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  4. Dificuldade absurda?

Dificuldade absurda?

Drillit! A Fuga da Montanha de Cristal
  • avatar
    vmunhoz02/08/19 08:22
    avatar
    vmunhoz
    02/08/19 08:22
    4 mensagens MD

    Joguei pela primeira vez ontem, 3 partidas, eu e minha esposa.

    Fiquei com a impressão da dificuldade dele ser muito grande e fiquei toda hora voltando no manual para me certificar de que eu não estava errando em nada.

    Algumas observações:

    Número de cartas é pequeno em comparação à distância que deve ser percorrida. São 18 cartas (19 turnos contando o primeiro, sem compra). Se fizer as contas por cima, sem abismos, chuto que precisaria de uns 15~16 tiles para chegar na saída mais próxima. Só assim já seria muito difícil conseguir, se os jogadores não fizessem pelo menos uma escavação por turno.

    Somente uma escavação por turno: Com exceção do piloto, você só pode fazer uma escavação, pois as regras dizem que a compra de um novo tile é somente no inicio do próximo turno. (a exceção seria ter de estar no mesmo espaço de outro jogador). Isso também torna muito mais difícil avançar o número de tiles suficientes.

    Número de abismos é extremamente alto, e não é balanceado de acordo com a dificuldade. Um jogo fácil ou difícil continuam com 5 abismos, que em media aparecem a cada 3 turnos, após os 3 primeiros turnos que ficam sem abismos. Geralmente é necessário no mínimo uns 2 tiles para dar a volta num abismo e continuar a escavação, mas se você só tiver 2 turnos normais para cada abismo, você obrigatoriamente precisa torcer para comprar tiles com bifurcações (se não o próximo abismo vai fazer você voltar mais pra trás ainda), e torcer para vir tiles com cristal amarelo e conseguir usar o turbo. Fazendo novamente as contas por cima, seriam 15 tiles pra saída mais próxima, e pelo menos 2 tiles para cada abismo. O jogo tem 5 abismos, então 15 + 5 * 2 = 25. Se são 19 turnos, obrigatoriamente precisamos usar pelo menos 3 vezes o turbo.

    Distância para o final do tabuleiro não parece fazer sentido. O manual informa 3 distâncias; curta, media e longa. No entanto, a distância "curta" já me pareceu quase que impossível de vencer. Com certeza a media e a longa parecem muito piores. Fiquei com a impressão de ser um erro do manual, e na verdade a ordem ser contrária, onde a mais longa (3 pontinhos) na verdade seria a mais curta, se você percorrer o menor caminho pra ela, sem dar a volta no tabuleiro.


    Intensificação de incêndio é muito comum de acontecer. Em diversos momentos do jogo, se sair uma carta que intensifica o incêndio, os jogadores não podem fazer nada para se prevenir. Simplesmente o incêndio aumenta e causa uma explosão (caso já tenha 2 fogos no lugar). Faço a comparação com as doenças do pandemia aqui, onde existe intensificação da doença, mas a chance de acontecer é baixa devida ao número de cidades que tem no jogo. No Drillit, se tiver fogo, ele vai crescer. Isso torna o desespero para apagar incêndios algo muito maior do que qualquer outra coisa (inclusive a escavação, por causa do dano permanente)

    Minhas considerações finais são: Ou eu joguei muito errado (errei as regras), ou as 3 dificuldades do jogo é: "Difícil", "Impossível" e "Só ganha se roubar muito"

    Gostaria de saber se alguém conseguiu vencer uma partida. Se sim, em qual dificuldade. Se foi no fácil, gostaria de saber se você realmente achou "fácil" ter vencido.


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  • MISTER_EMERSON
    771 mensagens MD
    avatar
    MISTER_EMERSON02/08/19 09:35
    MISTER_EMERSON » 02/08/19 09:35

    Olá, sinto-lhe dizer mas acho que você estava jogando errado. A colocação de tiles de caminho (escavação) é parte de um dos 4 movimentos possíveis. Esta ação pode ser realizada em qualquer dos turnos, além de usar os cristais para poder colocar 2 tiles de uma vez.
    O jogo é muito difícil do ponto de vista de finalizar o caminho, mas tem sempre que prestar atenção para deixar duas rotas possíveis cado venha um abismo. O que atrapalha mesmo neste jogo são os problemas que ocorrem com os goblins, incêndios e afins, mas nada q não seja gerenciável.
    Eu tinha este jogo e vendi pelo fato de achá-lo muito difícil e a galera não se motivou a jogar uma segunda vez.

    Abraços.

    1
  • vmunhoz
    4 mensagens MD
    avatar
    vmunhoz02/08/19 10:01
    vmunhoz » 02/08/19 10:01

    Eu entendo que a ação pode ser utilizada como uma das 4 ações. Mas o manual não é claro em definir o que é um "turno". Tudo indica que um turno é composto de: Carta de evento (com todos os sub eventos) + 4 ações de um único personagem. Nesse caso, eu só posso escavar uma vez, e me restam 3 ações. Não posso escavar mais pois a compra de um novo tile é só no inicio do próximo turno. O que eu fiz de errado?

    1
  • VitorMX
    2364 mensagens MD
    avatar
    VitorMX02/08/19 10:15
    VitorMX » 02/08/19 10:15

    Não li o post mas já aviso, jogo cooperativo tem que ter dificuldade absurda mesmo. Ele perde a graça depois que tu vence. A graça é tentar diversas vezes e conseguir. Até uma maneira de lidar com frustrações hehe

    2
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio02/08/19 10:53
    Raio » 02/08/19 10:53

    Amigo, eu já ganhei várias vezes. Porém, também já perdi outras tantas :D 

    Sim, a dificuldade é fácil, média e difícil e sim, o jogo é um pouco difícil mesmo. O segredo está nas ações dele e no combo de personagens.

    0
  • vmunhoz
    4 mensagens MD
    avatar
    vmunhoz02/08/19 11:23
    vmunhoz » 02/08/19 11:23

    @Raio Legal! Mas você chegou a ganhar nas distâncias maiores? Porque pelas contas que eu fiz não me pareceu difícil, e sim impossível.

    0
  • Ignatius
    287 mensagens MD
    avatar
    Ignatius02/08/19 13:23
    Ignatius » 02/08/19 13:23

    Eu também já ganhei várias vezes. O esquema do jogo é pra ser mesmo de cobertor curto, vc dificilmente consegue lidar com tudo ao mesmo tempo, e por isso mesmo, quanto mais tempo vc ficar na montanha, pior. Assim sendo, prioridade 1 de todo turno: cavar. Prioridade 2: cavar usando a rota do colega. Cavar não só te aproxima do final, mas também te dá ferramentas q ajudam demais, pois cristais azuis apagam incêndios, por exemplo, sem q vc sequer tenha q se mover, e os vermelhos matam goblins, além do boost em si.

    São 3 coisas q definem a dificuldade do jogo, número de jogadores, sendo que quanto mais, mais difícil fica (estilo Pandemic), número de cristais q o tanque comporta e tamanho do caminho. Eu costumo jogar solo mesmo com 2 personagens, ou com a esposa, então nesse quesito uso a configuração mais fácil, mas o número de cristais já joguei com 3 e não achei q atrapalhou muito (2 pode ser q sim), e o caminho, bem... Eu não registro tudo, mas de lembrança, creio q o curto a gente vence de 80 a 90%, e o médio devemos vencer cerca de 50%, mas as q a gente perde já é bem perto da saída. O longo, realmente, parece beeeeem longe, não joguei. Acho q se for pra jogar com 2 cristais e caminho longo, realmente deve ser quase impossível.

    Enfim, se vcs estão apanhando tanto assim, deveriam concentrar mais em cavar, e com as ações q sobram e os cristais, vão cuidando do resto. Nos turnos q vem aquelas armadilhas q não permitem q se cave, aí vcs tomam um ar e dão aquela limpada.

    Edit: e uma dica importante. Aquele tile de saída é inútil, todo mundo sabe onde é a saída assim q o jogo começa. Eu uso ele como medida pra ir construindo a rota. Se vc for alocando os tiles de qq jeito, vc chega no fim do jogo e percebe que o último tile sobe no tanque, onde deveria estar o tile de saída. Se vc "acertar" a posição dos tiles, vai ver q já passou onde não podia (em cima do tabuleiro), ou que na verdade o tile q vcs acham q é o último não conecta na saída. Então, como sugestão, ao colocar, vá sempre usando um tile (pode ser um abismo tb) pra ajudar a posicionar o q vc está alocando na posição certa. Toma alguns segundos mas não frustra o fim de jogo.

    0
  • vmunhoz
    4 mensagens MD
    avatar
    vmunhoz02/08/19 13:39
    vmunhoz » 02/08/19 13:39

    @Ignatius valeu pelo comentário! Vou tentar mais algumas vezes com certeza. Talvez meu erro foi não ser tão agressivo com a escavação...

    Quando eu conseguir ganhar (se eu conseguir), tento postar aqui pra dizer como foi.

    0
  • marcelobrito
    114 mensagens MD
    avatar
    marcelobrito14/04/24 14:55
    marcelobrito » 14/04/24 14:55

    Eu gosto demais do Drillit e foi um dos meus primeiros jogos.

    Peguei o jogo aqui pra confirmar. Joguei no fácil (4 cristais na reserva + final 3) e venci. Também tentei jogar no "Impossível! Só roubando" e venci também. Com folga (ainda sobraram bastante cartas)

    A grande graça do jogo é utilizar os combos dos personagens. O combo do Inventor + Piloto é absurdo demais, segue:

    - Sempre inicie com o Piloto. Utilize o poder dele e Escave utilizando todas peças de todos os outros jogadores. Acumule cristais!
    - Todas as peças são repostas sempre que um jogador começa a jogar: Então cada um deve escavar sua peça! Não deixe nenhuma peça sobrar de um turno pro outro.
    - O último a jogar deve ser o Inventor. Use todos os cristais da reserva sem gastar Pontos de Ação!
    - Se tiver sorte você acumulou bastante cristal amarelo e dá uma boa andada no mapa!

    Importante: Sempre que sobrar PA dos outros personagens e já tiver escavado mova para o centro do tanque para se aproveitarem das peças de caminho um dos outros.

    Utilizando isso eu "quebrei" o jogo e tudo ficou muito mais simples.

    0
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