EdgarWZ::Não joguei Newton para opinar. Mas o Gugong é um jogo muito melhor do que está sendo pintado por aí. Tem um aspecto tático interativo muito forte que te leva a fazer ajustes constantes da sua estratégia geral. Requer uma leitura de mesa bem interessante a cada nova jogada sua ou de outro adversário. Quem fizer isso melhor vence o jogo. No início achava a estratégia do jade um ponto fraco, hoje percebi que ela está perfeitamente integrada com o restante do jogo. Aliás, integração é a palavra que define este jogo - muito bem balanceado e azeitado em cada área de ação. Requer um certo sentido estético para perceber isso e por isso alguns podem achar após apenas uma ou duas partidas que esse é um jogo desconexo e desequilíbrado, mas esse não é o caso. Roda muito bem em qualquer número de jogadores, inclusive cinco. Recomendo fortemente.
Eu já tenho cinco partidas em diferentes contagens de jogadores, e em TODAS, sem exceção, achei desconexo e sem graça.
Acho uma pena, pq comprei com bastante fé no jogo, já que sou muito fã do Hansa Teutônica (esse sim, um jogaço!).
Não é um jogo ruim. Mas está MUUUUUITO longe de ser um jogo muito bom (ao contrário do Newton que é excelente), ou um collection essential.
Pra mim, descartável. Aceito propostas na minha cópia, fica a dica!

BTW, sobre a mecânica das cartas, recomendo pela milésima vez ZhanGuo, que faz MUITO MELHOR o que o Gugong se propõe a fazer (com um twist, mas é bem parecido e o jogo é MUITO SUPERIOR!).