marciusfabiani::Driu::Comprei ele ontem, nunca joguei o jogo base e o manual achei meio confuso.
Vou esperar esse video ansiosamente rsrs.
Otima analise!
Na minha opinião, The Grizzled é um dos melhores cooperativos que existem, e provavelmente é o mais temático. O cuidado dos designers com a arte, o tratamento da história, o fato de os seis amigos serem pessoas reais (alguns deles, avôs dos designers), o fato de o ilustrador do jogo, Tignous, ter sido uma das vítimas do atentado contra o jornal Charlie Hebdo... tudo isso torna The Grizzled um jogo especial.
O manual é horroroso. Eu sou um wargamer com alguma experiência, descasco manuais da GMT de 40 páginas com um pé nas costas, mas apanhei do manual do jogo original. É o tipo de jogo que alguém te explica em 5 minutos, mas que você leva dois dias pra aprender se for ler o manual.
Essa nova edição é um pouco cara e tem miniaturas desnecessárias? Sim. Mas essa pergunta pode ser feita para a maioria dos jogos com miniaturas, como os da CMON, por exemplo, e receber a mesma resposta. Com o diferencial de que as miniaturas de Armistício já vêm maravilhosamente bem pintadas de fábrica.
Comprei essa edição da campanha e acho que ela vale cada centavo.
Cara, quero deixar aqui primeiro um parabéns, por que algum dia vi um comentário seu em algum tópico e entrei no seu perfil (acho que tinha sido uma nota baixa que deu em algum jogo que eu gostava) e preciso dizer que tu escreve muito bem e tem propriedade no que fala na avaliação de todos os jogos que fez. inclusive fiquei com vontade de conhecer alguns graças a isso. rs
quanto as minis, foi o que eu disse ali em cima. em todos os jogos elas são apenas decorativas. poderiam ser personagens cartonados, como é o caso de dead of winter ou lendas de andor, que não traria problema nenhum.
Mas pelo menos, nos jogos da cmon e outros que usam minis, você usa as minis no tabuleiro, faz alguma coisa com elas. pode ser só pra encarecer o produto (uma vez falei com um conhecido que trabalha na área e parece que o molde de uma mini custa uns 1.000 dolares entre designer, mandar moldar, etc, mas depois que o molde é feito, fazer uma mini desse molde saia menos de 50 centavos), ou seja, é um jeito das empresas lucrarem bastante.
mas no grizzled, a não ser que missões futuras da campanha tragam alguma utilidade pras miniaturas, elas só vão ficar paradas em cima da mesa na frente de um jogador, pq no jogo base nem tem onde se utilizar miniaturas e por este tópico, nesta versão também não.
Eu preferia bem mais um jogo que fosse uns 100 reais mais barato sem miniaturas decorativas do que pagar esse valor apenas por minis que sequer são usadas no jogo.
de qualquer forma, nem sei por que estou falando isso, afinal, como disse, acho grizzled apenas um jogo ok. heheh
abraços