eduardofelipe::ricardosantos76::eduardofelipe::ricardosantos76::EdgarWZ::Sei. Com certeza estaríamos todos jogando board game hoje se a união soviética tivesse vencido.
Estaríamos jogando Kolejka da vida real: miseráveis passando fome, enfrentando filas de horas pra comprar um rolo de papel higiênico e dedurando os vizinhos para a polícia secreta.
- Miseráveis passando fome: Check;
- Enfrentando filas de horas pra comprar alguma coisa: Check;
- Vigilância ideológica: Check.
Ué??
Certíssimo.
Miseráveis passando fome: pelo menos 8 milhões de mortos de fome na URSS somente no período entre 1932 e 1933, incluindo os genocídios estatais, como o holodomor (6 milhões de ucranianos) e o goloshchekin cazaque (cerca de 2 milhões de cazaques). Nada equivalente na América, nem durante os piores anos dos "dust bowls".
Filas, só um exemplo, de centenas: na URSS não existiam concessionárias, então você teria 10 anos de espera pra comprar um carro popular (como o lixo do Lada) após economizar por seis anos, pelo menos. Tinha de ser pago antecipadamente, e caso não subornasse o funcionário do sindicato que cuidava da fila de espera, demoraria muito mais (detalhe que o valor desse suborno era, em média, 20% do valor do veículo, ou seja, o trabalhador tinha de poupar mais um ou dois anos só para o suborno). Na América, várias montadoras (Ford, Chrysler, GM, etc.), centenas de modelos e concessionárias.
Vigilância ideológica: KGB (fora as agências similares do Leste Europeu: StB, Stasi, Securitate, etc). E, claro, os GULAGs. Na América, liberdade total de expressão, pensamento, consciência e escolha (inclusive pra ser de esquerda).
É, os EUA eram os vilões mesmo, amiguinho. "É verdade esse bilhete". 
Não, meu "Check" era referente a atualidade!
Lá nos EUA mesmo!
Ah, claro. A América atual é pior que a URSS.



Lá as pessoas morrem de fome, não podem comprar bens de consumo e o Delta Green espiona todo mundo.
Falando sério, agora.
Sobre "contextualizar o holodomor", este fórum não é lugar pra isso. Mas já que você não conhece nada a respeito, vou quebrar teu galho e sugerir alguns sites e livros (muitos deles obrigatórios pra qualquer historiador sério):
http://holodomorct.org
https://mfa.gov.ua/en/page/open/id/5172
Stéphane Courtois (Ed.);
Le livre noir du communisme, Parte I, Cap. 7 e 8 (esse foi publicado em português)
Applebaum, Anne;
Red Famine: Stalin's War on Ukraine
Кононович,Леонід;
Тема для медитації
Dolot, Miron;
Execution by Hunger: The Hidden Holocaust
Gamache, Ray;
Gareth Jones: Eywitness to the Holodomor
Sokoloff, Georges;
1933 L'anné noire: Témoignages sur la famine en Ukraine
Гойченка, Рукописи Дмитра;
Красный апокалипсис: сквозь раскулачивание и Голодомор
Самчук, Улас;
Марія
Tem de tudo aí: livros históricos, relatos contemporâneos, etc, em três idiomas. Boa leitura. Se tiver estômago forte e quiser tomar a pílula vermelha.