por Fernando A. Celso Jr. - PUBLICADO EM http://onboardbgg.com/2015/08/14/sobre-a-mesa-room-25/

“Olá, queridos candidatos! Vocês foram selecionados pelo Ministério do Entretenimento para fazer parte do nosso fabuloso Show! Com uma transmissão mundial em alta definição, vocês irão encantar milhões de telespectadores por sobreviverem às armadilhas mortais do nosso complexo! Vocês possuem um tempo limitado para escapar! Vamos começar! E não se esqueçam de sorrir – Vocês estão na câmera!”
Com inspiração clara na série de filmes Cube, Tron e Running Man,Room 25 foi lançado pela Matagot em 2003 e tem como designer o francês pouco conhecido François Rouzé.
Room 25 é um filler ambientado em um futuro próximo, no qual os jogadores são colocados em um reality show mortal e devem procurar, entre as vinte e cinco salas desse complexo cheio de perigos e armadilhas, a única sala que pode fazê-los escapar de seu destino fatal, a sala 25. Para isso, terão de aprender a trabalhar juntos e confiar um nos outros, porém, alguns guardas podem estar infiltrados entre eles e farão de tudo para atrapalhar seus planos, inclusive levá-los à morte! O jogo apresenta cinco (!) modos de jogo: Suspeita, Time, Cooperativo, Competitivo e Solo.
Componentes do Jogo
Mecânicas
– Ação/movimento programado
– Ação simultânea
– Cooperativo
– Jogo em equipe
– Memória
– Eliminação de jogadores
– Tabuleiro modular
– Movimento em grades
• Setup
Cada jogador seleciona um personagem (não há diferença entre eles, nenhuma habilidade especial, apenas a aparência) com: uma miniatura, uma ficha de personagem, quatro marcadores de ação (Mover, Observar, Empurrar e Controlar), um marcador de turno e um marcador de lembrança.
Ficha de Personagem – Espaço para alocar os marcadores de ação e a descrição de todas as salas conforme o nível de perigo.
Coloca-se o tabuleiro reversível (que marca a sequência do turno) conforme o modo de jogo escolhido: Suspeita, Competição ou Equipe, marcando 10 turnos. Já nos modos Cooperação ou Solo, deve-se usar o lado com a marcação de 8 turnos.
O jogador que recentemente assistiu a um reality show será o primeiro a jogar, então o jogador sentado a sua direita (que será o último a jogar, já que o turno é jogado conforme o sentido horário) coloca o marcador de turno do seu personagem no espaço -10/-8 e assim seguirá com todos os jogadores no sentido anti horário fazendo o mesmo até o marcador de turno do primeiro jogador ser o primeiro da fila.
Tabuleiro Reversível
O tabuleiro completo será composto de 25 salas e inicia-se a preparação desse complexo escolhendo uma das configurações de salas do manual conforme a dificuldade e o modo de jogo desejados. Coloca-se o tileda sala central ao centro e embaralha-se os 22 tiles de sala (sem as salas Câmara de visão e Sala 25) e coloca-se doze desses tiles conforme a configuração abaixo:
Após isso, acrescenta-se a sala Câmara de Visão e a Sala 25 às 10 salas remanescentes, embaralha-se e completa-se a configuração do complexo. Isso mostra que a Sala 25 estará em uma das pontas do tabuleiro.
A área de saída aonde a Sala 25 deverá ser movida são as três posições superiores da direita.
Após o complexo estar configurado, todas as miniaturas dos personagens serão colocadas na sala central da onde iniciarão a partida. Cada jogador ainda terá o direito a uma pista inicial que consiste em olhar secretamente uma sala adjacente à Sala Central e recolocá-la virada para baixo em seu local original.
• Turno do Jogo – é dividido em 3 fases:
1. Programação – Os jogadores simultaneamente selecionam duas das quatro ações disponíveis e colocam-nas com a face para baixo na ordem que serão executadas. A do topo (Ação 1) será executada primeiro e a de baixo (Ação 2), posteriormente. Caso o jogador opte em programar apenas uma ação, ele deverá colocá-la no meio (sem campo específico) sendo que, na fase de ação poderá escolher se ela será executada durante o primeiro turno de ação ou no segundo.

As ações disponíveis são:

Olhar – Escolha e observe secretamente uma sala adjacente ao personagem.
Assim que você a olhar, a recoloque virada para baixo.Você pode dar indicações do nível de perigo da sala, mas não pode mostrá-la ou falar o nome para os demais jogadores.
Mover – Mova seu personagem para uma sala adjacente. Se a sala estiver escondida, revele-a quando você avançar. A sala permanecerá revelada durante o restante do jogo. Em todos os casos, aplique os efeitos da sala imediatamente. Os efeitos da sala serão aplicados toda vez que um personagem entre nela.
Empurrar – Mova um personagem que está na mesma sala que você para uma sala adjacente a sua escolha. O personagem empurrado sofre os efeitos da sala na qual entrou imediatamente. Se a sala estava escondida ela é revelada. Exceção: é estritamente proibido empurrar da sala central, mas é permitido empurrar para a sala central.
Controlar – Mova a fileira que inclui a sala que o personagem se encontra uma posição na direção da sua escolha (vertical ou horizontal). Todas as salas deslizam uma posição na mesma direção, todos os personagens permanecem na sala que estão e deslizam junto.
A sala sai do complexo e é recolocada na outra ponta da linha. Após o movimento, coloque um marcador de controle (seta azul luminosa) próximo à linha que foi movida indicando a direção do movimento.
• Marcadores de Lembrança
Cada personagem possui um único marcador de lembrança que o jogador poderá utilizar juntamente com qualquer uma de suas ações para colocar em uma sala que esteja fechada. O marcador é recuperado assim que a sala for revelada a todos os demais jogadores, ficando dessa forma disponível para ser utilizado novamente.
Marcadores de Lembrança – Ou o famoso laço no dedo. Pode te ajudar muito, acredite!
2. Ação – As ações escolhidas na fase anterior serão executadas conforme a ordem vigente do turno.
O primeiro jogador revela sua primeira ação e a resolve. Isso é feito por todos os jogadores seguindo a ordem do turno, e após isso, esse processo se repete com a segunda ação.
Toda ação deverá ser executada mesmo que isso signifique que o personagem será prejudicado por ela. A única exceção a essa regra é caso a ação não possa ser executada. Por exemplo, empurrar um personagem sendo que você está sozinho na sala. Então, essa ação é perdida.
3. Contagem – Após todas as ações do turno serem resolvidas, o turno termina, os marcadores de ação usados são recolhidos pelos seus respectivos jogadores e o primeiro jogador move seu marcador de turno para o final da linha do tabuleiro reversível avançando a contagem do turno. Então o jogador a sua esquerda torna-se o primeiro jogador e inicia-se um novo turno.
• Escapando do Complexo
Independente do modo de jogo, os personagens tem de encontrar a Sala 25, entrar nela e movê-la para a zona de saída através de ações de Controle. É necessário que todos os prisioneiros estejam juntos na sala, havendo guardas junto ou não! Tudo isso antes que o tempo se esgote!
• Alarme – Nos modos de jogo que utilizam o lado de 10 turnos (Suspeita, Competição e Time), caso os jogadores descubram a Sala 25 nos cinco primeiros turnos de jogo, um alarme é ativado e todos os marcadores de personagens avançam para que reste apenas 5 turnos restantes de jogo! Achou que ia ser fácil?
• Modos de Jogo:
Suspeita (4 a 6 Jogadores)
Todos os prisioneiros devem encontrar a sala 25 e movê-la para fora do complexo antes que o tempo acabe. Os guardas, possíveis traidores escondidos entre os prisioneiros, deverão tentar impedi-los e conseguirão ter sucesso imediato se eliminarem dois prisioneiros.
Antes do início da partida, será distribuído a cada um dos jogadores um marcador que deverá permanecer em segredo. Esse marcador definirá se o jogador será um Prisioneiro ou um Guarda. Com quatro jogadores, serão embaralhados quatro marcadores de prisioneiros e um guarda. Com cinco ou seis jogadores serão embaralhados quatro prisioneiros e dois guardas. Ou seja, com quatro e cinco jogadores existe um marcador a mais que o número de participantes, permitindo a dúvida no número de guardas infiltrados. Note que com quatro jogadores, pode não haver guarda. A desconfiança e a incerteza estará no ar!
A qualquer momento no qual os guardas quiserem se revelar terão a vantagem de não precisarem mais programar suas ações. Eles simplesmente escolhem sua ações no momento da fase de cada ação e as executam imediatamente.
Os prisioneiros nunca poderão revelar suas identidades, mas serão obrigados a fazer isso se a grande maioria absoluta dos personagens estiver dentro da sala 25.
Time (4 ou 6 jogadores)
Nesse módulo de jogo, os jogadores formam dois times com um prisioneiro por jogador. O time que conseguir escapar primeiro com todos os personagens ou eliminar todos os oponentes, vence a partida. Porém, para vencer através da fuga do complexo é necessário que todos do mesmo time escapem juntos. Caso algum personagem seja eliminado, o time desfalcado ainda conseguirá vencer o jogo, mas só poderá escapar do complexo no último turno de jogo.
Se ninguém conseguir escapar a tempo, o time que tiver mais personagens dentro da Sala 25 no final do jogo vence.
Cooperativo (2 a 6 Jogadores)
Aqui todos os jogadores jogaram juntos sem guardas e tentaram escapar do complexo, porém só terão oito turnos para tentar o sucesso. Todos têm de escapar juntos. Há uma vitória parcial se apenas um não conseguir.
Competitivo (2 a 3 Jogadores)
Parecido com o modo Time, mas no modo Competitivo, cada jogador terá o controle de dois prisioneiros e aquele que conseguir escapar com seus dois personagens ou eliminar todos outros adversários, vencerá o jogo. Também existe a possibilidade de escapar com apenas um dos personagens (o outro em algum momento foi morto), mas terá que fazê-lo apenas no último turno do jogo.
Solo (1 Jogador)
Aqui o jogador terá o controle de quatro prisioneiros e deverá escapar com todos através da Sala 25 antes do final do oitavo turno. Porém, ele não precisa programar nenhuma ação (não existe essa fase), podendo escolher e executá-las instantaneamente com cada personagem em cada fase de ação.
Considerações Finais:
Room 25 é rápido, mortal e muito divertido. Com um setup fácil de montar e poucos componentes diversos é rápido também de colocar na mesa e explicar para iniciantes.
Os vários modos de jogo dão uma boa rejogabilidade, assim como as opções de configurações de cada complexo (quanto e quais salas estarão entre as 25, já que existem 32 salas no total) podem aumentar ou diminuir a dificuldade de cada partida.
As salas têm efeitos interessantes e bem divertidos para sacanear o amiguinho… Ou ser sacaneado!
Apesar de vivenciar partidas aonde em questão de cinco a sete minutos a eliminação de jogadores já acontecia, isso não é um problema para esse jogo, pois grande parte da diversão dele é justamente eliminar os oponentes e da forma mais cruel e imprevisível possível.
A combinação de ações pode ser interessante, mas também é necessário sempre ficar atento a possível ação do oponente, principalmente se ele está na mesma sala que você, já que sem uma ação de sair no próximo turno, você pode ficar sem opção de fugir de alguma armadilha e acabar condenado por isso.
A ação de empurrar pode ajudar também o seu amigo a se deslocar mais rápido o que pode ser crucial na corrida contra o tempo da contagem de turnos para chegar a Sala 25 e escapar do complexo com sucesso.
Vale a pena para grupos diversos, pois dosa diversão e estratégia.
Pontos Positivos:
– Cinco de modos de jogo, oferece uma boa rejogabilidade
– A dedução é frequente durante o jogo, o que deixa as partidas mais interessantes e divertidas
– Leve e de fácil aprendizado
– Muita interação
– Pouco downtime.
Pontos Negativos:
– Personagens iguais e simétricos, sem características ou habilidades diferentes
– As miniaturas, todas cinzas, prejudicam a identificação rápida dos personagens. Poderiam ser de cores diferentes.
– Não há muita diversidade em regras, nem mesmo existem opcionais. Também poderia haver mais tipos de salas, pois existem apenas 14 tipos no total (contando a Sala 25, a Central e uma vazia sem efeitos).
NOTA: Ainda este ano, será lançada na Spiel Essen a Season 2 (uma expansão) do jogo. Nela haverá a extensão para oito jogadores com todas as miniaturas do jogo base remodeladas e de cores diferentes, novas salas e novas regras. Em breve também faremos o review!