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Mestre dos Dados Resenha #78: Clank!

Clank!: Uma Aventura de Construção de Baralho
  • avatar
    gebson01/02/19 20:24
    avatar
    gebson
    01/02/19 20:24
    1112 mensagens MD

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b52fd_px0zxg.jpg

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d3002_px0zxg.jpg

    Olá galera, voltando com mais uma resenha para vocês, dessa vez trazendo mais um jogo que tivemos a oportunidade de testar recentemente, hoje lhes apresento Clank!

    Sobre o jogo

    Clank! é um jogo para 2 a 4 jogadores, com tempo médio de 60 minutos por partida, e que traz como sua mecânica principal a construção de baralho com uma temática de exploração e aventura.

    Em Clank! cada jogador é um ladrão que disputa quem é o maior ladrão do reino, para isso eles devem adentrar no covil do dragão, roubar um dos seus artefatos e sair com vida de lá. Porém não é só isso, cada artefato no covil do perigoso Nictotraxiam possui uma raridade, então, quanto mais raro o artefato mais dentro do seu covil ele fica. Cabe aos destemidos ladrões escolherem com sabedoria e astúcia qual artefato irão roubar, se os mais simples, que estão perto da entrada, ou os mais valiosos, que se encontram nas profundezas do covil da fera.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/488ae_px0zxg.jpg

    Cada jogador deve ir de local em local pelo tabuleiro do jogo, adentrando o covil de Nicki, os jogadores têm vários caminhos a escolher, mas no início só possuem algumas habilidades básicas. Eles vão, ao longo da masmorra, aprendendo novas habilidades e encontrando aliados que lhes ajudarão em sua aventura, porém cada erro gera barulho pela caverna, e isso desperta o interesse do dragão em perseguir você.

    O jogo tem como sua principal mecânica a construção de baralho, todos os jogadores no início do jogo possuem um pequeno baralho de dez cartas (baralho idênticos no início), mas durante sua exploração pelo covil você vai adquirindo novas cartas que vão lhe ajudar melhor em sua busca pelos artefatos, porém, como em todos os sistemas de construção de baralho, nem sempre muito quer dizer melhor, pois como você pode ter qualquer quantidade de cartas no seu baralho, não quer dizer que sejam as melhores cartas, os jogadores têm que ver quais cartas disponíveis no mercado lhe interessam mais, para assim formarem um baralho que façam combos de umas cartas com outras e que não fiquem apenas amontoando seu baralho, tente sempre o meio termo entre o necessário e o dispensável.

    Componentes

    Clank! não é um jogo com muitos componentes, porém, como um bom e velho jogo de construção de baralhos ele tem muitas cartas. O jogo vem basicamente com vários cubos que representam a vida e os barulhos que os jogadores fazem durante a partida; um tabuleiro dupla face, que pode ser usado pelos jogadores no lado que eles acharem melhor; um marcador de dragão para a trilha de perigo; um saquinho que serve para colocar os cubos (clank!) e vários marcadores que são distribuídos pela masmorra durante a preparação do jogo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/422e6_px0zxg.jpg

    Um ponto forte do jogo é que a caixa base vem com um insert que acomoda muito bem todos os componentes do jogo, inclusive todas as cartas do jogo base e expansão com sleeves, esse tipo de coisa para mim é sempre um ponto muito forte, porque o insert sempre agiliza bastante a preparação do jogo (embora esse não tenha muito o que preparar) e não deixa nada bagunçado na caixa. Não sabia que o jogo vinha com um insert próprio, porém me agradei muito em ver isso.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/a1ac8_px0zxg.jpg

    Agora, falando um pouco sobre os outros componentes do jogo, todos eles, desde os cubos, marcadores, tabuleiro e cartas são de ótima qualidade. Na minha opinião, os cubos do jogopoderiam ser de um tamanho um pouco maior, eles são bem pequenos e como temos que manuseá-los bastante durante a partida, um tamanho um pouco maior facilitaria esse manuseio. Mas isso não interfere no gameplay do jogo, é apenas algo que eu acho que o tornaria esteticamente melhor.

    Considerações

    A mecânica de construção de baralhos (deck building) é, depois da rolagem de dados, a melhor mecânica que eu acho, pois ela dá ao jogador a sensação de evolução do seu personagem durante a partida (em muitos casos), por esse motivo simples eu gosto bastante desse tipo de mecânica e tenho em minha coleção muitos jogos nesse estilo. No Clank! é exatamente essa sensação que você sente ao jogar, que a cada nova sala que você entra você se aprimora para explorar ainda mais o covil do dragão, isso eu gosto bastante. Porém, como em muitos deck building, o jogador não pode ir pegando qualquer carta que vê pela frente, apenas para fazer o baralho gingante sem nenhuma estratégia, os jogadores devem sempre ponderar se vão mesmo precisar daquela carta em seu baralho, pois pegar uma carta que será um peso morto em momentos decisivos vai afetar bastante na hora de fazer as suas ações no jogo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/991a3_px0zxg.jpg

    Outro ponto que achei muito bom no jogo foi a sua temática, seu tema de exploração e aventura se encaixa muito bem com a construção de baralho, passando realmente a sensação de uma aventura onde você está em constante aprendizagem, como exemplo podemos citar no início do jogo, onde você faz muito barulho já que não tem cartas muito boas (remetendo a um iniciante), já no final, você já vai estar com cartas melhores e poucas vezes vai fazer barulho para despertar o dragão (remetendo a sua evolução na partida).

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b0ad6_px0zxg.jpg

    Outro ponto legal da temática e que se encaixou muito bem foi exatamente essa questão do barulho, onde sempre que você faz algum barulho (chamado de Clank! você coloca cubos no setor dos Clank, e quando o dragão vai atacar alguém em jogo devido ao saque de algumas cartas do baralho, aquele jogador que fez mais barulho tem sempre mais chance de ser perseguido pelo dragão e recebe dano dele.

    Por fim, Clank! é um excelente jogo, rápido, muito fácil, com uma temática que se encaixa muito bem com as suas mecânicas e com uma ampla variedade de construções de baralho, o que dá uma grande rejogabilidade ao jogo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/a2743_px0zxg.jpg

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    Comentários:

  • Hugosan
    881 mensagens MD
    avatar
    Hugosan02/02/19 10:48
    Hugosan » 02/02/19 10:48

    Um ótimo jogo, sem dúvida!
    Só um ponto... o insert é bem bacana, mas poderia ser mais funcional. Até dá pra colocar as cartas da expansão lá dentro, mas não dá pra colocar o segundo tabuleiro e nem o tile de mercado. Estou pensando seriamente em "dispensar" o meu insert.

    2
  • Amaral
    1271 mensagens MD
    avatar
    Amaral02/02/19 11:14
    Amaral » 02/02/19 11:14

    Hugosan::Um ótimo jogo, sem dúvida!
    Só um ponto... o insert é bem bacana, mas poderia ser mais funcional. Até dá pra colocar as cartas da expansão lá dentro, mas não dá pra colocar o segundo tabuleiro e nem o tile de mercado. Estou pensando seriamente em "dispensar" o meu insert.

    Concordo. Tiveram o trabalho e o custo de fazer um insert pouco funcional. Com melhor aproveitamento dos espaços caberiam todos os componentes da expansão, com nichos para divisão dos componentes. 

    2
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson03/02/19 17:50
    gebson » 03/02/19 17:50

    Hugosan::Um ótimo jogo, sem dúvida!
    Só um ponto... o insert é bem bacana, mas poderia ser mais funcional. Até dá pra colocar as cartas da expansão lá dentro, mas não dá pra colocar o segundo tabuleiro e nem o tile de mercado. Estou pensando seriamente em "dispensar" o meu insert.

    Seu ponto de vista e bem valido, realmente não da para acomodar as cosias da exp alem das cartas, porem analisando pelo lado da empresa, acredito que poucas façam insert pensando se o jogador vai pegar exp do jogo, acho que poucos insert de caixa base ja vem com local para comodar expansões, mas pelo tamanho da caixa dava realmente para eles fazerem o insert ja pensando na exp.

    0
  • Gattoni
    353 mensagens MD
    avatar
    Gattoni04/02/19 11:27
    Gattoni » 04/02/19 11:27

    O insert tem outro problema. Ele tem 3 divisões, não vem explicando como usar, mas imagino que seja para deixar saparado cartas iniciais, cartas fixas (explorado, goblin, tomo...) e as cartas que são embaralhadas para ficarem disponíveis no mercado. Problema que com as cartas da expansão com sleeve não da pra fazer isso, e por pouco que não fica carta de fora só por conta dessa divisões. Imagino que se eu comprar o das piramides já começa a ficar carta de fora

    2
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson04/02/19 21:28
    gebson » 04/02/19 21:28

    Gattoni::O insert tem outro problema. Ele tem 3 divisões, não vem explicando como usar, mas imagino que seja para deixar saparado cartas iniciais, cartas fixas (explorado, goblin, tomo...) e as cartas que são embaralhadas para ficarem disponíveis no mercado. Problema que com as cartas da expansão com sleeve não da pra fazer isso, e por pouco que não fica carta de fora só por conta dessa divisões. Imagino que se eu comprar o das piramides já começa a ficar carta de fora

    Pois eh, eu também fiz o mesmo quando abri apenas a minha caixa base, mas quando fui adicionar a expansão vi que realmente era necessário misturas as cartas para cabe todas, sendo que realmente tinha mais espaço para eles fazer espaços maiores, mas como eu falei, muitas editoras não fazem o insert de uma jogo pensando na expansão, o que e uma pena, pois daria para aproveitar os espaços não utilizados da caixa.

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