JMax::mfiuza::Eu confesso que me incomodou um pouco a ordem das ações:
1) No seu turno: Você ataca (gasta carta) -> monstro contra ataca (você gasta carta no ataque e no dodge)
Aí você já gastou as 3 cartas que tinha, no mínimo 2 você gastou.
No fim do seu turno você dá refresh nas cartas da mão (volta 3 cartas).
2) Turno de ativação dos inimigos: inimigo ataca e você gasta 1 carta para contra atacar.
Você pode esquivar e gastar uma segunda carta. Logo no inicio do seu turno você já inicia o próximo turno com apenas 1 carta.
Nesse meio tempo se o boss fizer uma segunda ativação (pelo que eu vi o Gascoine tem uma carta que cancela todos os ataques e ataca novamente no final) você tá basicamente fodido.
Não sei como eu me sinto de você iniciar um turno com apenas 1 carta, talvez tenha ficado balanceado assim para que você não fique preocupado demais com combate e tenha que ter mais ajuda dos amigos. Por outro lado, como a maioria dos inimigos tem pouca vida, talvez isso não incomode muito no final. Mas para um jogo com recurso limitado de tempo, você ter que iniciar um turno com apenas 1 ação me parece um pouco tenso demais.
Esse negócio de começar o turno sem cartas também me preocupou. Você basicamente irá apenas sacar mais cartas e esperar o bicho vir bater em você de novo, aí você gastará as cartas e vai começar a rodada sem cartas novamente...
Tematicamente talvez esteja correto, pois no jogo original se você gastar stamina demais batendo e esquivando vai acabar parando, em determinado momento, para esperar a barra encher e isso deixará você vulnerável. No jogo de tabuleiro isso vai deixar você limitado a se defender na rodada seguinte. Vai acabar forçando você a jogar com no mínimo 2 ou 3 hunters para compensar ou evitar isso.
Porém nesse último vídeo Michael dava refresh em sua mão umas duas vezes na mesma rodada. Não sei se isso já é algum tipo de mudança/balanceamento nas regras que estão testando, ou se ele fazia isso apenas para mostrar o funcionamento das cartas, se considerarmos que era um vídeo só pra mostrar a boss battle.
Mas pra mim acho que faria mais sentido isso mesmo: dar um refresh nas cartas no final do seu turno e um refresh no final do turno dos monstros. Assim você já iria ter alguma noção do que fazer na próxima rodada. Entretanto isso pode deixar o jogo mais fácil, o que não seria algo bom.
Esperar pra ver. Mas acho que virá alguma mudança nas regras mesmo, nesse sentido.
Na verdade, você recebe um refresh de mão somente no final de seu turno, o que faz bastante sentido conforme descrito por você mesmo acima.
A quantidade de cartas ilustra muito bem a quantidade de stamina que você tem no vídeo-game, e as suas escolhas afetam diretamente a quantidade de stamina que você vai ter.
Com a mecânica de dodge inclusa no jogo, acredito que o jogo vá ficar um pouco mais temático e também um pouco mais difícil... pois escolher dar dodge em um ataque significa ficar com 1 "stamina" a menos no início do seu próximo turno...
Acredito sinceramente que a dificuldade do vídeo-game vai ser muito bem refletida no Board Game... to realmente ansioso pela chegada dele.