Achou que não ia ter post de jogo hj? Achou errado, otário! Foi pra mesa o Choque de Cultura, jogo cultural, com os melhores povos da antiguidade!
Ou… como é mais conhecido, Clash of Culture! O embate de culturas! Um verdadeiro simulador de Age of Empires / Civilization.
O objetivo é claro: ser o povo mais desenvolvido da região. E pra isso vc irá enviar bravos colonizadores por terras desconhecidas, fundar cidades, treinar guerreiros, e invadir os povos inimigos. Sejam eles outros jogadores ou povos bárbaros.
O jogo oferece um tabuleiro com uma vasta árvore de evolução de tecnologias, onde cada jogador vai montando sua própria estratégia, alterando drasticamente a forma como ele manipula suas ações, dando-lhe muitas vantagens em um aspecto, e às vezes, desvantagens em outro.
E pra quem não gosta de batalhas, há tbm uma mecânica de influenciar culturalmente os povos vizinhos, roubando-lhe alguns valiosos pontos de fim de jogo.
Um jogo denso, apertado, e com muitas reviravoltas.
Alguns pontos interessantes da partida:
- Tempo de duração: 6 horas. Eu já conhecia e havia jogado antes, mas esqueci muita coisa e precisei revisar o manual diversas vezes.
- Quase não houveram confrontos diretos entre jogadores. A maior parte dos ataques foram contra os bárbaros.
- Todo mundo focou no desenvolvimento de suas próprias cidades, mas sempre houve aquela tensão de um ataque a qualquer momento.
- No fim da partida, TODOS os jogadores concentraram grandes exércitos no meio do tabuleiro, mas mesmo assim não houve confronto direto.
- A partida foi definida por uma influência cultural feita pelo Pablo Satsui, o que acabou me roubando um objetivo que me daria pontos suficientes pra levar a vitória.
- Cartas de ações são muito poderosas e fazem total diferença tanto para ações, quanto para as batalhas
- Pontos de fim de jogo são muito escassos, então corra tente fazer todas as suas cartas de objetivo.
- Todos os jogadores ignoraram a construção das maravilhas até a última rodada. Apesar delas darem muitos pontos, são bem caras e podem ser roubadas.
Vamos ao FAQ:
- É bom? Sim! Mas infelizmente não vê muita mesa, por ter muitas regrinhas e por ser demorado (a partida durou 6h, mas poderia ter durado 4h com todos mais habituados com as regras);
- Jogaria de novo? Sim! Ainda mais que agora as regras estão mais frescas na cabeça
- Tem jogo melhor do mesmo estilo? Tem o Civilization na mesma pegada, mas ainda não joguei, então não sei;
- Recomenda? Se vc gosta de jogos de civilização + batalhas, e não se importa com alto tempo de jogo, recomendo

