lucas17955:: Excelente texto, um dos melhores jogos, recomendo muito!
Só discordo na parte que o deck building não importa, eu entendo que qualquer deck deveria funcionar para qualquer cenário, mas não é exatamente o caso aqui, jogando solo por exemplo alguns tipos de decks vão dificultar muito o jogo.
Além disso nas campanhas tem como modificar o deck e colocar cartas "melhoradas" dependo de qto exp a pessoa ganhou, mas para isso deve-se retirar outras cartas, e se fizer de qq jeito, pode piorar muito seu deck, assim sendo importante criar uma estratégia para o baralho (como todo card game).
Como dito no texto, não é que o deckbuilding não importa, ele só não é TÃO importante, principalmente se comparado ao Senhor do Anéis: The Card Game. Até porque, na teoria, você vai estar jogando com basicamente o mesmo deck (descontando as mudanças de cartas devido ao XP) por uns 8 cenários numa mesma campanha. Mais uma vez, como dito, é importante ter um conhecimento prévio das cartas e saber como montar o seu deck, mas o resultado final vai depender mais de suas decisões (e da sorte) durante uma partida que da montagem do seu deck. Mas, de fato, com um único investigador essa montagem se torna MUITO mais importante, até porque você meio que vai ter que escolher entre focar em combate ou em investigação.
E, obviamente, criar um deck (ou até "evolui-lo", com XP) de qualquer jeito não vai dar certo. Até porque, como você disse, é um card game com montagem de deck, ou seja, o mínimo de noção do que se está fazendo é realmente necessário.
E obrigado pelo elogio! =D