Estava olhando os vídeos do canal, Direto ao Ponto, de Alan Farias e me deparei com o jogo tático, Through the desert. Comprei o jogo usado em leilão da ludopedia.
Tenho de mencionar que é um jogo sensacional. Realmente faz jus a ser chamado de uma das três maiores obras do aclamado criador, Reiner Knizia.
Trata-se de um "euro classic" puro, leve e tático. Regras simples e facilmente explicáveis a qualquer pessoa, levei uns 5 minutos para explicar para minha filha de 7 anos.
Alguns dizem ser um jogo abstrato, mas possui sim uma certa temática ao meu ver. O cenário se passa em um deserto e há caravanas de camelos. Você tem que ir até os poços hídricos e oásis para coletar a água. Para isso tem de fazer caminhos/trilhas com suas caravanas de camelos. Então, vence o jogo quem coletar mais água (que significam pontos de vitória), quem tiver a maior caravana de cada cor de camelo e quem fechar maior área do tabuleiro para si. Desse modo, há vários modos de pontuar no jogo o que diversifica a estratégia de cada jogador. Pode-se focar em coletar a água dos poços e oásis, ou, em cercar a maior área possível para pontuar e trancar o adversário, ou, ainda em ter as maiores caravanas do jogo e, por últimos fazer um misto de todos esses modos de pontuação.
Minha primeira partida foi com minha filha de sete anos de idade e o jogo fluiu maravilhosamente bem. A primeira vez nos focamos em pegar a água dos poços para pontuar. Já na segunda partida estávamos mais "espertos" e vimos que uma das melhores formas de jogar é conquistando as áreas com as trilhas fechadas de camelos e é desse modo que o jogo brilha. A interação é constante e você tem que adaptar a sua jogada a cada instante baseada na jogada anterior do outro jogador. Você não pode permitir que o outro player feche/adquira uma área grande no jogo caso contrário ele pode disparar muito na pontuação. Mas, caso você não consiga trancar o outro jogador para impedir a jogada dele você pode se concentrar no outro lado do tabuleiro para fechar uma área também grande e assim equilibrar as coisas. Desse modo sempre é possível alcançar o outro jogador que, porventura, tenha disparado na pontuação.
A partida que joguei com minha filha demorou cerca de 30 minutos, o que mostra ser um euro leve e rápido. Talvez em quatro players a demora seja bem mais significativa devido a downtime. Mas, como na sua vez você coloca apenas dois camelos por vez creio que o downtime seja baixo de qualquer modo.
Você pode jogar dois camelos no seu turno podendo ser de qualquer cor. Há cinco cores de camelos diferentes e cada jogador pode pegar qualquer cor de camelo para jogar e formar a sua caravana. Cada fila de camelos tem um "líder" sendo um para cada cor e a colocação dos demais camelos deve ser adjacente a esse líder e assim se espalhando pelo mapa.
A minha experiência com o jogo foi sensacional e atualmente é o jogo preferido da minha filha que antes era o Catan e o Carcassone o que significa que o Through the Desert aos olhos de uma criança é superior a esses dois clássicos que também são jogaços.
Fica aqui a minha recomendação para que joguem ao menos uma vez esse jogo. Eu só joguei com minha filha e sobrinhos de até 16 anos. Ainda não joguei com adultos de minha idade, mas creio que o jogo deve ficar mais hardcore com jogadores experientes o que significa que é recomendado a todas as idades.
Minha nota final ao jogo é 9,0 e a partir desse jogo é que comecei a virar admirador do Knizia e já adquiri o Samurai e o Tigris.