
3 – Comece da Esquerda para direita e de cima para baixo a preencher os espaços (lembrando de Não colocar nos 6 pontos isolados);
4 – Se necessário, separe os marcadores por jogadores e distribua para cada Jogador;
5 – Distribua também os 2 Hexágonos de civilização (Aldeia/Vila e Cidade/Metrópole) para cada Jogador
6 – Se necessário, separe as cartas Recursos por recurso e distribua 1 de cada recurso para cada Jogador;
7 – Se necessário, separe as cartas Artefatos.
8 – Se necessário, separe as cartas Bélicas.
9 – Se necessário, separe as cartas Eventos.
10 – Decidir as Posições.
Decidindo as Posições:
Cada Jogador Joga o dado numérico para descobrir a ordem dos turnos (o maior número é o Primeiro).
Então na ordem dos turnos cada jogador vai decidir em qual dos 6 cantos isolados e sem peças do mapa vão começar, colocando assim sua Aldeia nesse espaço, por motivos óbvios com a imagem da praia para o mar. Também deverá coloca na sua aldeia 2 Aldeões em uma das 7 casas, cada casa só pode ter um Aldeão. Por motivos óbvios não pode escolher onde outro jogador já tenha se posicionado. Nos espaços onde os jogadores não escolheram devera ser colocado os Hexágonos do Bioma Praia.
Como Jogar:
Em cada turno, o jogador do turno pode: mover seus aldeões, usar cartas bélicas, usar cartas Artefatos, Realizar ações, Negociar com o Reino ou outro jogador, usar carta evento em sua posse.
Em qualquer turno os jogadores podem usar cartas bélicas e negociar com o jogador da vez.
a) Mover:
Para mover um aldeão você deve pagar o custo para cada casa que este for andar. Não pode “pular” casas deve sempre se locomover para a casa adjacentes. Não é permitido passar por “cima” de aldeões de outros Jogadores. Não é permitido mais de um aldeão por casa.
b) Recrutar:
Para recrutar o jogador deve pagar o custo de recrutamento. Sempre que recrutar um aldeão devera se colocado na casa Recrutar da sua Aldeia/Vila/Cidade/Metrópole. O aldeão recrutado não poderá executar ações ou se mover no turno em que foi recrutado
c) Trabalhar:
Antes de jogar o dado da ação equivalente, deve se pagar os custos por aldeão que for realizar a mesmo tipo de ação. Então é jogado o dado da ação equivalente e o resultado é multiplicado pela quantidade de aldeões no mesmo tipo de ação. Após realizar a ação o aldeão não pode se mover.
Um aldeão em uma casa com ação é obrigado a trabalhar/agir, portanto pagar os custos de sua ação. Se não tiver recursos suficiente ele morre.
Antes de trabalhar pode ser usada uma carta artefato para potencializar o trabalho. Não pode usar a carta artefato depois de jogado o dado.
d) Descansar:
No centro de cada Bioma e em casas que não tiverem uma ação/trabalho, o aldeão pode descansar, assim sendo não precisará pagar os custos de ação/trabalho.
e) Fabricar:
Para fabricar deve ter um aldeão na casa Fabricar, pagar os custos do que deseja fabricar (carta artefato, carta Bélica ou recurso especial). O aldeão que estiver fabricando não pode realizar outra ação até o próximo turno. Assim que pago os custos da fabricação e tendo um aldeão na casa Fabricar, já pode pegar a carta fabricada e usá-la se quiser.
Só poderá fabricar um tipo por vez, mas, mais de um se o tipo dela permitir. Não pode fabricar o que você usou no turno.
f) Negociar:
O jogador pode negociar recursos com outros jogadores com qualquer proporção. Para trocar com o reino você paga 4:1, ou seja, o jogador dá 4 recursos qualquer para ter um recurso desejado.
Para trocas especializadas, para troca especializada é preciso ter um aldeão na casa Porto e para isso é preciso ter o porto. Para ter porto é preciso evoluir sua aldeia até pelo menos até Vila. As trocas especializadas te permite trocar 2 recursos de um mesmo tipo (especificado no lado da cidade) por 1 recurso desejado (2:1)
Cada porto tem 3 tipos de trocas especializadas.
g) Batalhar:
Para batalhar o jogador atacante precisa ter uma carta bélica. O jogador que está sendo atacado pode contra atacar ou se defender também com uma carta bélica. Se o jogador sofrer 1 de dano pelo menos. Seu aldeão morre.
Predadores contam como 1 de dano.
h) Carta evento:
Sempre após o último jogador do turno encerrar seu turno deve se virar uma carta evento e antes do primeiro jogador iniciar seu turno todos os jogadores devem realizar o que está descrito no evento.
Os jogadores podem comprar um evento, para isso é preciso ter um aldeão na casa Templo, sacrificá-lo e então compra uma carta evento. O jogador com a carta evento pode ativá-la em sua vez.
Quando a carta evento é ativada pelo turno, todos os jogadores sofrem seus efeitos. Quando um jogador ativa a carta evento ele escolhe 1 jogador para sofrer seus efeitos, com exceção das cartas com efeitos no mapa.
Os recursos do evento Imposto e o Rei mandou serão enviados a quem ativou a carta, se for por turno irá para o banco.
i)Posto Avançado
Para construir um posto avançado o jogador deve pagar os custos de construção e deve ter, pelo menos, um aldeão no bioma que pretende se construir. Por motivos óbvios não é permitido construir um posto avançada nas aldeias, vilas, cidades ou metrópoles. O marcador de posto avançado é colocado no centro do bioma.
O posto avançado é como uma casa vazia para as ações.
Para entra em um bioma que tem um posto avançado deve pagar o pedágio (1 Recurso da escolha do jogador dono do posto avançado), para sair não paga nada. Se um posto avançado for criado e já tiver um aldeão de outro jogador no bioma, este não paga o pedágio por já está ali.
j)Evoluir Civilização
Para evoluir a civilização deve pagar os custos da evolução equivalente, é trocado ou virado o hexágono para o hexágono correspondente e todos os aldeões que estavam na cidade devem permanecer nas casas equivalentes as que estavam antes.
k)Pontos:
Ganha 1 ponto positivo, por efeito de algum evento ou sempre que construir um posto avançado ou evoluir sua civilização.
Perde 1 ponto positivo, por efeito de algum evento ou por nível de cidade decida, ou posto avançado destruído.
Ganha 1 ponto negativo, por efeito de algum evento ou sempre que o jogador recorrer ao reino pedindo ajuda (1- Não tenho aldeão, recebe 2 aldeãos, não pode ter aldeão / 2- Não tenho recursos, recebe 1 de cada recurso, Não pode ter nenhum recurso)
Perde 1 ponto negativo, por efeito de algum evento ou Sacrificar pedindo perdão (tem que ter templo, não pode comprar um evento se sacrificar pedindo perdão)
Fim da Partida:
A partida termina quando o qualquer um dos jogadores atingir um total de 7 pontos, independente se positivos, negativos ou ambos por exemplo 3 positivos e 4 negativos.
Vence o jogo o jogador com mais pontos positivos.
***************************************************************************************************************************************************************************************************
eu dividir o jogo em algumas partes pois não quero fazer um jogo muito caro, então o que eu removi da parte principal, provavelmente após lançar a base lançarei como expansões.
Como não sou designer artístico fiz desenhos simples e minimalistas, o que pode da uma impressão um pouco mais infantil ao jogo, embora o publico alvo não seja tão infantil.
Pensei um designe mais universal e acessível, com diferenciação por cores, formas e texto para permitir que mais pessoas possam jogar.
Algumas imagens da arte do Jogo:
alguns Hexágonos de Biomas/Terrenos

Hexágonos de civilização

O Mar e os as marcações de negociação

Alguns aldeões Frente e verso

Alguns dos Dados

Algumas cartas Bélicas

Algumas cartas artefatos

Algumas cartas Recursos

Algumas Cartas Eventos


desde já agradeço as opiniões e as criticas construtivas 