Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. 1830: Railways & Robber Barons
  4. Dúvidas Pós-Partida

Dúvidas Pós-Partida

1830: Railways & Robber Barons
  • linezinhah
    1199 mensagens MD
    avatar
    linezinhah20/07/19 07:55
    linezinhah » 20/07/19 07:55

    marciusfabiani::
    lbleicher::1-Sim, a companhia tem sempre que ter seu primeiro token colocado no local pintado - o que significa que algumas companhias são “melhores” ou “piores” que outras, as vezes dependendo da hora que abrem, às vezes de quais privadas você pegou (tem companhias privadas que deixam você colocar tiles em lugares específicos que ajudam certas companhias)

    2-Depende da companhia. Veja por exemplo que companhias como a C&O, a PRR, a B&O etc já têm um terreno inicial no lugar one começam, e aí você pode colocar qualquer tile conectado a seu hexágono inicial, já a NYC e a Erie não têm nada nos seus hexágonos iniciais, então você é obrigada a colocar um tile amarelo de cidade lá.

    3-Não é possível. A companhia só pode colocar um tile se conseguir chegar até o hexágono onde você for colocá-lo. Inclusive, caso o caminho esteja “bloqueado” por um tile de cidade em que todas as cidades têm estações de outras companhias, você pode até fazer upgrade desse tile, mas não pode colocar tiles depois dele. A mesma coisa vale na contagem de valor das rotas, se você tem um 5T pode fazer uma rota que passe por uma de suas estações e inclua cinco cidades consecutivas, mas embora você possa começar e/ou terminar sua rota em uma cidade “bloqueada” (em que 
    NYC), não pode passar por ela.

    4-Não, esse upgrade da foto não é possível, porque todo upgrade tem que obrigatoriamente manter os trilhos que haviam antes dele. Esse tile é um dos que não podem sofrer upgrade.

    5-Sim, aliás, colocar tiles que não podem sofrer upgrade (ou que até podem sofrer upgrade, mas que os tiles possíveis já foram usados em outro lugar) é aliás uma coisa extremamente comum em 18xx :D É sangue nos zóio mesmo, é possível inclusive ferrar completamente uma empresa de forma que ela nunca consiga fazer grandes rendimentos. E não, não é possível desfazer o tile, só upgrades - que nem sempre são possíveis.

    7-Exato, não so pode colocar trilho direcionado pra fora do mapa, nem para aquelas linhas de separação (aquelas em volta de Rochester, por exemplo).

    8-Sim. Inclusive é bom lembrar que se você vendeu a privada para uma empresa, quem recebe a receita é a empresa, não o jogador. Se não vendeu ainda, quem recebe é o jogador, independente de ter ou não aberto alguma empresa.

    9-Sim, são adicionais

    10-A grande vantagem é que você pode até duplicar o dinheiro que investiu, pois a venda pode ser feita por até 2x o valor de face da companhia privada. Assim, se você por exemplo comprou a privada Camden&Amboy, pode vendê-la para uma empresa por até $320, dinheiro que pode usar para comprar outras ações. É comum que as pessoas joguem 1830 abrindo empresas, torrando toda a grana dela com trens e comprando suas privadas e depois vendendo suas ações para abrir uma nova empresa (e aí as ações vendidas para o mercado passam a pagar para a empresa).

    11-Sim, foi erro. Só se pode colocar tiles de cidade em cima de hexágonos com círculos brancos, e só se colocam os tiles sem cidades nas regiões do tabuleiro sem os círculos brancos.

    12-Não, nesses locais só se pode colocar os tiles que tenham vilas. Se for um espaço que tem apenas um ponto preto, tem que ser um tile com um trilho que tenha apenas uma vila (o tile 58, por exemplo), se tiver dois pontos pretos tem que ser um tile com dois trilhos com uma vila cada (o tile 56, por exemplo). Eles não tem valores porque todas as vilas valem 10. No 1830 eles não podem virar cidades grandes.

    13-Sim. Ela pode rodar com todos os trens de uma vez, mas não pode passar pelo mesmo trilho com mais de um trem.

    14-Não há problema nenhum quanto a isso, e aliás é uma estratégia bem comum acelerar bastante a compra de trens justamente para “enferrujar” os trens dos oponentes.

    15-Isso é feito ao final da operação da companhia, e a ação é sempre de compra (a companhia que está operando compra um trem de outra companhia), não de venda (uma companhia não pode vender um trem na vez dela, tem que esperar a vez da outra que fará a compra)

    16-Sim, é bastante sacana, mas é isso mesmo :D Você pode comprar pelo preço que quiser, a partir de $1. Inclusive pode comprar por muito mais que o trem vale, se de repente é mais interessante para a sua estratégia que a companhia que está vendendo o trem fique com mais dinheiro em caixa.

    17-Não, esse limite de no máximo 2x o valor de face é para a compra de companhias privadas. Para trens você pode comprar por qualquer valor a partir de $1.

    18-Sim, isso é inclusive uma das possíveis sacanagens nesse jogo, colocar um tile em outro lugar pra evitar que alguém faça um upgrade necessário, o jeito vai ser esperar :) Lembrando que os tiles OO só podem ser colocados nos locais onde há duas cidades brancas, o B só pode ser colocado em Baltimore ou Boston e o NY só pode ser colocado em New York.

    19-Vai depender do nível de maldade dos jogadores, mas pode ser que falte sim :)

    20-Sim, você pode fazer qualquer curva possível nesse tile.

    21-Exatamente. Ela pode ir do tile marrom (62) até o tile OO, aí nesse caso esses dois trechos renderiam 80+40. Com um trem maior a rota pode continuar pelo tile 23 e depois pro 58, mas não poderia ir pro 23 e depois pro 56 em diante porque pra isso o trem teria que dar “marcha a ré”.

    22 - sim, ela pode, inclusive se o presidente da C&O não for o meso da B&O seria uma forma dele bloquear a B&O, que aí só conseguiria fazer sua rota do tile 59 até o 62 mas não poderia passar dele (considerando que a estação que a C&O colocou foi no círculo branco de baixo - se for no de cima ela não bloqueia a B&O).

    23-vixe, sem trilho e sem cidade? Tem foto deles aí?

    24-Acho que em 2 é pontuação normal mesmo. Ouvi dizer que têm certas contagens de jogadores em que falência é mais comum (geralmente com 6), enquanto com menos elas são mais raras.

    25-Sim, esse dinheiro vai pro banco.

    26-Se ele tem trens melhores que as suas companhias, eu tentaria ao máximo comprar trens com as suas companhias para enferrujar os dele. Outra coisa que se pode fazer é vender as 4 ações duma vez pra jogar o valor das ações da companhia pra baixo (nesse caso ela cairia quatro posições no mercado), e na rodada de ações seguinte recomprar essas ações por um valor menor. Você deixaria de ganhar os rendimentos de operações, mas o outro jogador perderia em valor líquido enquanto você poderia investir o dinheiro em algo que também pagasse rendimentos, e depois se quisesse poderia comprar as ações dessa companhia. E, claro, outra opção também é tentar bloquear. Dá pra quebrar bem empresas que estão pagando muito rendimento com uma estação bem colocada :D

    27-Forçar mesmo não dá, geralmente o melhor é “cair fora” de uma empresa quando se está prestes a ter um evento de trens enferrujando (o que joga o preço das ações pra baixo, mas depois que você vendeu).


    28-Hum, isso eu não sei responder, nunca joguei com dois jogadores, mas com mais jogadores geralmente é bem raro mesmo que não seja necessário reter dividendos. Vocês se lembraram da regra que só as ações que estão no mercado (não as que ainda estão com a empresa) pagam dividendos pra empresa? Então por exemplo, se uma empresa tem 60% com um jogador e os outros 40% não foram vendidos ainda e ela acabou de coletar $200 com suas rotas, o jogador recebe 120 e a empresa não recebe nada. Mas se depois o jogador vendeu uma das ações pro mercado (ficando 50% com ele, 10% no mercado e os outros 40% ainda não vendidos) e se coletassem os mesmos $200, o jogador receberia $100 e a companhia $20.

    Opa, saiu o gabarito! Acho que tirei uns 9, hehehe.

    Quase lá marcius hahahaha. Meu esposo jogou online com o lbleicher e conseguiu pegar bastante dos erros que comentamos aqui. Próxima partida vai estar redondo =D

    1
  • linezinhah
    1199 mensagens MD
    avatar
    linezinhah20/07/19 07:56
    linezinhah » 20/07/19 07:56

    lbleicher::
    ftola::
    28- Em nossa partida, em nenhum momento foi preciso deixar de dar dividendos para os acionistas, o que fez com que as empresas subissem muito rápido no valor das suas ações. Seria uma característica de um jogo para 2 ou provavelmente fizemos algo muito errado?

    Provavelmente teve algo errado na partida - pois mesmo uma empresa que abre com IPO algo tem dificuldades em repor os trens 2 e 3 que vão enferrujar.

    Isso! A propósito, estamos jogando aqui com o Cláudio e mesmo ainda na fase 5 (os trens 3 ainda não enferrujaram) já teve mais de uma companhia tendo que reter dividendos :)

    E ele ficou todo feliz que conseguiu fazer aquela venda de todas as ações e te empurrar uma empresa rsrsrs

    1
  • marciusfabiani
    1125 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani20/07/19 10:18
    marciusfabiani » 20/07/19 10:18

    O legal é que, depois de aprender direitinho o 1830, os próximos 18xx serão muito tranquilos de pegar.

    0
  • lbleicher
    225 mensagens MD
    avatar
    lbleicher20/07/19 10:50
    lbleicher » 20/07/19 10:50

    Isso! O 1889 são praticamente as mesmas regras.

    0
Responder
  • 1
  • 2(current)
1830: Railways & Robber Barons - Dúvidas Pós-Partida
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.