jacksonaljr::Estou jogando pathfinder, estou curtindo muito o game, mas sempre tem aquela duvida. Eu li na regra que quando um personagem não tem uma habilidade ele pode automaticamente, num combate, usar 1d4 para resolver, mas quando o monstro ou vilão estiver listado 4 habilidades para combate, podemos escolher uma habilidade não descrita na carta de personagem e usar um item ou magia para vencer esse combate? tentando explicar melhor: enfrentei um capanga que era uma barreira, pra derrota-lo eu poderia usar destreza, acrobacia, desarme ou fortitude, usando um mago todos eram uma merda nesses requisitos, porem eu tinha um item que me permitia vencer automaticamente um combate de fortitude, mas o mago não tem fortitude descrito na carta de personagem, dai veio a duvida...se alguém poder ajudar agradeço!
Nao confunda as nomenclaturas e atencao para o que a carta pede.
As cartas vao mencionar quais os "checks" que vc precisa vencer. Olhe primeiro se ela menciona algo tipo "xxx OU yyy..." ou se menciona "xxx e depois yyy"
Isso faz diferença
A regra de poder usar 1d4 no check é somente para quando vc nao tem a habilidade descrita (ou habilidades)
Voce NAO pode usar cartas de combate, se nao for um check de combate, a nao ser que a carta descreva quando pode ser usado. Geralmente as cartas sao muito bem auto explicativas em quais checks podem ser usadas.
Se o check contra o monstro ou armadilha ou o que seja lista por exemplo: "sabedoria ou destreza", obviamente vc nao pode usar cartas que falam "use essa carta para vencer um desafio de força"
No exemplo que vc deu no entanto, a Barreira tem listado fortitude como uma das alternativas, e a carta de item fala que pode usar pra vencer fortitude, entao vc usa ela!
A atencao esta depois... olhe o que essa carta fala sobre como dar "recharge nela" ou algo assim.
Geralmente vai significar que vc vai poder usar o item, ou spell, mas como nao consegue dar recarga vai descartar ele e possivelmente nao usa mais nessa sessao do jogo.
Eu nao tenho mais o jogo, mas a minha dica é: olhe exatamente o texto da carta que quer usar, ela vai dizer a regra.