O que da para Jogar? #20: When i Dream
Olá galera, voltando depois de um bom tempo com mais um “O que dá para Jogar?”. Dessa vez apresentando um jogo mais recente que peguei para minha coleção, mas que fez um grande sucesso aqui com o meu grupo, estou falando de When I Dream, jogo esse que tem uma pegada de Dixit, só que com sonhos.
Sobre o Jogo
When I Dream é um jogo para 4 a 10 jogadores, com tempo médio de 30 minutos (o que pode variar muito de acordo com a quantidade de jogadores), e a sua temática envolve os sonhos dos jogadores na mesa.
A premissa do jogo é a seguinte, durante a vez do jogador ele vai colocar uma venda (que vem no jogo) e os outros jogadores irão auxiliar ou tentar atrapalhar o jogador sonhador de desvendar o seu sonho. Quando começar a vez de um jogador sonhar, cartas de funções serão distribuídas entre o restante dos jogadores na mesa, essas cartas de funções podem ser as fadas que ajudam o jogador a decifrar o seu sonho, o bicho papão que tenta confundir o jogador e atrapalhá-lo no momento do sonho, e o Sandman, que tenta manter um equilíbrio nas coisas, podendo ajudar ou atrapalhar o sonhador de acordo com a ocasião.
Visão geral dos Componentes do jogo.
O sistema de sonho lembra um pouco o Jogo Dixit, pois quando o jogador está sonhando, os outros jogadores terão que dar dicas de uma única palavra, essa palavra estará relacionada à carta que está aparecendo na cama naquele momento. Existem algumas regras sobre as dicas, como não usar nome da carta em outra idioma ou palavras parecidas, coisas simples. O jogo segue com os jogadores dando dicas (certas ou erradas, de acordo com a função do jogador), enquanto o sonhador tenta adivinhar a carta do seu sonho falando a palavra da carta sonhada, acertando ou errando, os jogadores colocam a carta de um lado específico e a rodada continua assim por dois minutos medidos por uma ampulheta. Passados os dois minutos, o sonhador vai poder formular um sonho com as cartas que ele falou durante o seu sonho, se ele conseguir formular algo com as cartas que ele acertou, ele ganha uma pontuação extra. As fadas ganham pontos por cartas certas, os bichos papões por cartas erradas, e o Sandman varia de acordo com o equilíbrio das cartas.

Ilustração dos personagens do jogo.
Considerações
Bem, eu gosto muito de jogos com grandes quantidade de jogadores, e esse foi um dos motivos que me levou a comprar esse jogo após ver um vídeo sobre o mesmo no YouTube. Achei a ideia do jogo muito boa, e como ele tem uma sistema um pouco parecido com Dixit (que é outro jogo que gosto muito), foi uma compra certa para a minha coleção.
Algumas cartas do jogo.
O jogo é muito divertido, possui regras muito simples, e é muito viciante, você acabar de jogar uma partida e já quer jogar outra, dá vontade de passar a noite toda jogando. Gostei demais do jogo, e o seu sistema de funções dos jogadores dentro de jogo é muito bacana, o que faz toda a diferença no seu gameplay, pois nem sempre você vai poder confiar nas mesmas pessoas da rodada anterior, fazendo com que o sonhador tenha mais cuidado ao analisar as dicas fornecidas pelos jogadores na mesa, pois muitas vezes as fadas e bichos papões ficam um do lado do outro, e você dificilmente vai saber qual a ordem de dicas certas entre eles.
Decifre seus sonhos.
O jogo, além de ter uma tema bem diferente, aplica um sistema de formular o seu sonho no final da rodada que também achei muito bacana. Aqui no grupo já saíram sonhos muito engraçados sendo formulados no final da rodada do jogador, essa mecânica aumenta ainda mais a diversão dos jogadores na mesa, pois muitas vezes os sonhos formulados serão algo bastante engraçado e bem absurdo, mas que remetem bem ao seu tema, afinal é um sonho, e tudo pode acontecer.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: