eduardofelipe::g2fromez::Só achei que os seguintes trechos foram mal empregados:
"terras recém invadidas"
"O trabalho dos Jesuítas não tinham nada de nobre se olharmos com os olhos de hoje, era um trabalho de exploração e de deturpação da crença e cultura indígena."
O primeiro dá ideia de confronto bélico e a consequente tomada à força do território inimigo, o que não é verdade, num primeiro momento, tendo em vista que no início da ocupação do território americano o que se deu foi estabelecimento de feitorias para exploração dos recursos naturais utilizando-se principalmente de escambo com os nativos.
Já o segundo ponto é justamente o contrário para não se correr o risco de dar uma opinião descontextualizada baseada em juízo de valor, ou seja, temos que olhar as missões jesuíticas levando em consideração a sociedade, as ideias e a filosofia dessa ordem religiosa durante os séculos XVI e XVII.
De resto, concordo que o jogo é excepcional ao buscar retratar de forma lúdica o recorte histórico que engloba o Era das Grandes Navegações e, principalmente, o acréscimo que as FAÇANHAS trazem ao jogo seja no sentido lúdico de tornar mais desafiador ou na forma de despertar o interesse pela história desse período.
Fala cara! Beleza?
Primeiramente, adorei sua crítica! Pelos termos usados na sua resposta, é historiador também?
Então, pode ter passado desentendido pelo texto mas no primeiro ponto, quando falo de terras "recém invadidas" eu não falo de invasão por parte dos Jesuítas, e sim por parte dos espanhóis e portugueses em todo o empreendimento das navegações. Mas o termo "invasão" nesse contexto gera mesmo muito debate, me lembro bem no primeiro dia de aula de América III quando falei "conquistadores" fui duramente corrigido pelo meu professor, que disse: "Não considera trocar essa palavra por 'Invasores'?" É algo a se debater.
O segundo ponto eu deixei claro em um outra parte do texto justamente o que você falou, nessa minha frase estou olhando as missões levando em consideração o período!
Cara, mais uma vez obrigado pela crítica, temo não ter sido muito claro ao redigir. Fica de aprendizado para os próximos!
Beleza?
Sim, sou formado em História também (e dediquei um semestre inteiro só sobre Jesuítas na América)!
Já seguia seu canal e agora você subiu no meu conceito! Parabéns pelo post e, principalmente, pela humildade!
Abraços!!