Olá galera, voltando para apresentar para vocês mais uma resenha, dessa vez trazendo um dos últimos jogos que adquiri no ano passado e que a galera curtiu bastante, tanto a sua temática quanto as mecânicas utilizadas no jogo. Hoje lhes apresento Ricardo Coração de Leão, jogo que traz a história do Rei Ricardo e seu irmão João Sem Terra.
Sobre o Jogo
Ricardo Coração de Leão é um jogo para 2 a 6 jogadores, com um tempo médio de 60 minutos por partida, e que traz como as suas principais mecânicas o controle de área e o jogo semi-coop. Em Ricardo Coração de Leão, os jogadores vão se dividir em dois times diferentes podendo fazer parte do lado do Rei Ricardo ou do seu Irmão João Sem Terra (em caso de quantidade ímpar de jogadores, um jogador vai jogar solo com um personagem independente). Ao longo da partida os jogadores poderão se mover pelo tabuleiro do jogo, realizando ações e adquirindo recursos que vão ajudar o seu lado na cruzada santa.
Durante o jogo, os jogadores terão três maneiras de ganhar a partida, aumentar os exércitos a favor do seu líder, administrar o tesouro do reino a seu favor, ou agilizar/atrasar o retorno de Ricardo ao seu reino para tomar o trono de volta. Por todo o tabuleiro há locais que fornecem aos jogadores os mais variados recursos, os quais eles serão necessários para ajudá-los nessas três trilhas, pois ao final de cada rodada todos os jogadores terão que ajudar o seu lado fornecendo recursos adquiridos durante a rodada. O lado que conseguir chegar primeiro ao final de qualquer uma dessas três trilhas ganha o jogo, porém apenas um jogador do lado vencedor vai ser proclamado vencedor da partida, e esse jogador será aquele que tiver conseguido juntar a maior quantidade de prestígio durante o jogo, através de marcadores que os jogadores ganham ao longo do jogo, realizando ações em diversos locais do tabuleiro.
Sequência do Turno
Os jogadores revelarão cartas de eventos que vão influenciar diretamente naquela rodada, todos os eventos são únicos e devem ser muito bem analisados pelos jogadores, já que podem fazer uma boa diferença em jogo. Após a ação de evento vêm os turnos dos jogadores.
O jogo possui um turno bem simples de se pegar logo de cara, cada jogador, na sua vez, vai poder realizar uma ação de movimento e ativar o local onde ele parou, caso ele tenha como fazer essa ativação. Jogadores não podem ocupar o mesmo lugar, isso faz o controle de área bem presente no jogo, já que há muitos locais que o jogador não vai poder ativar por falta de recursos ou muitas vezes os jogadores vão até o local apenas para cortar o jogador inimigo, para que ele não receba grandes benefícios de determinado local, isso varia muito da estratégia do jogo e dos times.
Após isso, todos os jogadores terão uma fase de compra, onde eles poderão usar suas moedas para se equipar melhor, seja comprando cavalos, barcos ou até mesmo aprendendo novas habilidades.
Logo depois, cada jogador vai fazer sua contribuição para a cruzada, dando cartas de recursos de retorno do rei, exército ou tesouro do rei. Essas são as cartas que influenciam diretamente nas trilhas para a vitória do jogo, os jogadores não podem combinar o que vão colocar, mas podem dá uma ideia. Após todos terem contribuído com as cartas de cruzadas, todas as cartas são embaralhadas e reveladas, resultando em um confronto especial de recursos disponibilizados pelos jogadores, aquele lado que tiver disponibilizado mais recursos para uma determina trilha, avança no tabuleiro e fica mais perto da vitória.
Componentes do Jogo
Ricardo Coração de Leão é um jogo com uma boa quantidade de componentes, três tabuleiros - um central e dois menores para trilhas de progresso e controle de baralhos; playboards para os jogadores, sendo que cada um desses playboards representa uma figura histórica, como Robin Hood, Leopoldo V, Lady Marie, Frei Tuck, João Pequeno, e outros personagens da história. Além disso, o jogo traz uma boa quantidade de marcadores, como moedas, marcadores de barco e cavalo, de prestígio e de habilidades, bem como também as miniaturas que representam cada um dos personagens jogáveis e as cartas, muitas cartas.
A caixa do jogo chega a ser bem pesada de tantos componentes que vêm nela, porém tudo cabe nela mesmo após sleevados, pois o jogo vem com um insert que acomoda bem todas as coisas, o que é um ponto positivo para o jogo. Além disso, todos os seus componentes são de ótima qualidade, os tabuleiros principalmente, são de um material bem rígido e muito bom. As miniaturas do jogo são bem bonitas e detalhadas, achei até bem detalhadas demais para esse tipo de jogo, geralmente só encontramos esse tipo de miniaturas em jogos mais voltados para isso, o que é outro ponto forte para o jogo.

Quanto a sua arte, esse não é um jogo com muitas coisas para se analisar, temos as ilustrações nos playboards dos jogadores que são muitos boas; as ilustrações nas cartas de cruzadas que podem não ser as melhores, porém remetem ao tema proposto pelo jogo, o que deixa bem legal e encaixa muito bem a ideia no contexto geral; e por fim, temos o belo tabuleiro do jogo, que traz uma representação da Inglaterra.

Considerações Sobre o Jogo
Ricardo Coração de Leão é um ótimo jogo, tem um bom nível de estratégia envolvido nas suas escolhas durante o seu turno e principalmente na hora da ajuda na cruzada, porém não chega a ser um jogo difícil, podendo ser facilmente apresentando para vários tipos de jogadores.
O jogo possibilita uma grande interação entre todos os jogadores da mesa, pois como apenas um jogador vai sair vencedor da partida, os demais têm que ponderar bastante as suas ações entre ajudar o seu time mas não ajudar tanto, mantendo algumas estratégias e recursos a sua disposição para tentar vencer a partida. Logo, a todo momento os times estão de olho na estratégia do outro time, mas ao mesmo tempo estão de olho na estratégia dos jogadores do seu time, para que além de vencer o time rival, se possa vencer seus aliados de equipe. Esse tipo de interação é o seu grande ponto forte na minha opinião.
Tabuleiro de trilhas.
Por fim, a minha opinião, é que Ricardo Coração de Leão é um jogo com poucas ou nenhuma falha, bem equilibrado, com ótimas mecânicas e interação entre todos os jogadores durante toda a partida, rápido, fácil e com bons componentes, tudo o que um jogo precisa. Para aqueles grupos que gostam de jogar em times, esse é o jogo certo para a sua mesa.
Tabuleiro de cartas de Cruzado.
Gostaria de deixar aqui minhas considerações sobre o jogo a respeito de quando ele é jogado com um número ímpar de jogadores, onde um jogador solitário vai jogar toda a partida tendo que ajudar os dois lados, ponderando os conflitos entre eles para tentar ganhar o jogo sozinho, isso acontece se o jogo chegar no turno 10 e nenhum dos lados tiver chegado ao final de alguma das trilhas de progresso. Bem, como eu nunca joguei com uma quantidade ímpar de jogadores, eu não posso dá uma opinião sobre essa parte do jogo, só gostaria de deixar aqui esse comentário ressaltando essa modalidade do jogo, pois a mesma pode dá uma ponto de vista e jogabilidade bem diferentes ao jogo como um todo.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: