Em Archaeology : The New Expedition, da Conclave Editora, somos caçadores de tesouros procurando objetos valiosos para podermos vender aos museus, mas ladrões e tempestades de areia estão acontecendo o tempo todo para nos atrapalhar nessa empreitada.
No jogo, escolhe-se um dos seis monumentos que acompanham o jogo para aquela partida, separam-se cinco cartas que são o mercado do jogo e cada jogador recebe inicialmente uma mão de quatro cartas, além de uma tenda.
As rodadas são bem simples, o jogador do vez compra uma carta da pilha de escavação, se for uma carta de tesouro ele coloca junto com as outras que ele tem na mão, caso seja um ladrão ou uma tempestade de areia resolve-se aquela ação.
Com as cartinhas da mão, você vai juntando tesouros para vender ao museu.
O ladrão rouba uma carta de um outro jogador, a tempestade de areia é mais sinistra, todos os jogadores perdem metade das suas cartas da mão, mas podem se proteger gastando a sua carta de tenda.
Depois disso o jogador da vez pode ir ao mercado trocar cartas, simplesmente trocando uma carta de mesmo valor (ou menor) com as cartas dispostas no mercado, a parada aqui é tentar pegar para sua mão cartas do mesmo tipo, pois quanto mais cartas iguais você vender para o Museu, mais pontos elas valerão, além disso o jogador pode explorar o monumento do jogo.
Cada monumento tem uma forma diferente de agir e dar cartas ao jogador que lá for explorar, mas como regra básica, você sempre precisará de fragmentos de mapa para poder acessar as entradas dos monumentos.
Mas tempestades de areia e ladrões atrapalham o seu trabalho.
A última ação, como já citei, é vender seus conjuntos de tesouro ao museu. Você faz isso baixando uma quantidade de cartas iguais, sempre separando pelo tipo e nunca acrescendo novas cartas em rodadas posteriores (você pode ter dois conjuntos do mesmo tesouro, mas não pode juntá-los).
O jogo prossegue até que a pilha de compra acabe, então todos tentam fazer algum tipo de troca vantajosa no mercado e aí vende-se o que der para o museu, somam-se os pontos dos conjuntos e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.
Archaeology : The New Expedition é um joguinho rápido e gostosinho de jogar, apesar de não parecer nada no tema, ele tem um "feeling" do Bohnanza, mas com as trocas sendo feitas no mercado e sem a necessidade de usar as cartas na ordem, eu particularmente achei ele muito dependente de sorte e a tempestade de areia pode dar uma atrapalhada forte demais no seu jogo, mas ainda assim ele diverte.
No final, contam-se os pontos de cada grupo de tesouros.