andreferr::abilhoa, é isso mesmo, meu camarada. Outras pessoas tiveram a mesma dúvida e funciona como você pensou mesmo. Tem que ser ativado pra funcionar, e só vai rolar no início da rodada, no caso do clan Bruce.
No caso do Cockburn, você não ativa o poder do sectário que você recolheu. Os poderes são ativados somente nas cartas que você desce da mão. Cartas obtidas para sua mesa de outras formas não podem ter seus status ativo/inativo alterados.
Muito obrigado pela resposta @
andreferr.
Nas últimas vezes que jogamos, utilizamos o clã Bruce da forma correta, mas sempre alguém pegava a carta, se sentia prejudicado, pois o poder dela é praticamente inútil quando jogado assim.
E sobre o clã Cockburn, achamos também que usar o poder dos sectários tornaria a carta mais atrativa.
Enfim, vale mais umas boas jogadas pra de repente definir algumas regras da casa.