Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. 1830: Railways & Robber Barons
  4. Dúvidas Pós-Partida

Dúvidas Pós-Partida

1830: Railways & Robber Barons
  • avatar
    linezinhah14/07/19 19:23
    avatar
    linezinhah
    14/07/19 19:23
    1199 mensagens MD

    Olá pessoal, 


    Finalmente tivemos a oportunidade de experimentar esse mundo novo do 18xx e amamos =D. 

    Como não temos lá tanta proficiência no inglês, meu esposo foi traduzindo o manual, então algumas coisas nos deixaram na dúvida durante a jogatina que tivemos e gostaria da ajuda de vocês mais uma vez.

    Obs.: se algumas dúvidas forem muito idiotas e evidentes, peço desculpas, mas é que algumas coisas realmente não sabíamos como interpretar.

    Obs.: e perdão pela quantidade de dúvidas, mas é que estamos buscando deixar o jogo redondo nas regras para melhor aproveitá-lo.


    1- A 1ª estação da corporação é obrigatória que seja colocada no local pintado referente a mesma no tabuleiro? Ou posso optar por colocar em outro local?


    2- Na primeira rodada de operação o mapa está praticamente zerado (exceto pelas cidades nos locais cinzas). Nesse caso a corporação é obrigada na primeira compra de tile, ser exclusivamente um de cidade para por a sua estação?


    3- Ainda na primeira rodada de operação do jogo, onde não há nenhum trilho, praticamente. Suponha que a corporação NYC tenha colocado seu primeiro tile de cidade e instalado sua estação. Logo depois vem a vez da corporação PRR, que já tem sua estação num espaço cinza, sem necessidade de por um tile ali (me corrijam se falei besteira), e põe um tile de trilho a partir do tile da NYC. É possível? Ou obrigatoriamente a corporação só pode colocar o tile em um caminho que parta da sua estação inicial?


    Com relação às imagens abaixo:

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/8c410_ef6vdb.jpg

    Imagem 1



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/024de_ef6vdb.jpg

    Imagem 2



    3- No caso acima, é possível que um jogador decida fazer o upgrade do tile 10 para o tile 23? 


    4- Nós entendemos que só pode fazer o upgrade para o tile correto, independente de um dos trilhos não ter terminado a rota. Logo não poderia ser feito o upgrade pelo 23, correto?


    5- No caso das imagens acima (1 e 2), o jogador que colocou o tile 10, pode ter feito isso apenas para prejudicar quem detém a presidência da NYC e da BO, certo? É possível desfazer o tile?


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3e08d_ef6vdb.jpg

    Imagem 3



    7- O caso da imagem 3 é um exemplo de situação vedada, por ter um tile com trilho direcionado para fora do mapa, correto?


    8- Na rodada de operação, a primeira coisa a ser feita é pegar a receita da cia privada. Caso um jogador não tenha conseguido por nenhuma empresa em flutuação, ele poderá pegar a receita da cia privada mesmo assim?


    9- Duas cia privadas permitem por um tile, sendo uma delas o tile + estação. Essas ações podem ser feitas como adicionais na rodada da operação ou já contam como ação de por 1 tile na vez daquela corporação?


    10- Não entendemos muito bem qual o benefício de uma corporação comprar uma cia privada. Por qual motivo ela faria isso? Qual as vantagens e desvantagens?


    11- Ainda utilizando a imagem 1. No local do tile 6 (no meio da foto praticamente), existe no tabuleiro uma cidade branca. Nesse caso, erramos ao não por um tile com cidade? Ou podemos por um tile sem cidade como forma da nossa estratégia?


    12- Com relação às cidades pequenas (pretas) no tabuleiro. Posso colocar um tile de cidade nelas? Algumas não tinham valores e ficamos um pouco na dúvida se elas poderiam virar uma cidade grande para por uma estação.


    13- Quando a corporação tem mais de 1 trem, na sua vez da rodada de operação, ela vai poder rodar com todos os trens de uma vez, correto?


    14- Algo que notamos com 2 jogadores, é que rapidamente colocamos 4 corporações em flutuação e praticamente na segunda rodada de operação já estávamos na fase 4 comprando vários trens. Fizemos algo muito errado ou apenas fomos com muita sede ao pote?


    15- Em que momento posso vender um trem de uma corporação para a outra? Seria na última ação da rodada de operação em que eu deveria comprar um trem?


    16- Ainda com a venda de trens para outras corporações. Suponha que eu esteja como presidente da NYC e da BO. Posso vender o trem da NYC para a BO pelo preço que eu quiser, já que estou como presidente de ambas? Nos pareceu um pouco sacana, dependendo da situação. 


    17- Ah sim, a restrição da venda do trem para outra corporação deve seguir no mín metade do valor de face e no máximo 2x o valor de face, correto?


    18- O que fazer se acabar o tile OO, B, NY? Tenho que obrigatoriamente esperar fazer o upgrade para liberar o tile anterior e poder utilizá-lo?


    19- Impressão minha ou realmente vai faltar tile de cidade no mapa?


    20-  Com relação ao tile 63. São 3 trilhos distintos ali, correto? É possível fazer uma curva naqueles trilhos? (a pergunta é bem imbecil, mas eu teimei com meu esposo que dá pra fazer uma curva)


    21- Com relação a receita. Na imagem 1, a corporação BO pode realizar a coleta da receita com o trem passando pelo tile 80 e seguindo para a esquerda-baixo do mapa, pois como há uma cidade branca vaga, isso não bloquearia a passagem da corporação, correto?


    22- Ainda na imagem 1 e na dúvida 21. Caso a corporação C&O decida por uma estação sua no tile 80, ela não poderia, pois bloquearia a receita da CA e da BO, correto? Essa questão da estação bloquear outra não ficou muito clara pra gente, a todo momento ficamos na dúvida se podia ou não por uma estação em algum lugar.


    23- Pra que serve os tiles laranjas sem trilhos e sem cidades?


    24- Fim de jogo e terminei com $ 13.541 e meu esposo com $ 11.026. É uma pontuação normal mesmo? Pois como existia a possibilidade de falência, ficamos na dúvida se fizemos muita coisa errada.


    25- Dinheiro gasto para compra de trens, corporações e cias privadas voltam para o banco, certo? Ou não devem ser inseridas novamente no saldo do banco?


    26- Ao ver, num jogo para 2 jogadores que seu adversário detém 2 corporações que estão bem a frente das suas outras e ele detém 60% em cada e você detém 40%, qual estratégia adotariam para tentar diminuir o avanço daquela corporação que já está ganhando bastante receita e o valor da ação só continua a subir, pois o adversário continua distribuindo dividendos?


    27- Existe alguma forma de forçar o jogador adversário a vender ações para que você possa virar presidente? (sem ser a questão de ter esperar o adversário ficar sem dinheiro)


    28- Em nossa partida, em nenhum momento foi preciso deixar de dar dividendos para os acionistas, o que fez com que as empresas subissem muito rápido no valor das suas ações. Seria uma característica de um jogo para 2 ou provavelmente fizemos algo muito errado?


    Bom... acho que são "só" essas dúvidas por enquanto =OOO


    Ah... foto do final da partida =D (se verem alguma besteira feita no mapa, podem falar)

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/e216d_ef6vdb.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/df46d_ef6vdb.jpg

    3
    0
    1
  • linezinhah
    1199 mensagens MD
    avatar
    linezinhah14/07/19 19:46
    linezinhah » 14/07/19 19:46

    @lbleicher

    0
  • marciusfabiani
    1125 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani14/07/19 20:48
    marciusfabiani » 14/07/19 20:48

    linezinhah::Olá pessoal, 


    Finalmente tivemos a oportunidade de experimentar esse mundo novo do 18xx e amamos =D. 

    Como não temos lá tanta proficiência no inglês, meu esposo foi traduzindo o manual, então algumas coisas nos deixaram na dúvida durante a jogatina que tivemos e gostaria da ajuda de vocês mais uma vez.

    Obs.: se algumas dúvidas forem muito idiotas e evidentes, peço desculpas, mas é que algumas coisas realmente não sabíamos como interpretar.

    Obs.: e perdão pela quantidade de dúvidas, mas é que estamos buscando deixar o jogo redondo nas regras para melhor aproveitá-lo.


    1- A 1ª estação da corporação é obrigatória que seja colocada no local pintado referente a mesma no tabuleiro? Ou posso optar por colocar em outro local?

    Sim. Toda companhia já tem um local no qual ela tem que colocar a primeira estação, e ela é gratuita. As demais custam $$$.

    2- Na primeira rodada de operação o mapa está praticamente zerado (exceto pelas cidades nos locais cinzas). Nesse caso a corporação é obrigada na primeira compra de tile, ser exclusivamente um de cidade para por a sua estação?

    O hexágono onde a estação inicial entra não precisa de tile. É como se já houvesse um tile lá. Você só coloca o token da estação em cima da arte correspondente.

    3- Ainda na primeira rodada de operação do jogo, onde não há nenhum trilho, praticamente. Suponha que a corporação NYC tenha colocado seu primeiro tile de cidade e instalado sua estação. Logo depois vem a vez da corporação PRR, que já tem sua estação num espaço cinza, sem necessidade de por um tile ali (me corrijam se falei besteira), e põe um tile de trilho a partir do tile da NYC. É possível? Ou obrigatoriamente a corporação só pode colocar o tile em um caminho que parta da sua estação inicial?

    Uma companhia só pode colocar um tile se ela conseguir chegar até ele a partir de uma de suas estações, sem cruzar nenhum bloqueio (cidades onde todas as estações estejam ocupadas por outras companhias).

    Com relação às imagens abaixo:


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/8c410_ef6vdb.jpg

    Imagem 1



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/024de_ef6vdb.jpg

    Imagem 2



    3- No caso acima, é possível que um jogador decida fazer o upgrade do tile 10 para o tile 23? 

    Acho que você quis dizer o tile 1, e não o 10 (10 é o que ele paga quando você roda um trem por ele). Não. É um upgrade proibido. Ao fazer um upgrade, o novo tile deve preservar todos os trilhos do tile anterior. Repare que um dos trilhos do tile 1 foi "apagado" quando o tile 23 entrou no lugar dele. No fim do manual, há um manifesto com todos os upgrades possíveis. 

    4- Nós entendemos que só pode fazer o upgrade para o tile correto, independente de um dos trilhos não ter terminado a rota. Logo não poderia ser feito o upgrade pelo 23, correto?

    Correto, pelos motivos que expliquei na resposta anterior.

    5- No caso das imagens acima (1 e 2), o jogador que colocou o tile 10, pode ter feito isso apenas para prejudicar quem detém a presidência da NYC e da BO, certo? É possível desfazer o tile?

    Não entendi o que você quis dizer com "desfazer o tile". De qualquer forma, é um upgrade ilegal.




    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3e08d_ef6vdb.jpg

    Imagem 3




    7- O caso da imagem 3 é um exemplo de situação vedada, por ter um tile com trilho direcionado para fora do mapa, correto?

    Correto. Um dos trilhos leva pra fora do mapa, e isso é proibido. 

    8- Na rodada de operação, a primeira coisa a ser feita é pegar a receita da cia privada. Caso um jogador não tenha conseguido por nenhuma empresa em flutuação, ele poderá pegar a receita da cia privada mesmo assim?

    Sim, pois a receita é do próprio jogador. São companhias privadas, ou seja, o dono é a Aline, o Esposo, etc. A renda que elas geram independe da flutuação das companhias grandes.

    9- Duas cia privadas permitem por um tile, sendo uma delas o tile + estação. Essas ações podem ser feitas como adicionais na rodada da operação ou já contam como ação de por 1 tile na vez daquela corporação?

    Isso vai depender se a companhia privada já tiver sido comprada por uma das grandes. Eu precisaria de um exemplo mais específico pra entender sua dúvida.

    10- Não entendemos muito bem qual o benefício de uma corporação comprar uma cia privada. Por qual motivo ela faria isso? Qual as vantagens e desvantagens?

    Algumas privadas, pelo que eu me lembro, dão habilidades que só podem ser usados por corporações. Também é uma forma de um presidente de corporação superfaturar uma privada, pagando a si mesmo um preço acima do mercado. Enfim, há motivos pra vender as privadas pras corporações, sim, e há uma hora certa de fazer isso também.

    11- Ainda utilizando a imagem 1. No local do tile 6 (no meio da foto praticamente), existe no tabuleiro uma cidade branca. Nesse caso, erramos ao não por um tile com cidade? Ou podemos por um tile sem cidade como forma da nossa estratégia?

    Tiles com cidades pequenas (tracinhos pretos) ou grandes (bolas brancas, onde entram estações) só podem entrar em espaços que contenham cidades pequenas ou grandes, respectivamente. Não pode colocar tile com cidade em espaço sem cidade, ou tile sem cidade em espaço com cidade.

    12- Com relação às cidades pequenas (pretas) no tabuleiro. Posso colocar um tile de cidade nelas? Algumas não tinham valores e ficamos um pouco na dúvida se elas poderiam virar uma cidade grande para por uma estação.

    Não pode. 

    13- Quando a corporação tem mais de 1 trem, na sua vez da rodada de operação, ela vai poder rodar com todos os trens de uma vez, correto?

    Sim, todos os trens vão rodar de uma vez. Uma corporação roda todos os seus trens, depois a outra, e assim vai.

    14- Algo que notamos com 2 jogadores, é que rapidamente colocamos 4 corporações em flutuação e praticamente na segunda rodada de operação já estávamos na fase 4 comprando vários trens. Fizemos algo muito errado ou apenas fomos com muita sede ao pote?

    Não sei dizer, pois nunca joguei um 18xx com 2 jogadores. Eu teria que ter acompanhado a partida pra afirmar se houve algo errado. Mas eu nunca vi um jogo chegar na fase 4 na segunda rodada de operação. A fase 4 começa quando o primeiro trem 4 é comprado. Pro primeiro trem 4 ser comprado, todos os trens 3 e 2 já deveriam ter sido comprados antes, e há um limite de trens que cada corporação pode ter. Todas essas regras foram obedecidas?


    15- Em que momento posso vender um trem de uma corporação para a outra? Seria na última ação da rodada de operação em que eu deveria comprar um trem?

    Uma corporação nunca pode vender um trem no seu turno de operações, apenas comprar. Ela pode comprar um trem do banco, no mercado ou de outra corporação.

    16- Ainda com a venda de trens para outras corporações. Suponha que eu esteja como presidente da NYC e da BO. Posso vender o trem da NYC para a BO pelo preço que eu quiser, já que estou como presidente de ambas? Nos pareceu um pouco sacana, dependendo da situação. 

    Pode, respeitando a resposta acima. No turno da NYC, ela não pode vender um trem pra BO. Ela pode comprar um trem da BO. Ou, se for o turno da BO, ela pode comprar um trem da NYC. Se não me engano, o preço mínimo é $1, e não há valor máximo estipulado.

    17- Ah sim, a restrição da venda do trem para outra corporação deve seguir no mín metade do valor de face e no máximo 2x o valor de face, correto?

    Não, você confundiu com as privadas. Essas restrições se aplicam quando uma corporação compra uma companhia privada de um jogador.

    18- O que fazer se acabar o tile OO, B, NY? Tenho que obrigatoriamente esperar fazer o upgrade para liberar o tile anterior e poder utilizá-lo?

    Sim. Os tiles são limitados.

    19- Impressão minha ou realmente vai faltar tile de cidade no mapa?

    Hum, depende de como o jogo correu. Tem hora que começa a ficar mais apertado mesmo.

    20-  Com relação ao tile 63. São 3 trilhos distintos ali, correto? É possível fazer uma curva naqueles trilhos? (a pergunta é bem imbecil, mas eu teimei com meu esposo que dá pra fazer uma curva)

    Não tenho mais esse jogo, não me lembro como é o tile 63.

    21- Com relação a receita. Na imagem 1, a corporação BO pode realizar a coleta da receita com o trem passando pelo tile 80 e seguindo para a esquerda-baixo do mapa, pois como há uma cidade branca vaga, isso não bloquearia a passagem da corporação, correto?

    Pode. Com um trem 3, por exemplo, o corre renderia 40 + 80 + 10. A cidade vazia permite que a BO cruze a cidade. Se houvesse uma estação de outra companhia ali que não a BO, a BO só correria da estação até o tile 62, gerando, nesse caso, 40 + 80.

    22- Ainda na imagem 1 e na dúvida 21. Caso a corporação C&O decida por uma estação sua no tile 80, ela não poderia, pois bloquearia a receita da CA e da BO, correto? Essa questão da estação bloquear outra não ficou muito clara pra gente, a todo momento ficamos na dúvida se podia ou não por uma estação em algum lugar.

    A C&O poderia colocar uma estação no tile 62 (e não 80, pois 80 é a renda), sim, desde que conseguisse chegar livremente até lá a partir de outra de suas estações. Esse blocks são estratégia legítima e bastante utilizadas nesses jogos.

    23- Pra que serve os tiles laranjas sem trilhos e sem cidades?

    Não faço ideia. Não me lembro deles.

    24- Fim de jogo e terminei com $ 13.541 e meu esposo com $ 11.026. É uma pontuação normal mesmo? Pois como existia a possibilidade de falência, ficamos na dúvida se fizemos muita coisa errada.

    Me parece um placar possível. Embora o banco comece com $ 12 mil e o jogo termine quando o banco quebra, o último turno gera muita grana além do tamanho inicial do banco. Nunca joguei com 2 pessoas, mas não me parece um placar fora do normal.

    25- Dinheiro gasto para compra de trens, corporações e cias privadas voltam para o banco, certo? Ou não devem ser inseridas novamente no saldo do banco?

    Todo o dinheiro do jogo está em um de três lugares: no banco, no tesouro de alguma companhia ou na mão dos jogadores. Nenhum dinheiro nunca volta "pra caixa do jogo".

    26- Ao ver, num jogo para 2 jogadores que seu adversário detém 2 corporações que estão bem a frente das suas outras e ele detém 60% em cada e você detém 40%, qual estratégia adotariam para tentar diminuir o avanço daquela corporação que já está ganhando bastante receita e o valor da ação só continua a subir, pois o adversário continua distribuindo dividendos?

    Eu tentaria bloquear o avanço dessas empresas ou no mapa (dificultando o acesso dessa empresa a tiles mais rentáveis) ou na compra de trens, forçando, por exemplo, o rust de alguns dos trens dessas empresas. Vender as ações pra fazer com que o preço delas abaixe não parece ser uma boa opção, pois você estaria abrindo mão de ações de uma boa empresa, que outro jogador (numa partida com mais de 2 pessoas) provavelmente compraria na primeira oportunidade.

    27- Existe alguma forma de forçar o jogador adversário a vender ações para que você possa virar presidente? (sem ser a questão de ter esperar o adversário ficar sem dinheiro)

    Não, não há como obrigar ninguém a comprar ou vender nada. O que se faz às vezes é vender ações de propósito pra que outra pessoa herde a presidência de uma empresa podre, e isso é o que chamamos de "dumping" no jogo. Cuidado quando você tiver duas ou mais ações de uma empresa ruim da qual você não é a presidente, ela pode acabar sendo despejada no seu colo.

    28- Em nossa partida, em nenhum momento foi preciso deixar de dar dividendos para os acionistas, o que fez com que as empresas subissem muito rápido no valor das suas ações. Seria uma característica de um jogo para 2 ou provavelmente fizemos algo muito errado?

    Estranho um jogo inteiro em que nenhuma empresa retenha os ganhos nem uma única vez. Ela teria que passar o jogo inteiro só com o capital que ela ganhou no floating. Não haveria como pagar pelos trens mais caros, por exemplo. 

    Bom... acho que são "só" essas dúvidas por enquanto =OOO


    Ah... foto do final da partida =D (se verem alguma besteira feita no mapa, podem falar)


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/e216d_ef6vdb.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/df46d_ef6vdb.jpg


    Tentei responder acima na medida do possível.

    2
  • marciusfabiani
    1125 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani14/07/19 21:03
    marciusfabiani » 14/07/19 21:03

    Aqui tem um vídeo bom e rápido pra repassar as regras antes da sua próxima partida:

    https://www.youtube.com/watch?v=4dtNSyjyPgs

    2
  • lbleicher
    225 mensagens MD
    avatar
    lbleicher14/07/19 21:17
    lbleicher » 14/07/19 21:17

    1-Sim, a companhia tem sempre que ter seu primeiro token colocado no local pintado - o que significa que algumas companhias são “melhores” ou “piores” que outras, as vezes dependendo da hora que abrem, às vezes de quais privadas você pegou (tem companhias privadas que deixam você colocar tiles em lugares específicos que ajudam certas companhias)

    2-Depende da companhia. Veja por exemplo que companhias como a C&O, a PRR, a B&O etc já têm um terreno inicial no lugar one começam, e aí você pode colocar qualquer tile conectado a seu hexágono inicial, já a NYC e a Erie não têm nada nos seus hexágonos iniciais, então você é obrigada a colocar um tile amarelo de cidade lá.

    3-Não é possível. A companhia só pode colocar um tile se conseguir chegar até o hexágono onde você for colocá-lo. Inclusive, caso o caminho esteja “bloqueado” por um tile de cidade em que todas as cidades têm estações de outras companhias, você pode até fazer upgrade desse tile, mas não pode colocar tiles depois dele. A mesma coisa vale na contagem de valor das rotas, se você tem um 5T pode fazer uma rota que passe por uma de suas estações e inclua cinco cidades consecutivas, mas embora você possa começar e/ou terminar sua rota em uma cidade “bloqueada” (em que 
    NYC), não pode passar por ela.

    4-Não, esse upgrade da foto não é possível, porque todo upgrade tem que obrigatoriamente manter os trilhos que haviam antes dele. Esse tile é um dos que não podem sofrer upgrade.

    5-Sim, aliás, colocar tiles que não podem sofrer upgrade (ou que até podem sofrer upgrade, mas que os tiles possíveis já foram usados em outro lugar) é aliás uma coisa extremamente comum em 18xx :D É sangue nos zóio mesmo, é possível inclusive ferrar completamente uma empresa de forma que ela nunca consiga fazer grandes rendimentos. E não, não é possível desfazer o tile, só upgrades - que nem sempre são possíveis.

    7-Exato, não so pode colocar trilho direcionado pra fora do mapa, nem para aquelas linhas de separação (aquelas em volta de Rochester, por exemplo).

    8-Sim. Inclusive é bom lembrar que se você vendeu a privada para uma empresa, quem recebe a receita é a empresa, não o jogador. Se não vendeu ainda, quem recebe é o jogador, independente de ter ou não aberto alguma empresa.

    9-Sim, são adicionais

    10-A grande vantagem é que você pode até duplicar o dinheiro que investiu, pois a venda pode ser feita por até 2x o valor de face da companhia privada. Assim, se você por exemplo comprou a privada Camden&Amboy, pode vendê-la para uma empresa por até $320, dinheiro que pode usar para comprar outras ações. É comum que as pessoas joguem 1830 abrindo empresas, torrando toda a grana dela com trens e comprando suas privadas e depois vendendo suas ações para abrir uma nova empresa (e aí as ações vendidas para o mercado passam a pagar para a empresa).

    11-Sim, foi erro. Só se pode colocar tiles de cidade em cima de hexágonos com círculos brancos, e só se colocam os tiles sem cidades nas regiões do tabuleiro sem os círculos brancos.

    12-Não, nesses locais só se pode colocar os tiles que tenham vilas. Se for um espaço que tem apenas um ponto preto, tem que ser um tile com um trilho que tenha apenas uma vila (o tile 58, por exemplo), se tiver dois pontos pretos tem que ser um tile com dois trilhos com uma vila cada (o tile 56, por exemplo). Eles não tem valores porque todas as vilas valem 10. No 1830 eles não podem virar cidades grandes.

    13-Sim. Ela pode rodar com todos os trens de uma vez, mas não pode passar pelo mesmo trilho com mais de um trem.

    14-Não há problema nenhum quanto a isso, e aliás é uma estratégia bem comum acelerar bastante a compra de trens justamente para “enferrujar” os trens dos oponentes.

    15-Isso é feito ao final da operação da companhia, e a ação é sempre de compra (a companhia que está operando compra um trem de outra companhia), não de venda (uma companhia não pode vender um trem na vez dela, tem que esperar a vez da outra que fará a compra)

    16-Sim, é bastante sacana, mas é isso mesmo :D Você pode comprar pelo preço que quiser, a partir de $1. Inclusive pode comprar por muito mais que o trem vale, se de repente é mais interessante para a sua estratégia que a companhia que está vendendo o trem fique com mais dinheiro em caixa.

    17-Não, esse limite de no máximo 2x o valor de face é para a compra de companhias privadas. Para trens você pode comprar por qualquer valor a partir de $1.

    18-Sim, isso é inclusive uma das possíveis sacanagens nesse jogo, colocar um tile em outro lugar pra evitar que alguém faça um upgrade necessário, o jeito vai ser esperar :) Lembrando que os tiles OO só podem ser colocados nos locais onde há duas cidades brancas, o B só pode ser colocado em Baltimore ou Boston e o NY só pode ser colocado em New York.

    19-Vai depender do nível de maldade dos jogadores, mas pode ser que falte sim :)

    20-Sim, você pode fazer qualquer curva possível nesse tile.

    21-Exatamente. Ela pode ir do tile marrom (62) até o tile OO, aí nesse caso esses dois trechos renderiam 80+40. Com um trem maior a rota pode continuar pelo tile 23 e depois pro 58, mas não poderia ir pro 23 e depois pro 56 em diante porque pra isso o trem teria que dar “marcha a ré”.

    22 - sim, ela pode, inclusive se o presidente da C&O não for o meso da B&O seria uma forma dele bloquear a B&O, que aí só conseguiria fazer sua rota do tile 59 até o 62 mas não poderia passar dele (considerando que a estação que a C&O colocou foi no círculo branco de baixo - se for no de cima ela não bloqueia a B&O).

    23-vixe, sem trilho e sem cidade? Tem foto deles aí?

    24-Acho que em 2 é pontuação normal mesmo. Ouvi dizer que têm certas contagens de jogadores em que falência é mais comum (geralmente com 6), enquanto com menos elas são mais raras.

    25-Sim, esse dinheiro vai pro banco.

    26-Se ele tem trens melhores que as suas companhias, eu tentaria ao máximo comprar trens com as suas companhias para enferrujar os dele. Outra coisa que se pode fazer é vender as 4 ações duma vez pra jogar o valor das ações da companhia pra baixo (nesse caso ela cairia quatro posições no mercado), e na rodada de ações seguinte recomprar essas ações por um valor menor. Você deixaria de ganhar os rendimentos de operações, mas o outro jogador perderia em valor líquido enquanto você poderia investir o dinheiro em algo que também pagasse rendimentos, e depois se quisesse poderia comprar as ações dessa companhia. E, claro, outra opção também é tentar bloquear. Dá pra quebrar bem empresas que estão pagando muito rendimento com uma estação bem colocada :D

    27-Forçar mesmo não dá, geralmente o melhor é “cair fora” de uma empresa quando se está prestes a ter um evento de trens enferrujando (o que joga o preço das ações pra baixo, mas depois que você vendeu).


    28-Hum, isso eu não sei responder, nunca joguei com dois jogadores, mas com mais jogadores geralmente é bem raro mesmo que não seja necessário reter dividendos. Vocês se lembraram da regra que só as ações que estão no mercado (não as que ainda estão com a empresa) pagam dividendos pra empresa? Então por exemplo, se uma empresa tem 60% com um jogador e os outros 40% não foram vendidos ainda e ela acabou de coletar $200 com suas rotas, o jogador recebe 120 e a empresa não recebe nada. Mas se depois o jogador vendeu uma das ações pro mercado (ficando 50% com ele, 10% no mercado e os outros 40% ainda não vendidos) e se coletassem os mesmos $200, o jogador receberia $100 e a companhia $20.

    3
  • marciusfabiani
    1125 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani14/07/19 21:45
    marciusfabiani » 14/07/19 21:45

    lbleicher::1-Sim, a companhia tem sempre que ter seu primeiro token colocado no local pintado - o que significa que algumas companhias são “melhores” ou “piores” que outras, as vezes dependendo da hora que abrem, às vezes de quais privadas você pegou (tem companhias privadas que deixam você colocar tiles em lugares específicos que ajudam certas companhias)

    2-Depende da companhia. Veja por exemplo que companhias como a C&O, a PRR, a B&O etc já têm um terreno inicial no lugar one começam, e aí você pode colocar qualquer tile conectado a seu hexágono inicial, já a NYC e a Erie não têm nada nos seus hexágonos iniciais, então você é obrigada a colocar um tile amarelo de cidade lá.

    3-Não é possível. A companhia só pode colocar um tile se conseguir chegar até o hexágono onde você for colocá-lo. Inclusive, caso o caminho esteja “bloqueado” por um tile de cidade em que todas as cidades têm estações de outras companhias, você pode até fazer upgrade desse tile, mas não pode colocar tiles depois dele. A mesma coisa vale na contagem de valor das rotas, se você tem um 5T pode fazer uma rota que passe por uma de suas estações e inclua cinco cidades consecutivas, mas embora você possa começar e/ou terminar sua rota em uma cidade “bloqueada” (em que 
    NYC), não pode passar por ela.

    4-Não, esse upgrade da foto não é possível, porque todo upgrade tem que obrigatoriamente manter os trilhos que haviam antes dele. Esse tile é um dos que não podem sofrer upgrade.

    5-Sim, aliás, colocar tiles que não podem sofrer upgrade (ou que até podem sofrer upgrade, mas que os tiles possíveis já foram usados em outro lugar) é aliás uma coisa extremamente comum em 18xx :D É sangue nos zóio mesmo, é possível inclusive ferrar completamente uma empresa de forma que ela nunca consiga fazer grandes rendimentos. E não, não é possível desfazer o tile, só upgrades - que nem sempre são possíveis.

    7-Exato, não so pode colocar trilho direcionado pra fora do mapa, nem para aquelas linhas de separação (aquelas em volta de Rochester, por exemplo).

    8-Sim. Inclusive é bom lembrar que se você vendeu a privada para uma empresa, quem recebe a receita é a empresa, não o jogador. Se não vendeu ainda, quem recebe é o jogador, independente de ter ou não aberto alguma empresa.

    9-Sim, são adicionais

    10-A grande vantagem é que você pode até duplicar o dinheiro que investiu, pois a venda pode ser feita por até 2x o valor de face da companhia privada. Assim, se você por exemplo comprou a privada Camden&Amboy, pode vendê-la para uma empresa por até $320, dinheiro que pode usar para comprar outras ações. É comum que as pessoas joguem 1830 abrindo empresas, torrando toda a grana dela com trens e comprando suas privadas e depois vendendo suas ações para abrir uma nova empresa (e aí as ações vendidas para o mercado passam a pagar para a empresa).

    11-Sim, foi erro. Só se pode colocar tiles de cidade em cima de hexágonos com círculos brancos, e só se colocam os tiles sem cidades nas regiões do tabuleiro sem os círculos brancos.

    12-Não, nesses locais só se pode colocar os tiles que tenham vilas. Se for um espaço que tem apenas um ponto preto, tem que ser um tile com um trilho que tenha apenas uma vila (o tile 58, por exemplo), se tiver dois pontos pretos tem que ser um tile com dois trilhos com uma vila cada (o tile 56, por exemplo). Eles não tem valores porque todas as vilas valem 10. No 1830 eles não podem virar cidades grandes.

    13-Sim. Ela pode rodar com todos os trens de uma vez, mas não pode passar pelo mesmo trilho com mais de um trem.

    14-Não há problema nenhum quanto a isso, e aliás é uma estratégia bem comum acelerar bastante a compra de trens justamente para “enferrujar” os trens dos oponentes.

    15-Isso é feito ao final da operação da companhia, e a ação é sempre de compra (a companhia que está operando compra um trem de outra companhia), não de venda (uma companhia não pode vender um trem na vez dela, tem que esperar a vez da outra que fará a compra)

    16-Sim, é bastante sacana, mas é isso mesmo :D Você pode comprar pelo preço que quiser, a partir de $1. Inclusive pode comprar por muito mais que o trem vale, se de repente é mais interessante para a sua estratégia que a companhia que está vendendo o trem fique com mais dinheiro em caixa.

    17-Não, esse limite de no máximo 2x o valor de face é para a compra de companhias privadas. Para trens você pode comprar por qualquer valor a partir de $1.

    18-Sim, isso é inclusive uma das possíveis sacanagens nesse jogo, colocar um tile em outro lugar pra evitar que alguém faça um upgrade necessário, o jeito vai ser esperar :) Lembrando que os tiles OO só podem ser colocados nos locais onde há duas cidades brancas, o B só pode ser colocado em Baltimore ou Boston e o NY só pode ser colocado em New York.

    19-Vai depender do nível de maldade dos jogadores, mas pode ser que falte sim :)

    20-Sim, você pode fazer qualquer curva possível nesse tile.

    21-Exatamente. Ela pode ir do tile marrom (62) até o tile OO, aí nesse caso esses dois trechos renderiam 80+40. Com um trem maior a rota pode continuar pelo tile 23 e depois pro 58, mas não poderia ir pro 23 e depois pro 56 em diante porque pra isso o trem teria que dar “marcha a ré”.

    22 - sim, ela pode, inclusive se o presidente da C&O não for o meso da B&O seria uma forma dele bloquear a B&O, que aí só conseguiria fazer sua rota do tile 59 até o 62 mas não poderia passar dele (considerando que a estação que a C&O colocou foi no círculo branco de baixo - se for no de cima ela não bloqueia a B&O).

    23-vixe, sem trilho e sem cidade? Tem foto deles aí?

    24-Acho que em 2 é pontuação normal mesmo. Ouvi dizer que têm certas contagens de jogadores em que falência é mais comum (geralmente com 6), enquanto com menos elas são mais raras.

    25-Sim, esse dinheiro vai pro banco.

    26-Se ele tem trens melhores que as suas companhias, eu tentaria ao máximo comprar trens com as suas companhias para enferrujar os dele. Outra coisa que se pode fazer é vender as 4 ações duma vez pra jogar o valor das ações da companhia pra baixo (nesse caso ela cairia quatro posições no mercado), e na rodada de ações seguinte recomprar essas ações por um valor menor. Você deixaria de ganhar os rendimentos de operações, mas o outro jogador perderia em valor líquido enquanto você poderia investir o dinheiro em algo que também pagasse rendimentos, e depois se quisesse poderia comprar as ações dessa companhia. E, claro, outra opção também é tentar bloquear. Dá pra quebrar bem empresas que estão pagando muito rendimento com uma estação bem colocada :D

    27-Forçar mesmo não dá, geralmente o melhor é “cair fora” de uma empresa quando se está prestes a ter um evento de trens enferrujando (o que joga o preço das ações pra baixo, mas depois que você vendeu).


    28-Hum, isso eu não sei responder, nunca joguei com dois jogadores, mas com mais jogadores geralmente é bem raro mesmo que não seja necessário reter dividendos. Vocês se lembraram da regra que só as ações que estão no mercado (não as que ainda estão com a empresa) pagam dividendos pra empresa? Então por exemplo, se uma empresa tem 60% com um jogador e os outros 40% não foram vendidos ainda e ela acabou de coletar $200 com suas rotas, o jogador recebe 120 e a empresa não recebe nada. Mas se depois o jogador vendeu uma das ações pro mercado (ficando 50% com ele, 10% no mercado e os outros 40% ainda não vendidos) e se coletassem os mesmos $200, o jogador receberia $100 e a companhia $20.

    Opa, saiu o gabarito! Acho que tirei uns 9, hehehe.

    1
  • linezinhah
    1199 mensagens MD
    avatar
    linezinhah14/07/19 23:32
    linezinhah » 14/07/19 23:32

    Antes que eu esqueça... a pergunta central do jogo:

    29- Na rodada de operação, a última ação da corporação é comprar o trem. Essa ação não é obrigatória, certo? No começo do jogo entendemos que ela era obrigatória e por isso todas as corporações saíram comprando uma penca de trens. Foi onde meu esposo percebeu que algo parecia estar errado, pois naquela velocidade os dois jogadores iam falir porque as empresas já não estavam com grana rsrs.


    Obs.: Amanhã respondo os dois com relação as respostas por causa da hora.

    0
  • marciusfabiani
    1125 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani14/07/19 23:40
    marciusfabiani » 14/07/19 23:40

    linezinhah::Antes que eu esqueça... a pergunta central do jogo:

    29- Na rodada de operação, a última ação da corporação é comprar o trem. Essa ação não é obrigatória, certo? No começo do jogo entendemos que ela era obrigatória e por isso todas as corporações saíram comprando uma penca de trens. Foi onde meu esposo percebeu que algo parecia estar errado, pois naquela velocidade os dois jogadores iam falir porque as empresas já não estavam com grana rsrs.


    Obs.: Amanhã respondo os dois com relação as respostas por causa da hora.

    É obrigatória e não é. É tipo no Power Grid: todo jogador tem que ter pelo menos uma usina. Você é obrigado a comprar uma usina no primeiro leilão, mas não é obrigado a comprar mais usinas nos leilões posteriores. Nos 18xx, toda companhia tem que ter pelo menos um trem. Logo que uma companhia flutua, ela tem que comprar um trem na primeira oportunidade. Se, no futuro, ela ficar subitamente sem trens (porque seus trens enferrujaram todos de uma vez, por exemplo), ela é obrigada a comprar um trem. Se não conseguir, o presidente tem que injetar dinheiro do próprio bolso pra comprar o trem.
    Em resumo: a ação é obrigatória, se a companhia não tiver nenhum trem. Se ela tiver pelo menos um, não é obrigada a comprar.

    2
  • ftola
    72 mensagens MD
    avatar
    ftola16/07/19 11:15
    ftola » 16/07/19 11:15


    24- Fim de jogo e terminei com $ 13.541 e meu esposo com $ 11.026. É uma pontuação normal mesmo? Pois como existia a possibilidade de falência, ficamos na dúvida se fizemos muita coisa errada.

    A falência normalmente ocorre quando uma empresa precisa comprar algum trem para rodar e não tem dinheiro em caixa - forçando o presidente a pagar do seu próprio bolso. Caso esse não consiga, ele vende ações até que vá à falência. Acho pouco provável isso ocorrer na partida pra 2, mas nos leva à próxima questão:


    28- Em nossa partida, em nenhum momento foi preciso deixar de dar dividendos para os acionistas, o que fez com que as empresas subissem muito rápido no valor das suas ações. Seria uma característica de um jogo para 2 ou provavelmente fizemos algo muito errado?

    Provavelmente teve algo errado na partida - pois mesmo uma empresa que abre com IPO algo tem dificuldades em repor os trens 2 e 3 que vão enferrujar.

    1
  • lbleicher
    225 mensagens MD
    avatar
    lbleicher16/07/19 11:19
    lbleicher » 16/07/19 11:19

    ftola::
    28- Em nossa partida, em nenhum momento foi preciso deixar de dar dividendos para os acionistas, o que fez com que as empresas subissem muito rápido no valor das suas ações. Seria uma característica de um jogo para 2 ou provavelmente fizemos algo muito errado?

    Provavelmente teve algo errado na partida - pois mesmo uma empresa que abre com IPO algo tem dificuldades em repor os trens 2 e 3 que vão enferrujar.

    Isso! A propósito, estamos jogando aqui com o Cláudio e mesmo ainda na fase 5 (os trens 3 ainda não enferrujaram) já teve mais de uma companhia tendo que reter dividendos :)

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
1830: Railways & Robber Barons - Dúvidas Pós-Partida
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.