Por Fredrik Järnbröst
(bananpermobil)
https://boardgamegeek.com/thread/1387575/trying-be-objective-about-eminent-domain-microcosm
Deixe-me dizer um pouco sobre este jogo incrível, Eminent Domain: Microcosm!
Pequeno sumário:
- Cara a cara, 2 jogadores só
- 10-15 minutos de tempo de jogo
- 34 cartas, é isso
- tema espacial Sci-fi
- Construção de baralho
Espere o que? Será que eu digitei errado esse último ponto? Construção de baralho ?! Em um jogo de 10 minutos ?! Sem erros de digitação meu amigo! Deixe-me começar por dar uma ideia de como o jogo funciona e eu vou explicar.
SETUP
O set-up é realmente apenas embaralhar alguns decks. Decidir quem vai primeiro, abrir três cartas de ação e você está pronto!
Visão geral do jogo
Os jogadores se revezam, indo e voltando até que todas as cartas de ação sejam compradas. Há apenas 18 cartas de ação no baralho, então ambos os jogadores terão exatamente nove turnos antes do jogo terminar.
Resumo do turno:
1. Pegue uma carta de ação da mesa para sua mão. De qualquer das 3 viradas para cima, ou a do topo do baralho.
2A. Jogar uma carta de ação de sua mão. Resolver o texto sobre ele e, em seguida, colocá-lo virado para cima em sua pilha de descarte. Essa ação pode ser potencializada, para isso você deve contar os símbolos requisitados em seu império. Isso inclui seus cartões de tecnologia, seus planetas e as cartas na mão. Cartas que estão escondidas podem ser reveladas. Sim, isso inclui cartas na sua mão.
-OU-
2B. Pegue sua pilha de descarte e volte quantas quiser na mão. Você escolhe exatamente quais as cartas para pegar e quais as cartas para manter no descarte. Isso pode ser importante porque algumas cartas têm habilidades enquanto está em seu descarte.
Cartas de Ação
As cartas de ação vêm em 5 diferentes tipos: colonização (Colonize), guerra (Warfare), pesquisa (Research), política (Political) e da inquérito (Survey).
Deixe-me dar um exemplo da ação Colonizar durante o jogo:
Em um turno anterior você usou uma carta de Inquérito para olhar um planeta não colonizadas (Eles ficam virados pra baixo!). Só você sabe o que é, seus pontos, seus símbolos, sua cor. Ele lhe daria uns bons pontos, porém daria o seu adversário mais pontos ainda. Você não gosta do jeito que ele está executando o seu império com toda sua guerra e tirania. Ele assusta você, e atualmente ele está ganhando. Você tem que pega-lo antes que ele descubra o que você está fazendo!
É sua vez. Você toma o carta Colonizar da mesa e adiciona a sua mão. É uma boa, ele tem tanto a ação Colonizar, e o símbolo Colonizar. Você o joga. O planeta que você quer colonizar tem um custo de 3 de colonização, então você precisa revelar esses 3 símbolos colonizar. Esta carta Colonizar particularmente tem esse símbolo, de modo que é 1. Você já tem um planeta com um símbolo Colonizar revelado em um turno anterior, isso é 2. Você desejava ter melhorado a tecnologia Colonizar que lhe daria outro símbolo Colonizar, mas o seu nemesis meteu suas mãos sujas sobre ele antes mesmo de você pensar na palavra "Pesquisa". No entanto, você tem um planeta colonizado com um símbolo Colonizar, maso planeta ainda está virado para baixo. Você não quer revelá-lo pois o seu adversário já acumulou guerra suficiente para ataca-lo, e a única razão pela qual ele não atacou ainda é porque ele não sabe exatamente a sua defesa.
Você o deixa virado para baixo e revela um carta de sua mão em vez disso, agora você está com os 3. Você leva o planeta, olha ela novamente apenas porque você pode, e o coloca virado para baixo entre os seus outros planetas colonizados.
Você olha para cima para ver sorriso demoníaco do seu oponente quando a próxima carta de ação revelada para preencher o vazio da mesa (são sempre 3 abertas) tem um símbolo de guerra nele. Está tudo perdido? Foi tudo em vão? Será que seu adversário esqueceu o carta na sua pilha de descarte que adiciona a sua defesa? Você coloca o seu carta de Colonizar na sua pilha de descarte. Agora é a vez do seu inimigo ...
Determinando um vencedor
Quando ambos os jogadores tiverem 9 turnos o jogo termina. Você abre todas as suas cartas viradas para cima e conta seus pontos. A maioria dos planetas dão pontos imediatos, mas as cartas de ação dão pontos baseado nas outras cartas que você tem. Eu li que as pessoas têm alguns problemas com a pontuação, mas eu apenas coloco as cartas na mesa e vou calculando uma a uma. Eu não acho difícil, apenas um dedo no carta que você está contando e outro dedo percorrendo o resto das cartas. Aquele com o maior número de pontos é o vencedor. Se der um empate, o jogador que jogou em segundo lugar é o vencedor (linda solução)
Coisas felizes
- componentes muito agradáveis (a arte é reutilizada do Eminent Domain.)
- Jogos curtos. É fácil convencer as pessoas a experimentá-lo.
- Baixo custo. Um jogo grande por pouco dinheiro.
- Muito profundidade de jogo.
- Construção de baralho (Engine Building). Primeiro de tudo, decidir quando pegar da sua pilha de descarte é fundamental. Você provavelmente só irá fazê-lo uma vez por jogo. Você poderia fazê-lo cedo para se ter, pelo menos, alguns cartas à sua escolha na parte maior do jogo, o que pode torná-lo flexível. Mas você também pode fazê-lo mais tarde para ter acesso a mais símbolos para revelar, para fazer seus turnos finais valerem mais. Quais cartas e símbolos que você escolhe antes para prepará-lo para detonar nos turnos seguintes. Oh meu deus o sentimento de realização quando eu pego minha pilha de descarte e sei que posso ir direcionado exclusivamente para pontos de agora em diante. Os doces, doces frutos do meu plano mestre! Tudo bem, tudo bem, eu sei que alguns de vocês podem não concordar com a minha definição frouxa de construção de baralho aqui, mas ele realmente se sente assim! Você constrói com cuidado para que você possa produzir sem piedade.
Coisas tristes
- Bem, as regras não são extensas. Tive de ter um pouco de leitura através dos fóruns, o que é muito chato para um jogo tão simples e direta. Eu realmente gostaria de alguma lista de definições de algum tipo. Quero que as coisas sejam explicadas em mais de uma maneira. Explicações adicionais.
- (Nota para mim mesmo: tente pensar em algumas coisas mais tristes antes de postar)
Conclusão
Você conhece o Corgi? Corgi é um cão grande em um pacote pequeno. Eminent Domain: Microcosm é o corgi dos Card games. A beleza vem do fluxo direto de informação escondida e da pontuação dinâmica. Estou muito feliz que eu tenho esse jogo. É o meu pré-jogo de aquecimento para os jogadores "gamers", assim como ele é o que eu e minha esposa colocamos à mesa partir de agora, quando queremos algo curto, mas profundo. Eu vou escolher este sobre Star Realms e se tivesse apenas mais alguns minutos de jogo eu iria lançar uma moeda entre este e o Race for the Galaxy.