O JOGO
cada jogador cultiva seus vegetais para ajudar o jardim comunitário prosperar. O jogo dura 6 rodadas onde cada jogador trabalha a vez para que o jardim comunitário cresça (claro que se favorecendo). No final do jogo cada vegetal no jardim comunitário tem um valor atribuído a ele, todos os jogadores revelam suas cartas de vegetais e fazem as contas com base no valor final atribuído a cada vegetal no jardim comunitário, quem tiver mais pontos vence, lembrando que se o jogador possuir os 5 tipos de vegetais ele ganha 10 pontos adicionais.
PREPARAÇÃO
- escolhemos 5 dos 6 tipos de vegetais para serem usados
- embaralhe os postes numerados e espalhe coloque-os de forma aleatória nos lugares indicados
- embaralhe as todas as cartas dos 5 tipos de vegetais selecionados e preencha o jardim comunitário 4x4 de forma aleatória
- separe o restante do baralho de vegetais e revele as 4 primeiras cartas, fazendo assim a pilha de compras
- finalmente cada jogador compra 2 cartas do monte secretamente e mantenhas em sua mão
COMO SE JOGA
No seu turno o jogador da vez escolhe um dentre os 4 tipos de vegetais disponíveis e realiza a sua ação no jardim comunitário, depois junte essa carta de vegetal a sua mão, reponha a fila que forma a zona de colheita e passe a vez para o próximo jogador.
Se as quatro cartas da zona de colheita forem do mesmo vegetal descarte-as e reponha 4 cartas novas
O jogo segue assim por 6 rodadas até que cada jogador fique com 8 cartas na sua mão (incluindo as 2 iniciais), quando todos os jogadores terminarem de realizar suas 6 ações adicionalmente compre uma carta da zona de colheita e junte-a sua mão porém não realize a ação do vegetal de alterar o jardim comunitário, nesse momento a zona de colheita não é reposta.
Todos os jogadores revelam suas cartas de vegetais e fazem a pontuação de acordo com o valor de cada vegetal no jardim comunitário e quem tiver a maior pontuação vence.
Nesse exemplo a pimenta está valendo 4 pontos, supondo que o jogador tenha 3 cartas de pimenta na mão ele teria marcado 12 pontos por esse vegetal.
Um exemplo real seria que o ao final do jogo o jardim comunitário estivesse como a imagem acima e o jogador tivesse em sua mão 2 tomates, 3 pimentas, 1 cenoura, 2 vagens e 1 repolho, totalizando assim as 9 cartas de final de jogo. ele faria 46 pontos, sendo 36 dos vegetais mais a pontuação extra de 10 pontos por possuir todos os 5 tipos de vegetais.
tomate vale 4 - 4 x 2 = 8
pimenta vale 4 - 4 x 3 = 12
cenoura vale 4 - 4 x 1 = 4
vagem vale 3 - 3 x 2 = 6
repolho vale 6 x 1 = 6
PS > OS VEGETAIS NA ÁREA CENTRAL DO JARDIM COMUNITÁRIO NÃO VALEM NENHUM PONTO
HABILIDADE DE CADA VEGETAL
REPOLHO - Permite mover uma linha, ou coluna de cartas do jardim comunitário para esquerda, direita, cima ou baixo (A marmota bloqueia a coluna e linha que ela pertence)
CENOURA - Permite trocar o coelho de lugar com qualquer pontuação de poste - Ao final do jogo o vegetal ao lado do coelho tem pontuação nula (apenas naquela posição)
VAGEM / ERVILHAS - Move a marmota para um espaço livre dentro do composto e depois disso troca um vegetal de dentro do composto por um vegetal fora adjacente a marmota dentro do composto (pode ser diagonal)
PIMENTA / PIMENTÃO - Permite trocar 2 vegetais ou postes adjacentes de lugar, pode ser verticalmente ou horizontalmente (a marmota bloqueia o vegetal)
BATATA - Permite trocar uma carta da sua mão com uma carta do jardim (a marmota bloqueia o vegetal)
TOMATE - Permite descartar um vegetal do jardim e depois escolher um dos 3 vegetais restantes e colocar no lugar do descartado (a marmota bloqueia o vegetal) depois de terminar a ação reponha as cartas da zona de colheita
OPINIÃO SOBRE O JOGO
Um bom Filer joga rápido em aproximadamente 20 minutos é divertido e ninguém sabe quem irá vencer até o final da pontuação, muito legal a interação entre os jogadores, pois todos mexem no jardim tentando arrumar os vegetais da melhor forma possível para obter a maior pontuação mas sempre alguém acaba desfazendo o que você fez, esse é o grande barato do jogo, saber improvisar com as cartas disponíveis na zona de colheita para deixar o jardim comunitário de forma a te favorecer. Como existe esse mexe-mexe pode incomodar alguns jogadores pois torna o jogo meio que imprevisível e tem um fator sorte relevante tanto na compra de cartas da fileira de colheita quanto na movimentação do jardim central, mas como joga rápido não chega incomodar e pode-se jogar 2 ou 3 partidas em sequencia. Recomendo o jogo a dependência de idioma e nula (desde que ja conheça as habilidades dos vegetais).