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  3. LudoNews: Copag lança linha de produtos Copag Play

LudoNews: Copag lança linha de produtos Copag Play

  • cchen
    62 mensagens MD
    avatar
    cchen05/08/15 20:09
    cchen » 05/08/15 20:09

    xeaglenec::
    cchen::
    xeaglenec::
    cchen::
    xeaglenec::
    cchen::A copag é uma empresa que pede para abrir falência...
    Já tem nome na praça e fica só fazendo jogos de criança e baralho... eles não lembram que muitos que jogaram os jogos deles cresceram.
    Podiam trazer mais jogos modernos, isso só ia abrir o leque de vendas dele. mas... vai entender.


    Uma empresa de 100 anos, lider mundial no setor de baralhos, irá falir porque não está produzindo card games modernos para um MINÚSCULO grupo de consumidores brasileiros?

    acho que não...

    será? não confio em uma empresa que não se renova, que nem a nokia q demorou pra entrar no mercado de smartphones.
    pode ser um pequeno nicho, mas com certeza deve gerar lucro, senão, não teriam empresas trazendo jogos para cá.
    E isso ainda faz parte do nicho da copag, jogos de carta.

    e acho que os titulos que a copag trouxe não são grandes jogos. diferente da grow que entrou com os dois pés na porta.

    olha, se tu acha que é facil manter uma empresa por 100 anos, passando por gerações e trocas de dono, você está muito enganado. são pouquíssimas as empresas que conseguem fazer isso. a empresa focar em determinado produto não significa que ela parou no tempo ou não se "renova". o mercado é dinâmico e sempre tem novas pessoas querendo ganhar seus clientes. empresas que não se adaptam as mudanças ficam para trás e com certeza a Copag não é uma empresa que não soube se renovar. Muita coisa mudou nesse meio que nós, que estamos de fora, não temos a menor noção. 
    podemos discutir e criticar infinitamente a grow, copag e várias outras grandes empresas por não investirem em ameritrashes, eurogames e card games, mas a realidade é que esse nosso hobby é minúsculo comparado com outras formas de entretenimento que essas empresas atuam. claro que o hobby vem crescendo mas ainda está muito longe de ser algo mainstream. 
    e não se preocupem, quando existir demanda alta para boardgames, haverá várias empresas no mercado ofertando seus produtos. 
    isso é o que o capitalismo faz de melhor: atender a demanda das massas. 

    100 anos fazendo baralho para truco e a empresa não está parada?
    com todo esse tempo de empresa eu acho que ela poderia ter diversificado bem o ramo dela.
    mas ela se inova sim, fez até um baralho com o tema da banda "chiclete com banana". obs nada contra a banda... ehhehe
    não sou fã da copag, e para mim qq baralho que tiver na padaria para comprar eu levo.
    mas se vc diz... quem sou eu para ficar discutindo isso.

    você acha que eles ficaram esses 100 anos fazendo baralhos da mesma forma? você acha que é simples ser líder num ramo por tanto tempo? você não sabe sobre o que tá falando e não entende a dinâmica de um mercado capitalista... uma empresa pra durar tanto tempo, liderando mercado, não é uma empresa "parada". Isso eu tenho certeza absoluta. 
    Criticar a copag por se dedicar -e fazer bem- baralhos é semelhante a criticar a coca cola por só fazer refrigerante. 
    Empresa não é instituição de caridade. Empresa é negócio que precisa dar lucro. 
    É fácil criticar empresas olhando do camarote. Quando você estuda o mercado, ou tenta abrir seu próprio negócio e quebra a cara, você percebe como ganhar dinheiro não é tão fácil assim. 

    tá, tá, 100 anos eu entendi.
    não to discutindo a estratégia financeira da empresa, se ela vir realmente a falir ou não isso pouco me importa. como disse não sou fã da copag e existem muitas outras empresas que podem alimentar nosso minusculo nicho.
    acho q a copag tentou entrar nesse ramo trazendo os jogos da AMIGO, mas como disse, não são titulos muito fodas, e provavelmente devem ter investido pouco e devem ter tido um retorno baixo. quem arrisca pouco ganha pouco.
    e pra mim vc trabalha para a copag, senão, não estariam sentindo tantas dores pela empresa. hahahaha...
    se ela quiser vender baralho para toda eternidade não tem problema, agora trás os jogos da AMIGO e nos dá a falsa esperança de trazer mais jogos e depois pula fora...
    se a copag não sabe brincar então nem desce pro playground

    0
  • eduardocella
    69 mensagens MD
    avatar
    eduardocella05/08/15 21:56
    eduardocella » 05/08/15 21:56

    Não se esqueçam que 50% da Copag é desde 2005 da Cartamundi, um dos maiores fabricantes de cartas do Cosmos. Não esqueçam que para uma gráfica do porte deles o importante é manter o maquinário cuspindo papel impresso sem parar, 24x7, e pode ser qualquer coisa, desde que venda.

    2
  • Nerdtesta
    317 mensagens MD
    avatar
    Nerdtesta06/08/15 10:15
    Nerdtesta » 06/08/15 10:15

    Auone::
    cchen::
    será? não confio em uma empresa que não se renova, que nem a nokia q demorou pra entrar no mercado de smartphones.

    Isso é verdade, só ver a Kodak que faliu por se recusar a entrar no mercado de câmeras digitais (invenção da própria Kodak), por achar mais lucrativo a venda de filmes. Quem não se inova no mercado fica para trás. 

    Vale lembrar que a Copag está dentro do setor de jogos que atualmente, acredito eu, gere a maior quantidade de capital: O Pôker !!!

    A Copag possui baralhos confeccionados em sua empresa aqui no Brasil sendo utilizados na maioria dos grandes torneios oficiais e, acredito eu, ganhe muita grana com isso (venda de baralhos)

    O que eu "acho" é: Não é pq um dos seus setores está dando lucro que você não pode se arriscar em outros. Olha a Google. Saiu do maior site de busca para, bem, vejamos, o maior qualquer coisa (menos nas redes sociais, mas, nem por isso ela deixou o google+ de lado)

    Acredito que a Copag deveria fazer o mesmo que a Google fez com o bendito google+: Não está rendendo uma grana incrível? Não, mas... a tendência é que o nome da empresa se firme no mercado de jogos e quando o publico estiver maior e demandando uma gama maior de produtos a Copag já esteja lá nas cabeças, assim como a Grow, Galápagos, Conclave e etc

    0
  • wesley malk
    46 mensagens MD
    avatar
    wesley malk06/08/15 11:06
    wesley malk » 06/08/15 11:06

    eu entendo todos os argumentos, empresa grande, muito faturamento, muito tempo no mercado, mercado nacional, pesquisas....bla,bla,bla...
    faço apenas uma observação rápida...
    estamos em um churrasco em familia, dai vc fala assim
    - vamos jogar "truco"(ou qualquer outro jogo tradicional de baralho)?
    pelo menos 6 pessoas se prontificam e já arrumam tudo para jogar, agora se vc falar:
    - vamos jogar um "boardgame"?
    pelo menos todos eles vao olhar para a sua cara e fazer careta, alguns ainda vão mudar de assunto, e só as crianças topam, mas se puderem apenas brincar com os componentes...
    ai vc fala que a copag tem que investir em card games diferentes??? também acho, afinal seria o que 1% da produção deles ou 1% de prejuizo?? para uma empresa como essa seria quase nada, e assim já ficaria preparado quando isso realmente "bombasse" no Brasil.
    Mas como os nossos investidores são tradicionalistas e pouco inovadores... só se a google comprasse a copag... o que nãos eria uma má ideia... será que eles já pensaram nisso???? imagina a google com uma empresa de boardgames??? isso sim seria a cara deles, investir em algo que talvez possa dar muito lucro. afinal quem aqui sabe o quanto em $$$ é circulado no Brasil com a venda de Board(cards) games "modernos"?

    0
  • MarcusVss
    414 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss06/08/15 11:14
    MarcusVss » 06/08/15 11:14

    wesley malk::eu entendo todos os argumentos, empresa grande, muito faturamento, muito tempo no mercado, mercado nacional, pesquisas....bla,bla,bla...
    faço apenas uma observação rápida...
    estamos em um churrasco em familia, dai vc fala assim
    - vamos jogar "truco"(ou qualquer outro jogo tradicional de baralho)?
    pelo menos 6 pessoas se prontificam e já arrumam tudo para jogar, agora se vc falar:
    - vamos jogar um "boardgame"?
    pelo menos todos eles vao olhar para a sua cara e fazer careta, alguns ainda vão mudar de assunto, e só as crianças topam, mas se puderem apenas brincar com os componentes...
    ai vc fala que a copag tem que investir em card games diferentes??? também acho, afinal seria o que 1% da produção deles ou 1% de prejuizo?? para uma empresa como essa seria quase nada, e assim já ficaria preparado quando isso realmente "bombasse" no Brasil.
    Mas como os nossos investidores são tradicionalistas e pouco inovadores... só se a google comprasse a copag... o que nãos eria uma má ideia... será que eles já pensaram nisso???? imagina a google com uma empresa de boardgames??? isso sim seria a cara deles, investir em algo que talvez possa dar muito lucro. afinal quem aqui sabe o quanto em $$$ é circulado no Brasil com a venda de Board(cards) games "modernos"?

    A vantagem da Copag é que ela já tem o maquinário, então "só" teria que trabalhar as licenças e divulgação, na questão da produção e distribuição ela já está pronta, por isso fica essa impressão de oportunidade perdida e de que poderíamos ter vários card games legais e baratos no mercado. A tentativa deles de entrar no mercado foi fraca, achei q focaram no público errado e a escolha dos jogos também foi estranha (apesar de eu gostar dos que ela lançou).

    0
  • wesley malk
    46 mensagens MD
    avatar
    wesley malk06/08/15 11:58
    wesley malk » 06/08/15 11:58

    é MarcusVss, concordo com vc.
    A escolha deles foi meio infeliz, quem será o cara que toma essas decisões lá heim?
    a divulgação disso então, aféh, lamentavel.
    mas é bem o que falei, o publico de board(card) game no brasil, coparado com as pessoas que compram baralho, chega a dar pena, somos poucos. a quantidade de pessoas cadastradas aqui, ou as que dicutem em topicos do facebook não deve chegar a 1% da população do pais. Quem que tem uma empresa gigante como a copag vai investir num ramo desse? sobra para as pequenas e para empreendedores corajosos...
    é a realidade, o capitalismo no Brasil é estranho, não sabemos ganhar tanto dinheiro com ele assim. É só comparar com outras coisas como por exemplo (apesar de mudar muito o assunto vale a comparação) "castelo Rá-tim-bum" da cultura, foi uma febre e mesmo assim não ganhou $$$ pq os caras aqui não sabem explorar isso.
    Agora veja o que aconteceu com o Star Wars depois que a disney comprou os direitos autorais, agora até cueca tem, antes era bem dificil achar qualquer coisa. Isso é saber ganhar dinheiro, ainda estamos engatinhando com isso no Brasil, mas vejo sempre por um lado bom... está começando, o hobbi está crescendo, em plena era digital, com ps3, ps4, ps5 (ainda não mas eles vão chegar la com certeza) o hobi está crescendo, mais pessoas estão interessadas em jogos te tabuleiro, seja para juntar a galera, seja para ensinar coisas aos adolescentes...
    enfim, bons ventos estão soprando, mas infelizmente não estaremos vivos para ver essa transformação.. ou será que estaremos?!?!?

    0
  • wesley malk
    46 mensagens MD
    avatar
    wesley malk06/08/15 11:58
    wesley malk » 06/08/15 11:58

    MarcusVss::
    wesley malk::eu entendo todos os argumentos, empresa grande, muito faturamento, muito tempo no mercado, mercado nacional, pesquisas....bla,bla,bla...
    faço apenas uma observação rápida...
    estamos em um churrasco em familia, dai vc fala assim
    - vamos jogar "truco"(ou qualquer outro jogo tradicional de baralho)?
    pelo menos 6 pessoas se prontificam e já arrumam tudo para jogar, agora se vc falar:
    - vamos jogar um "boardgame"?
    pelo menos todos eles vao olhar para a sua cara e fazer careta, alguns ainda vão mudar de assunto, e só as crianças topam, mas se puderem apenas brincar com os componentes...
    ai vc fala que a copag tem que investir em card games diferentes??? também acho, afinal seria o que 1% da produção deles ou 1% de prejuizo?? para uma empresa como essa seria quase nada, e assim já ficaria preparado quando isso realmente "bombasse" no Brasil.
    Mas como os nossos investidores são tradicionalistas e pouco inovadores... só se a google comprasse a copag... o que nãos eria uma má ideia... será que eles já pensaram nisso???? imagina a google com uma empresa de boardgames??? isso sim seria a cara deles, investir em algo que talvez possa dar muito lucro. afinal quem aqui sabe o quanto em $$$ é circulado no Brasil com a venda de Board(cards) games "modernos"?

    A vantagem da Copag é que ela já tem o maquinário, então "só" teria que trabalhar as licenças e divulgação, na questão da produção e distribuição ela já está pronta, por isso fica essa impressão de oportunidade perdida e de que poderíamos ter vários card games legais e baratos no mercado. A tentativa deles de entrar no mercado foi fraca, achei q focaram no público errado e a escolha dos jogos também foi estranha (apesar de eu gostar dos que ela lançou).

    é MarcusVss, concordo com vc.
    A escolha deles foi meio infeliz, quem será o cara que toma essas decisões lá heim?
    a divulgação disso então, aféh, lamentavel.
    mas é bem o que falei, o publico de board(card) game no brasil, coparado com as pessoas que compram baralho, chega a dar pena, somos poucos. a quantidade de pessoas cadastradas aqui, ou as que dicutem em topicos do facebook não deve chegar a 1% da população do pais. Quem que tem uma empresa gigante como a copag vai investir num ramo desse? sobra para as pequenas e para empreendedores corajosos...
    é a realidade, o capitalismo no Brasil é estranho, não sabemos ganhar tanto dinheiro com ele assim. É só comparar com outras coisas como por exemplo (apesar de mudar muito o assunto vale a comparação) "castelo Rá-tim-bum" da cultura, foi uma febre e mesmo assim não ganhou $$$ pq os caras aqui não sabem explorar isso.
    Agora veja o que aconteceu com o Star Wars depois que a disney comprou os direitos autorais, agora até cueca tem, antes era bem dificil achar qualquer coisa. Isso é saber ganhar dinheiro, ainda estamos engatinhando com isso no Brasil, mas vejo sempre por um lado bom... está começando, o hobbi está crescendo, em plena era digital, com ps3, ps4, ps5 (ainda não mas eles vão chegar la com certeza) o hobi está crescendo, mais pessoas estão interessadas em jogos te tabuleiro, seja para juntar a galera, seja para ensinar coisas aos adolescentes...
    enfim, bons ventos estão soprando, mas infelizmente não estaremos vivos para ver essa transformação.. ou será que estaremos?!?!?

    0
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira06/08/15 12:04
    rafa.soliveira » 06/08/15 12:04

    MarcusVss::
    wesley malk::eu entendo todos os argumentos, empresa grande, muito faturamento, muito tempo no mercado, mercado nacional, pesquisas....bla,bla,bla...
    faço apenas uma observação rápida...
    estamos em um churrasco em familia, dai vc fala assim
    - vamos jogar "truco"(ou qualquer outro jogo tradicional de baralho)?
    pelo menos 6 pessoas se prontificam e já arrumam tudo para jogar, agora se vc falar:
    - vamos jogar um "boardgame"?
    pelo menos todos eles vao olhar para a sua cara e fazer careta, alguns ainda vão mudar de assunto, e só as crianças topam, mas se puderem apenas brincar com os componentes...
    ai vc fala que a copag tem que investir em card games diferentes??? também acho, afinal seria o que 1% da produção deles ou 1% de prejuizo?? para uma empresa como essa seria quase nada, e assim já ficaria preparado quando isso realmente "bombasse" no Brasil.
    Mas como os nossos investidores são tradicionalistas e pouco inovadores... só se a google comprasse a copag... o que nãos eria uma má ideia... será que eles já pensaram nisso???? imagina a google com uma empresa de boardgames??? isso sim seria a cara deles, investir em algo que talvez possa dar muito lucro. afinal quem aqui sabe o quanto em $$$ é circulado no Brasil com a venda de Board(cards) games "modernos"?

    A vantagem da Copag é que ela já tem o maquinário, então "só" teria que trabalhar as licenças e divulgação, na questão da produção e distribuição ela já está pronta, por isso fica essa impressão de oportunidade perdida e de que poderíamos ter vários card games legais e baratos no mercado. A tentativa deles de entrar no mercado foi fraca, achei q focaram no público errado e a escolha dos jogos também foi estranha (apesar de eu gostar dos que ela lançou).


    Ae que tá, eu fui pesquisar uma coisa que não sabia,  eles são donos da licença do Pokemon TCG, além disso eles tem o Battle Scenes, Pokemon está entre 3 card games mais vendidos, e Battle Scenes sempre vejo uma galera jogando, então teoricamente eles ainda estão no mercado, mas de card games colecionaveis, o que é bem vantajoso.

    Então eles tem a produção, distribuição e divulgação em duas frentes, card games colecionaveis e baralho tradicional o que é bem grande, se vende mais baralhos no mundo que board games, e card games geralmente são o que sustentam lojas de jogos.

    A licença da Amigo era boa, Bohnanza na minha opinião é muito melhor que muitos jogos lançados aqui, o que pode ter acontecido é que não valeu a pena manter, lucrar economicamente falando, botar uma fabrica para produzir custa caro, para justificar deve se produzir muito e a gente ainda não está no nivel de produzir muito.

    Um dos grandes motivos da "demora" de lançamentos no Brasil é que as editoras que importam os jogos, entram em cotas de produção e sempre em uma quantidade menor, caso eles produzissem fora dessa cota seria inviável.

    A Copag pode muito bem trabalhar como produtora apenas, mas para isso devesse produzir em uma quantidade justificável para o trabalho deles, se não custo fica acima do que pode ser aceitavel para vender ao consumidor final.

    0
  • MarcusVss
    414 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss06/08/15 15:00
    MarcusVss » 06/08/15 15:00

    rafa.soliveira::
    MarcusVss::
    wesley malk::eu entendo todos os argumentos, empresa grande, muito faturamento, muito tempo no mercado, mercado nacional, pesquisas....bla,bla,bla...
    faço apenas uma observação rápida...
    estamos em um churrasco em familia, dai vc fala assim
    - vamos jogar "truco"(ou qualquer outro jogo tradicional de baralho)?
    pelo menos 6 pessoas se prontificam e já arrumam tudo para jogar, agora se vc falar:
    - vamos jogar um "boardgame"?
    pelo menos todos eles vao olhar para a sua cara e fazer careta, alguns ainda vão mudar de assunto, e só as crianças topam, mas se puderem apenas brincar com os componentes...
    ai vc fala que a copag tem que investir em card games diferentes??? também acho, afinal seria o que 1% da produção deles ou 1% de prejuizo?? para uma empresa como essa seria quase nada, e assim já ficaria preparado quando isso realmente "bombasse" no Brasil.
    Mas como os nossos investidores são tradicionalistas e pouco inovadores... só se a google comprasse a copag... o que nãos eria uma má ideia... será que eles já pensaram nisso???? imagina a google com uma empresa de boardgames??? isso sim seria a cara deles, investir em algo que talvez possa dar muito lucro. afinal quem aqui sabe o quanto em $$$ é circulado no Brasil com a venda de Board(cards) games "modernos"?

    A vantagem da Copag é que ela já tem o maquinário, então "só" teria que trabalhar as licenças e divulgação, na questão da produção e distribuição ela já está pronta, por isso fica essa impressão de oportunidade perdida e de que poderíamos ter vários card games legais e baratos no mercado. A tentativa deles de entrar no mercado foi fraca, achei q focaram no público errado e a escolha dos jogos também foi estranha (apesar de eu gostar dos que ela lançou).


    Ae que tá, eu fui pesquisar uma coisa que não sabia,  eles são donos da licença do Pokemon TCG, além disso eles tem o Battle Scenes, Pokemon está entre 3 card games mais vendidos, e Battle Scenes sempre vejo uma galera jogando, então teoricamente eles ainda estão no mercado, mas de card games colecionaveis, o que é bem vantajoso.

    Então eles tem a produção, distribuição e divulgação em duas frentes, card games colecionaveis e baralho tradicional o que é bem grande, se vende mais baralhos no mundo que board games, e card games geralmente são o que sustentam lojas de jogos.

    A licença da Amigo era boa, Bohnanza na minha opinião é muito melhor que muitos jogos lançados aqui, o que pode ter acontecido é que não valeu a pena manter, lucrar economicamente falando, botar uma fabrica para produzir custa caro, para justificar deve se produzir muito e a gente ainda não está no nivel de produzir muito.

    Um dos grandes motivos da "demora" de lançamentos no Brasil é que as editoras que importam os jogos, entram em cotas de produção e sempre em uma quantidade menor, caso eles produzissem fora dessa cota seria inviável.

    A Copag pode muito bem trabalhar como produtora apenas, mas para isso devesse produzir em uma quantidade justificável para o trabalho deles, se não custo fica acima do que pode ser aceitavel para vender ao consumidor final.

    Bohnanza é ótimo, mas não tem nenhum apelo visual, não te dá nenhuma vontade de comprar ao vê-lo na prateleira, e é um jogo que apesar de simples as regras parecem muito complicadas quando você lê no manual, ou seja, não é nem um pouco atrativo para quem não é gamer, que é justamente o mercado que eles tentaram focar. Enquanto isso a Galápagos vende o Love Letter, que é muito mais simples, fácil de jogar e com grande apelo visual (e muito mais caro que os jogos que a Copag lançou).

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  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira06/08/15 15:37
    rafa.soliveira » 06/08/15 15:37

    MarcusVss::
    rafa.soliveira::

    Ae que tá, eu fui pesquisar uma coisa que não sabia,  eles são donos da licença do Pokemon TCG, além disso eles tem o Battle Scenes, Pokemon está entre 3 card games mais vendidos, e Battle Scenes sempre vejo uma galera jogando, então teoricamente eles ainda estão no mercado, mas de card games colecionaveis, o que é bem vantajoso.

    Então eles tem a produção, distribuição e divulgação em duas frentes, card games colecionaveis e baralho tradicional o que é bem grande, se vende mais baralhos no mundo que board games, e card games geralmente são o que sustentam lojas de jogos.

    A licença da Amigo era boa, Bohnanza na minha opinião é muito melhor que muitos jogos lançados aqui, o que pode ter acontecido é que não valeu a pena manter, lucrar economicamente falando, botar uma fabrica para produzir custa caro, para justificar deve se produzir muito e a gente ainda não está no nivel de produzir muito.

    Um dos grandes motivos da "demora" de lançamentos no Brasil é que as editoras que importam os jogos, entram em cotas de produção e sempre em uma quantidade menor, caso eles produzissem fora dessa cota seria inviável.

    A Copag pode muito bem trabalhar como produtora apenas, mas para isso devesse produzir em uma quantidade justificável para o trabalho deles, se não custo fica acima do que pode ser aceitavel para vender ao consumidor final.

    Bohnanza é ótimo, mas não tem nenhum apelo visual, não te dá nenhuma vontade de comprar ao vê-lo na prateleira, e é um jogo que apesar de simples as regras parecem muito complicadas quando você lê no manual, ou seja, não é nem um pouco atrativo para quem não é gamer, que é justamente o mercado que eles tentaram focar. Enquanto isso a Galápagos vende o Love Letter, que é muito mais simples, fácil de jogar e com grande apelo visual (e muito mais caro que os jogos que a Copag lançou).



    Depende, a versão da Copag realmente é feia na arte da capa, e acho também que eles não perceberam o humor nas cartas, e o manual é meio confuso, mas qual jogo para um não-gamer não é confuso? Manuais são o calcanhar de aquiles da industria de the table top games..mas enfim voltando, Bohnanza é um jogo muito mais muito simples, e tem um longevidade impressionante.

    Acho que quem pegar Bohnanza no futuro terá um dos melhores jogos já lançados, no ponto de vista diversão, só não pode querer cobrar 80 reais em um jogo que lançaram por R$ 10,00 né, mas uma versão com cartas tamanho padrão, mais espessas, seria uma boa.

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