Olá galera! Voltando com mais um material sobre o jogo Clank!, dessa vez falando sobre a sua expansão Tesouros Submersos, lançada aqui no Brasil juntamente com o jogo base.
Mudanças nas Regras
Clank Tesouros Submersos tira os jogadores das masmorras do reino para levá-los até águas perigosas e infestadas de criaturas, em busca de artefatos únicos e precisos.
A expansão traz algumas novidades para o jogo base.
Um novo tabuleiro de jogo dupla face, onde os jogadores poderão escolher em qual lado jogar. Nesse tabuleiro existem locais alagados, onde os jogadores poderão explorar. Esses novos locais são onde se encontram os artefatos mais valiosos, porém são mais difíceis de serem acessados pelos jogadores, e os mesmos sempre fazem um Clank quando entram neles (barulho de mergulho). Esses locais, além de serem mais complicados de se mover por eles, podem fazer os jogadores perderem vida se não passarem por um local não submerso no seu turno.
A expansão também traz novas cartas de criaturas, habilidades e um novo inimigo chamado Peixinho Dourado, que pode ser enfrentado várias vezes pelos jogadores (igual ao Goblin).
Traz um novo item de mercado chamado Escafandro, esse item ajuda os jogadores a andarem por locais submersos, e faz com que eles não percam vida ao ficarem todo seu turno em locais assim, facilitando a vida de quem pretende explorar as águas profundas. Além do novo item, traz também um pequeno tabuleiro para colocar as peças de mercado sobre ele.
Considerações sobre a Expansão
Clank Tesouros Submersos é uma pequena expansão para o jogo Clank, traz poucas cartas para serem adicionadas ao jogo base, e a meu ver poucas novidades, a maior mudança que a expansão apresenta para o jogo é o seu tabuleiro, que insere uma nova mecânica (a de mergulho) para dificultar a exploração dos jogadores durante a partida, o que é bem interessante, porém ainda assim acho pouco.
Na minha opinião, a expansão poderia vir com um pouco mais de cartas para serem adicionadas ao jogo base, as 36 cartas que vêm na expansão meio que se perdem no volume de cartas que vem na caixa base; e a nova mecânica que ela apresenta, a de descartar carta para fazer algum efeito, fica perdida durante a partida, podendo aparecer poucas vezes. Talvez se a quantidade de cartas que viesse na expansão fosse em torno de umas 50 cartas, ficaria melhor de ver a sua nova função em jogo, o que daria, é claro, uma maior rejogabilidade ao jogo base.

No geral, eu gosto da expansão (até porque eu sempre gosto de todas as expansões de jogos), porém não a considero uma expansão totalmente necessária para ser adicionada ao jogo base. No meu ponto de vista, ela apresenta funções legais, mas que poderiam ser melhores. Seu ponto mais forte mesmo é o novo tabuleiro de jogo que oferece a mecânica de mergulho. Como eu falei acima, se a expansão viesse com mais cartas para a mecânica de descarte, com certeza funcionaria melhor e aumentaria a jogabilidade, melhorando assim a experiência dos jogadores com o jogo base.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: