Desculpa se fui grosseiro na primeira postagem, mas ainda acho que quebra muito o jogo, conforme os pontos que já citei.
O jogo é completamente balanceado, há várias estratégias e maneiras de se começar, depois alternando para evoluir outros aspectos.
Aposto que esses comentários do bgg foram feitos em cima de poucas partidas de teste (pra não dizer uma).
Entendi que não é para melhorar o jogo, apenas variar, mas variar ao custo de desbancear não acho uma boa barganha.
Aproveitando o próprio comentário do bgg, "enfraquece" o mercado, esse é o pior desbalanceamento causado, praticamente inutiliza o mercado, visto que não há interesse em avançar as moeda mais que o suficiente para pagar ações de porto e construção. Ainda fica muito possível ganhar a partida sem atravessar a casa e perder um trabalhador (já venci partidas em 2 e 4 pessoas que cheguei na última casa da trilha de pontuação).
Além do mercado, a casa dos portugueses (dado 6) também se torna meio inutilizada como já falei.
Ao perder esses espaços no tabuleiro, aumenta-se a demanda pelos outros espaços, e é exatamente esse o problema, estragar algo que está redondinho.
Por fim, acho o Ganges um Jogaço, um dos preferidos da minha coleção (talvez o mais bonito), não tenho o que reclamar dele, o único ponto negativo é que é uma corrida e nada consegue alterar esse sentimento durante o jogo (nem é exatamente um ponto negativo, talvez mais uma característica mesmo). Não acho que o jogo seja demorado, talvez no fim seja um pouco mais maçante pra quem está mais pra trás (mas acho interessante pra essas pessoas trabalharem numa estratégia melhor a próxima partida). A proposta citada deveria se chamar "Comece rápido - Termine rápido também " (visto que facilmente você consegue terminar perdendo apenas um trabalhador conforme citado anteriormente), ou seja a proposta é de apenas deixar o jogo mais rápido (acho até válido para quem ache muito demorado, mas não é o meu caso), mas isso ao custo de deixar partes do tabuleiro sem uso, tirar o sentimento de conquista ao avançar nas trilhas, assim desbalancear consideravelmente o jogo. Acho um ônus muito maior que o bônus, como dizem "o molho tá saindo mais caro que o peixe". Se o problema for o tempo de duração, melhor achar um jogo mais rápido sem precisar acelerar ele a um custo desse.