*** Link para postagem original ***
A frescura é muito forte aqui!
Tesouro Inca (Incan Gold lá fora) é dos poucos party games que curto. No Brasil pela Grow, Tesouro Inca é composto de um monte de cartinhas e umas pecinhas de decoração de vasos de flor. Sabendo da baixa durabilidade do jogo, procurei versões internacionais de maior qualidade, afinal, se é pra ter um party game apenas, que seja um que não me faça passar vergonha com as cartas apagando no meio da partida (!).
Então encontrei Diamant, versão da Iello, mesmo designer, diferente artista e produção. Tudo é melhor: meeples de madeira pra seleção de continuar/sair da caverna (mas as cartas também estão lá), o baúzinho pra guardar seus prêmios, as pedras preciosas com formato de diamantes, a arte, design gráfico e o tabuleiro central (que nessa versão existe!).

Infelizmente o caminho da caverna/templo ainda é feito com cartinhas, e apesar da confiança na produção da Iello, não queria arriscar o jogo com 8 pessoas alcoolicamente felizes. Pensando no público, no estilo de jogo e nas situações onde ele seria jogado, sleeve deixou de ser opção e passou a ser obrigatório.

E ai vem um detalhe: as cartas são quadradas!!!

O problema com cartas quadradas sleevadas é que são tamanhos específicos que o mercado não curte muito produzir (com toda a razão, morram cartas quadradas!). Além disso, cartas quadradas costumam entrar uma na outra durante o embaralhamento.
Puxei a caixa de sapato dos Sleeves e comecei a tentar encaixar alguns sleeves padrões, até que cheguei no Tarot Premium que eu usava antigamente pra linha Arkham Files.

Perfect fit! Mas sobrou essa parte de cima, e agora? Nunca cortei sleeves!

Seguindo dicas da comunidade, pulei a parte de usar ferro de solda e fui pro estilete.

Tive problemas de alinhamento, não conseguia deixar tudo retinho… e como vou passar o estilete nesse bolo de cartas igual

Tive uma idéia brilhante: agrupar em pequenos maços e prender com algo (um grampo dessa vez).


Fiz um primeiro teste, marquei o tamanho da tábua de corte e continuei.
Deixei o tamanho levemente maior na altura do que nas laterais para que as cartinhas ficassem com uma direção, pra evitar cartas entrando dentro de outras.


Alinhando todas as cartas pra procurar os sleeves fora do padrão.


E foi isso pessoal, jogo protegido contra bebuns, pronto pra mesa!
Até a próxima artimanha.